Biblioteca - UNIFEMM - Centro Universitário de Sete Lagoas
(31) 2106 2106 - 0800 283 0648 | ouvidoria@unifemm.edu.br

Biblioteca Unifemm

Biblioteca Unifemm


Biblioteca Unifemm

Em 19 de agosto de 1974, a Biblioteca “Dr. José Barbosa de Melo Santos” obteve o certificado de registro sob o nº 16.878 na categoria de Biblioteca Universitária, culminado os esforços que haviam se iniciado em 11 de agosto de 1972. Essa conquista deveu-se à entrega incondicional de beneméritos, como o Dr. José Barbosa de Melo Santos, que doou 1.700 volumes de livros para compor o acervo, o que permitiu o registro. Em homenagem à generosa doação, a Biblioteca recebeu o seu nome.

Inicialmente instalada no prédio do antigo Teatro Redenção, em novembro de 1983 a Biblioteca transferiu-se para o Campus Universitário em uma sala do prédio onde hoje funciona a Unidade Acadêmica de Ensino de Direito. A Biblioteca cresceu junto com o UNIFEMM, até que em agosto de 2000 instalou-se em prédio próprio no Campus, com área  física de 1.200m2. A Biblioteca atende aproximadamente 5.000 usuários inscritos, realizando empréstimos e renovações de até 700 obras/dia em meses de maior movimento. Além da comunidade acadêmica – alunos, professores e funcionários – o atendimento, por meio de consultas internas, é estendido a um público diverso: comunidades locais e vizinhas, e visitantes da cidade de Sete Lagoas.

ACERVO

A Biblioteca do Centro de Documentação e Informação do UNIFEMM possui aproximadamente 120.000 volumes entre livros, periódicos, folhetos, teses e dissertações, TCCs, hemeroteca, DVDs, CDs etc., destinados aos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela IES. O acervo é organizado pelo Código de Catalogação Decimal  de Dewey - CDD, obedecendo o padrão de catalogação AACR2 e informatizado pelo ProSab2000 (programa desenvolvido pela própria Instituição). Suas rotinas e processos, tais como empréstimos, devoluções, renovações e reservas, são totalmente informatizados. O acervo pode ser consultado pela internet via home page própria da Biblioteca.

ATUALIZAÇÃO, EXPANSÃO E MANUTENÇÃO DO ACERVO

O procedimento adotado na atualização do acervo é a verificação das bibliografias das disciplinas ministradas pelos professores, adquirindo o que por ventura ainda não faz parte do acervo da biblioteca, em número suficiente para atender à demanda do corpo docente e discente.

Orientada pelos parâmetros quantitativos definidos pela Instituição, e seguindo política colegiada na formação e desenvolvimento da coleção, onde a responsabilidade pela seleção qualitativa que é compartilhada entre coordenadores , professores, bibliotecários, Comissão Própria de Avaliação, Núcleo de Apoio ao Docente e Pro Reitoria Acadêmica, a Biblioteca procura adquirir toda a bibliografia que compõe as disciplinas dos cursos ofertados pela IES em número suficiente para atender à demanda do corpo docente e discente.

DISTRIBUIÇÃO FÍSICA

O Centro de Documentação e Informação do UNIFEMM e a Biblioteca possuem uma área física de aproximadamente de 2100 M² distribuída em dois andares.

Entre suas dependências destacam-se:

Área de processamento técnico; Área de atendimento; Área do acervo; Setor de obras clássicas, raras;
Área de consulta e circulação;
Salas de estudo em grupo, com capacidade para 10 pessoas, com instalações para computadores dos usuários;
Cabines de estudo individuais com instalações para computadores dos usuários;
Área de consulta à internet;
Atendimento: a Biblioteca possui capacidade de atendimento a 600 usuários acomodados em mobiliários adequados à leitura e/ou consulta de obras.

Consulta ao Acervo


Livros Online


Renovação


Consulta Reserva


Serviços


Empréstimo
Para usuários cadastrados de acordo com o regulamento do setor.

Empréstimo entre bibliotecas
Para usuários que, por meio de requisição emitida pelo Centro de Informação e Documentação, poderão retirar por empréstimo, materiais disponíveis nas bibliotecas conveniadas, de acordo com regulamento das mesmas.

Referência
A Biblioteca faz o controle da circulação dos materiais, orienta os usuários para a melhor utilização dos recursos informacionais do acervo, apoia nas pesquisas e levantamentos bibliográficos fornecendo informações sobre a disponibilidade dos materiais.

