UNIFEMM premia vencedores do Trilhando Competências 2015

31/03/2016

Os relatos foram os mais diversos. Mas na entrega da premiação do Trilhando Competências de 2015, em evento realizado no Auditório na noite desta quarta-feira, 30, os comentários dos alunos eram unânimes. Para eles, o projeto contribui para a formação profissional, não só por aliar a teoria à prática, mas por poder incentivar a criatividade e o empreendedorismo, além de colaborar para o desenvolvimento da região.

Na 3ª edição do Trilhando Competências, os alunos deveriam desenvolver produtos ou serviços para serem aplicados na prática. Como resultado, foram apresentados aplicativos, cartilhas, produtos desenvolvidos através de materiais recicláveis e consultorias a empresas da região, em ações diretas junto à sociedade. Em 2015, participaram mais de 1.500 alunos em 97 grupos, cerca de 50 professores e coordenadores e 300 convidados, entre empresários, funcionários de empresas importantes e profissionais liberais, que participaram das bancas de avaliação dos trabalhos.

“Esses números mostram sobremaneira o caráter de envolvimento da comunidade acadêmica e, principalmente, uma importante característica do Trilhando Competências de 2015, que foi ultrapassar os muros do UNIFEMM e alcançar a comunidade regional. Este caráter do evento cumpre a nossa missão de ir além da formação, mas sermos participantes ativos do processo do desenvolvimento regional”, avaliou o Reitor do UNIFEMM, Dr. Antônio Fernandino de Castro Bahia Filho.

Junto com 24 colegas, Lúcio Nei Bento, do 9º período de Engenharia Elétrica participou da 3ª edição do Trilhando Competências com um projeto voltado para a irrigação e o controle sustentável da água junto às hortas comunitárias de Sete Lagoas. Para ele, o mais gratificante de todo o trabalho foi poder contribuir para o desenvolvimento da cidade. “É característica do nosso grupo desenhar trabalhos voltados para a comunidade, pois não faz sentido trabalhar tecnologia ou estudar engenharia se não for útil para a comunidade. Por mais simples que seja a tecnologia, ela precisa ser útil à comunidade. Por isso desenvolvemos este projeto”, explicou o aluno do UNIFEMM.

Os vencedores do Trilhando Competências de 2015, foram:

Tema Ética e Competências Sustentáveis
3º lugar – Hipertensão do 3º período das Engenharias Elétrica e Metalúrgica
2º lugar – Novação do 3º período de Administração
1º lugar – Ethos Sustentare do 3º período de Engenharia Civil

Tema Ética e suas Tecnologias
3º lugar – dividido entre os grupos Ethcspace do 5º período de Ciências Contábeis e Tecnoethos do 5º período de Engenharia de Produção
2º lugar – Futurar do 5º período de Engenharia de Produção
1º lugar – dividido entre os grupos Inovando para um Futuro do 5º período de Engenharia Elétrica, Etic@.com do 5º período de Ciências Contábeis e Etecs do 5º período de Engenharia Ambiental

Tema Ética Responsável
3º lugar – dividido entre os grupos Ethics Network do 7º período de Engenharia Elétrica e Sinéticos do 7º período de Engenharia de Produção
2º lugar – dividido entre os grupos 7 Joules do 9º período de Engenharia Elétrica e Engecicle do 8º período de Engenharia de Produção
1º lugar – dividido entre os grupos Consciência Limpa do 7º período de Ciências Contábeis

Clique aqui para ver as fotos do evento.