Ensino Fundamental II Colégio Unifemm

Ensino Fundamental II

É consensual entre os educadores que a Educação Básica deve visar, primordialmente, a preparação para o exercício da cidadania. A Escola é, a partir de tal premissa, o espaço para construção de conhecimentos, habilidades, valores, formas de pensar e atuar na sociedade por meio de uma aprendizagem que seja significativa.

A chegada a esta nova etapa do Ensino Fundamental comporta uma dinâmica que vai sendo assimilada aos poucos pelos alunos. Estes chegam ao 6º ano conquistando crescente autonomia por meio de atividades que os encaminham para adquirir pleno domínio de seu material, agenda, elaboração de tarefas, etc. Gradativamente os estudantes vão compartilhando novas experiências em grupo, socializando seus conhecimentos e sendo estimulados a cooperar e não apenas a competir.

O aumento no número de professores, a fragmentação maior em tempos de aula, a necessidade de organizar o tempo e o espaço, dentre muitas outras conquistas, chegam a cada um no seu ritmo, que é sempre respeitado pela Escola. A equipe que trabalha diretamente com este segmento tem consciência do momento especial que é a chegada ao 6º ano.

Os desafios continuarão a ser oferecidos aos alunos no 7º ano, que já transpuseram o "ritual de passagem" do ano anterior. Fica evidente a maior autonomia que apresentam na rotina escolar, incorporando novos valores e movimentando-se melhor nas conquistas do grupo. Passam, assim, a se relacionar em busca de maior identidade e a produzir com maior complexidade.

A partir do 8º ano e durante todo o 9º ano, ficam claras as conquistas acumuladas durante o processo inicial. O adolescente apresenta crescente capacidade de generalização e abstração, estabelecendo novas conexões entre as diferentes áreas do conhecimento.

Desta forma, buscamos aprofundar e fundamentar os conhecimentos e habilidades dos alunos para alcançar a autonomia desejada. Isso se dá por meio de um tratamento diferenciado de cada área de estudo, pois o Ensino Fundamental II aprofunda os conteúdos já aprendidos em cada área, com uma metodologia própria. Nossa meta é aproximar o saber empírico do saber universal e científico.

A construção de prática reflexiva favorece a reorganização do conhecimento dos alunos, gerando uma nova forma de pensar o mundo. O papel do adulto nesta faixa etária é muito importante como referencial e modelo de organização, respeitando a autonomia intelectual e social do educando que está em processo de formação.

Baseado nessas premissas O COLÉGIO UNIFEMM apresenta assim o seu objetivo, metodologia e currículo para o Ensino Fundamental II:

Objetivo

Aprofundar os conhecimentos e o  domínio da leitura, da escrita e do cálculo, compreendendo o ambiente natural e social, o sistema político, a utilização da tecnologia, valores da sociedade e o empreendedorismo. Através da aquisição de habilidades e competências, construir conhecimentos mais abstratos que ampliem o repertório intelectual e contribuam com a formação de  atitudes e valores que fortaleçam os vínculos familiares, a solidariedade humana e o exercício consciente da cidadania.

Metodologia

Com fundamentação nos parâmetros curriculares, a metodologia aplicada tem como foco principal a interpretação contextualizada dos assuntos trabalhados, onde o aluno é o centro do processo de aprendizagem. Os professores orientam e estimulam este processo utilizando  diferentes técnicas e recursos de que dispõe a Escola, como salas multimídias e laboratórios de física, química, anatomia..

Currículo

 

 

Horários

6º ao 8º - 07:30 às 12:00h

9º - 07:30 às 12:00h e uma tarde das 13:30 às 16:20



Documentos e Informações