Circulação de sumários
As cópias dos sumários dos principais títulos de periódicos assinados pela Biblioteca são enviadas ao corpo docente visando a sua atualização e aperfeiçoamento. São, também, disponibilizadas aos usuários em geral, na próprio Centro de Informação e Documentação.

Exposição de novas aquisições
É organizada a exposição semanal dos últimos títulos adquiridos pela Biblioteca.

Exposição de murais
É a divulgação dos eventos, cursos, avisos em geral, de interesse da comunidade universitária.

Hemeroteca
Coleção de recortes de jornais, organizada por assunto para consulta e empréstimo.

Visita orientada
Visa ao treinamento de usuários na utilização dos instrumentos de pesquisa disponíveis na Biblioteca, bem como o conhecimento dos serviços prestados.

Programa de Comutação Bibliográfica: COMUT
Possibilita a obtenção de cópias de documentos existentes nas principais bibliotecas do País. Pesquisas a bases de dados Acesso on-line, ou através de solicitação de serviço, a diversas bases de dados, pesquisas na Internet e serviço de cópias de documentos existentes em outras bibliotecas.

Pesquisas a Bases de dados
Acesso on-line, ou através de solicitação de serviço, a diversas bases de dados, pesquisas na Internet e serviço de cópias de documentos existentes em outras bibliotecas.

Apoio na normalização de trabalhos acadêmicos
A Biblioteca, através de seus bibliotecários, oferece orientação na elaboração e normalização de trabalhos acadêmicos de acordo com as normas definidas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. A IES adota para fins de apresentação de trabalhos técnicos e científicos o “GUIA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS DA FEMM”, elaborado pela Biblioteca a partir das normas da ABNT para documentação.

A Biblioteca também é responsável pela normalização das publicações editadas pelo UNIFEMM.

Regulamento Biblioteca


Regulamento Biblioteca

1  FUNCIONAMENTO

Horário de funcionamento:
Segunda à Sexta-feira: 07h30min às 22h
Sábado: 08h50min às 16h50min 

 CONSULTAS NA BIBLIOTECA

2.1   A consulta no recinto da Biblioteca é franqueada ao público em geral.

2.2   Os usuários tem acesso às estantes e catálogos.

2.3   As publicações retiradas das estantes e arquivos devem ser deixadas sobre as mesas para conferência e elaboração de estatísticas e posterior recolocação nas estantes pelo pessoal da Biblioteca.

2.4   O uso dos computadores para consulta à Internet é franqueado aos usuários mediante prévia marcação de horário. Cada usuário tem direito a 1 marcação de, no máximo 30 minutos por dia.

2.5   Não é permitida a entrada no recinto da Biblioteca com alimentos sólidos ou líquidos.

2.6   Não é permitida a entrada com bolsas, sacolas, mochilas, pastas, fichários que devem ser guardadas no guarda-volumes.

2.7   Não é permitida a utilização de materiais cortantes como estiletes, tesouras ou similares.

2.8   Os telefones celulares devem ser mantidos desligados dentro da Biblioteca.

2.9   Não é permitido fumar no recinto da Biblioteca (Lei n. 9.294 de 15/07/1996).

3  INSCRIÇÃO

3.1   O aluno estará automaticamente inscrito na Biblioteca assim que efetivar sua matrícula. O aluno terá acesso aos serviços oferecidos pela Biblioteca através de cartão multiuso fornecido pela Instituição no início do período letivo.

3.2   O extravio ou perda do cartão deverá ser comunicado imediatamente à Biblioteca e pedido o seu bloqueio, uma vez que será responsabilidade do usuário todo o material emprestado em seu nome até a efetiva comunicação do ocorrido. Deverá ser solicitada a 2ª via do cartão mediante o pagamento da taxa no setor correspondente.

3.3   O usuário deve comunicar ao Registro Acadêmico mudanças de endereço, telefone e e-mail.

4   SERVIÇO DE EMPRÉSTIMO

4.1   Tem direito a empréstimo domiciliar: alunos regularmente matriculados nos cursos e parcerias do Unifemm, professores e funcionários do UNIFEMM.

4.2   O usuário é diretamente responsável pelas obras em seu nome, mesmo quando transferir a outrem as obras retiradas na Biblioteca.

4.3 Condições de Empréstimo

4.3.1 O empréstimo só será efetivado mediante o cartão próprio e quando o usuário não tiver nenhuma pendência com a Biblioteca.

