(31) 2106 2106 | ouvidoria@unifemm.edu.br

Colação de Grau

Colação de Grau


A Colação de Grau é o ponto máximo da vida de um estudante universitário. É o momento em que ele recebe, oficialmente, o título pelo qual batalhou tanto durante sua vida acadêmica. Nenhum aluno pode ser dispensado de colar grau, porque esse ato é indispensável para a emissão do diploma. Da mesma forma, só é autorizado a receber o título, o aluno que tenha completado, com êxito, todas as disciplinas de seu curso. Para o UNIFEMM, uma cerimônia de Colação de Grau é motivo de festa e de orgulho. Por isso, tratamos com muita seriedade esse momento. De acordo com as normas do Centro Universitário de Sete Lagoas, existem três tipos de cerimônia de Colação de Grau: a Colação de Grau Oficial, a Festiva e a Extemporânea.

Colação de Grau Oficial


É a cerimônia que possui caráter oficial, na qual a presença do aluno é obrigatória. A solenidade é presidida pelo Retiro do UNIFEMM ou por outra autoridade indicada por ele, e realizada em data determinada pela Instituição. Normalmente, ela se realiza na primeira semana letiva de cada ano. Neste tipo de cerimônia, não é obrigatório o uso da beca, mas os alunos devem se vestir com trajes sociais completos. O UNIFEMM se responsabiliza pela decoração, pelo Cerimonial e aparato técnico, assim como pela confecção dos convites individuais que dão acesso ao evento. Fotografia e filmagem são de responsabilidade dos alunos, e os contratos devem ser submetidos à Assessoria de Comunicação do UNIFEMM, que irá fornecer as normas de utilização do auditório e do próprio cerimonial.

Colação de Grau Festiva


A Colação de Grau Festiva é uma solenidade que permite aos alunos comemorarem sua conquista. Toda a organização e as despesas financeiras são de responsabilidade dos formandos, que também devem se basear nas regras de cerimonial e de utilização do Auditório, que podem ser obtidas com a equipe da Assessoria de Comunicação. A Colação de Grau Festiva sempre acontece em dias úteis (entre segunda e sexta?feira) e as datas são definidas por sorteio, do qual participam as Comissões dos Cursos e a Secretaria Geral, no início do último semestre letivo.

Colação de Grau Extemporânea


Caso o aluno não possa comparecer à cerimônia Oficial, ou precise colar grau antes da data desse evento, pode entrar com requerimento para a Colação de Grau Extemporânea. Ressaltamos que o aluno deverá apresentar uma justificativa no ato do requerimento. O pedido pode, ou não, ser deferido.

Como construir uma Carreira de Sucesso

A+
A
A-
PD
AC