UNIFEMM recebe delegação holandesa para parceria internacional

30/03/2016

No início de março, o UNIFEMM recebeu a visita da delegação do programa holandês Living Lab Biobased Brazil, com o objetivo de firmar uma importante parceria dentro do Programa de Cooperação Internacional. Por intermédio do Governo do Estado de Minas Gerais e de três Províncias Holandesas, será consolidada uma parceria entre instituições de ensino e pesquisa mineiras e holandesas que possibilitará o intercâmbio de alunos de graduação nas áreas ligadas ao meio-ambiente, engenharias, administração e economia.

Durante à visita ao Campus do UNIFEMM, a delegação holandesa apresentou o programa Living Lab Biobased Brazil para professores e pesquisadores da instituição, que também teve a presença da EMBRAPA Milho e Sorgo,EMATER e EPAMIG. Durante a reunião, foram identificados projetos que poderão ser desenvolvidos em parcerias através da cooperação. "O programa visa o desenvolvimento e inovação em bioeconomia, desenvolvimento sustentável, biopolímeros, nutrientes, agricultura sustentável, planejamento urbano e biocombustíveis. A base do programa está formada na triple hélice, isto é, governos, instituições de ensino e pesquisa e empresas”, revelou Camila Palhares Teixeira, professora do UNIFEMM e Coordenadora Institucional do programa Ciência sem Fronteiras - CsF.

Além da cooperação entre as instituições, a parceria vai possibilitar o intercâmbio de estudantes entre os países. “Vamos abrir nossas portas para os estudantes holandeses participarem de projetos de pesquisa dos professores do UNIFEMM e, com a consolidação das parcerias, os nossos alunos poderão participar de projetos na Holanda”, observou Camila Palhares.

Fundado em 2014, o Living Lab Biobased Brazil é uma iniciativa da Nuffic e do Centre of Expertise Biobased Economy – CoE BBE. Tem como foco principal a inovação, em uma plataforma de educação e pesquisa aplicada para estudantes de graduação, professores e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa de Minas Gerais e de províncias do Sul dos Países Baixos da Europa.