4.3.2 Materiais disponíveis para empréstimo, quantidade e prazos permitidos:

Material

Quantidade

Prazo

Livros

3

7 dias

CD-ROMs, DVDs, Fitas de Vídeo

2

2 dias

Teses, Dissertações, Monografias, TCCs, TGs, Apostilas, Relatórios, Folhetos

2

7 dias

4.3.3 O empréstimo poderá ser renovado por até 10 vezes, por igual período, desde que a obra não tenha sido solicitada por outro usuário. Após a 10ª renovação a obra deverá ser devolvida à biblioteca.

4.3.4 Não é permitida a retirada, de uma só vez, de dois exemplares da mesma obra.

4.3.5 As obras retiradas para uso nas salas de aula ou serviço de cópias xerográficas deverão retornar à Biblioteca no mesmo dia e horário determinado. Caso não cumpra seu compromisso o usuário pagará multarelativa ao atraso.

4.3.6 Restringe-se ao recinto da Biblioteca o uso de obras de referência (Dicionários, Enciclopédias e Códigos, Coleção de Reserva e Periódicos).

4.3.7 Cabe aos Bibliotecários resolverem os casos de empréstimos relativos ao item anterior, quanto ao número e tipo de publicação.

4.3.8 Os Códigos só poderão ser emprestados para a realização de provas marcadas pelas Unidades de Ensino, devendo retornar à Biblioteca no mesmo dia. Caso não cumpra seu compromisso pagará multa relativa ao atraso.

4.4 Reservas de Obras

4.4.1 O usuário tem direito de reservar obra que esteja com todos os exemplares emprestados. Para isso basta efetuar reserva no site da Biblioteca.

4.4.2 Havendo mais de uma reserva para a mesma obra, observar-se-á rigorosamente a ordem cronológica das reservas. É responsabilidade do usuário o acompanhamento diário de sua posição na referida lista.

4.4.3 A obra reservada ficará disponível pelo prazo de 24h a partir de sua chegada à Biblioteca.

4.4.4 Perderá o seu lugar na lista de reserva o usuário que, por qualquer motivo, não retirar a obra no dia e horário determinado.

4.4.5 Não é permitida a reserva de título que já se encontre em poder do usuário.

5  SANÇÕES

5.1    No caso de atraso na devolução de obras, o usuário pagará multa por dia de atraso, calculada por volume.

5.2    O usuário que atrasar, propositadamente a devolução de material que conste na “Lista de Reserva”, pagará multa por dia de atraso correspondente a 4 (quatro) vezes o valor da multa vigente.

5.3    O valor da multa por atraso do Empréstimo Especial (material de referência, códigos, coleção de reserva e periódicos) será cobrado por hora no valor correspondente a 2 (duas) vezes o valor da multa vigente.

5.4    Na totalização das multas são considerados todos os dias em atraso, incluindo sábados, domingos e feriados.

5.5    Cabe ao usuário indenizar a Biblioteca nos casos de perdas ou danos causados ao material sob sua responsabilidade.

5.6    Os usuários que estiverem em débito com a Biblioteca não poderão retirar ou renovar material.

5.7    O aluno em débito com a Biblioteca só terá liberado o seu Certificado de Curso após a quitação do referido débito. 

5.8    O valor das multas é estipulado periodicamente pela Biblioteca e amplamente divulgado. As multas pendentes serão reajustadas sempre que o valor for revisto.

5.9    O usuário que danificar ou extraviar material bibliográfico, mesmo apresentando Boletim de Ocorrência, é obrigado a ressarcir a Instituição mediante a reposição de obra idêntica em perfeito estado de conservação ou de outra obra de mesmo valor e conteúdo; no caso de obra esgotada, indicada a critério da Biblioteca.

6  SALAS DE ESTUDO EM GRUPO

6.1 As Salas de Estudo em Grupo podem ser utilizadas pelo usuário que cumprir com os seguintes requisitos:

  • Estar regularmente matriculado nesta Unidade de Ensino;
  • Ser funcionário deste Estabelecimento de Ensino;
  • Ter boa conduta no ambiente, utilizando as salas apenas para o estudo;
  • Colaborar para manter o local limpo e zelar pelos equipamentos e móveis das salas;
  • Manter silêncio;
  • Agendar previamente com um funcionário da Biblioteca.
  • Se identificar ao funcionário no dia agendado e solicitar a abertura da sala mediante apresentação do documento de identidade;
  • Retirar o documento de identificação após a liberação da sala pelo funcionário.

6.2 Para a utilização de Salas de Estudo em Grupo, além das acima enunciadas, impõe-se a observância das seguintes regras:

  • A tolerância de atraso permitido para ocupação será de 15 min, decorrido este período, outro grupo poderá agendar e utilizar a sala;
  •  Cada grupo (ou seus integrantes) terá direito a 1 (um) agendamento diário;
  •  O número de usuários em cada sala será de mínimo de 5 (cinco) e no máximo 12 (doze);
  • O silêncio é fundamental na Biblioteca. O tom de voz na sala de estudo coletivo, sala de estudo individual, assim como em toda a Biblioteca, deve ser discreto em respeito aos demais usuários e funcionários. Caso o usuário não aceite o pedido de silêncio poderá ser punido através de advertência verbal e/ou escrita, multa, suspensão e exclusão como usuário da Biblioteca.
  • É expressamente proibida a reserva ou utilização das Salas de Estudos para apresentação ou reunião de Comissão de Formatura

OBS.: Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pelos Bibliotecários.

Guarda Volumes


REGULAMENTO DO SISTEMA DE GUARDA-VOLUMES

1 DO FUNCIONAMENTO

1.1 O uso do guarda-volumes é facultado aos usuários e visitantes da Biblioteca do UNIFEMM, mediante apresentação da carteira da Biblioteca e/ou documento de identidade.

O documento apresentado para retirada da chave ficará retido até a devolução da mesma.

1.2 O uso do guarda-volumes será individual e intransferível, sendo de inteira responsabilidade do usuário o cuidado em fechar o escaninho, bem como o cuidado com a chave e placa identificadora em seu poder.

2 DAS PENALIDADES

2.1 No caso de perda, extravio ou danos à chave, placa identificadora, ou guarda-volumes, o usuário responderá pelo prejuízo causado na forma estabelecida pela Biblioteca.
O usuário deverá comunicar, imediatamente, a perda ou extravio da chave e placa identificadora em seu poder. 
2.2 O usuário que se atrasar na retirada do seu material do guarda-volumes incorrerá em multa por pernoite de atraso.
2.3 O material deixado no guarda-volumes após o horário do fechamento da Biblioteca, será recolhido e devolvido ao usuário após pagamento de multa estabelecida pela Biblioteca.

3 SANÇÕES

3.1 A Biblioteca cobrará as seguintes taxas:
• Perda da chave: nova fechadura do guarda-volumes (custo da mão-de-obra cobrada pelo chaveiro);
• Segunda via da placa identificadora (custo da mão-de-obra cobrada pelo chaveiro);
• Multa por pernoite 

4 DAS RESPONSABILIDADES DO USUÁRIO

4.1 O usuário ao utilizar o guarda-volumes da Biblioteca do UNIFEMM deverá comprometer-se a:
• Utilizar o guarda-volumes somente quando estiver no recinto da Biblioteca;
• Retirar seu material do guarda-volumes quando da sua saída da Biblioteca;
• Cuidar bem do guarda-volumes sob sua responsabilidade, visando a sua boa conservação;
• Comunicar imediatamente a perda ou extravio da chave em seu poder;
• Pagar débito referente às taxas e multas, quando for o caso.

A Biblioteca não se responsabiliza pelos objetos deixados nos escaninhos.
OBS.: Os casos omissos nos presentes regulamentos serão resolvidos pelos Bibliotecários.

Multas e Taxas


MULTAS E TAXAS DA BIBLIOTECA DO UNIFEMM* 

Vigência: 01/03/2005 a 2015 

CD-ROMs

DVDs

VHS

R$1,00 por dia corrido de atraso

Empréstimo Especial:

- Material de Referência

- Códigos

- Coleção de Reserva

- Periódicos)

R$1,00 por hora de atraso

Livros

Dissertações

Monografias, TCCs, TGs

Apostilas

Relatórios

Folhetos

R$0,50 por dia corrido de atraso

Obras na Lista de Espera

R$2,00 por dia corrido de atraso

Pernoite do Guarda-Volumes

R$2,00 por dia corrido de atraso

*Na totalização das multas são considerados todos os dias em atraso, incluindo sábados, domingos e feriados.

Links de Pesquisa


LIVROS

Informação Cientíca da Embrapa

   

Normalização


Ficha Catalográfica


Biblioteca Virtual


Periódicos Online


SUA CARREIRA COMEÇA AQUI, CLIQUE E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

A+
A
A-