(31) 2106 2106 - 0800 283 0648 | ouvidoria@unifemm.edu.br

Mantenedora Femm

Mantenedora - FEMM


Mantenedora FEMM

O UNIFEMM nasceu há quase meio século, fruto do pioneirismo de pessoas que queriam ampliar o acesso à educação para jovens carentes de Sete lagoas, com a criação da Fundação Educacional Monsenhor Messias - FEMM.

O que começou com a oferta de bolsas de estudo, com o passar do tempo, se transformou em uma missão ainda mais desafiadora e inovadora: em 1969 foi inaugurada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras com os cursos de Ciências (Matemática), Letras, Pedagogia e Estudos Sociais (História e Geografia), confirmando a tendência propostas por seus fundadores de fomentar a educação com a formação de professores.

E esse foi só o início de uma jornada que levou o UNIFEMM a se tornar referência regional em educação superior.

Linha do Tempo 1966 à 1970


1966 – Com o objetivo de fornecer bolsas de estudo a jovens carentes de Sete Lagoas, membros do Rotary Club de Sete Lagoas idealizaram e criaram a Fundação Educacional Monsenhor Messias-FEMM. No mesmo ano, foi lançado o primeiro curso da instituição que, na época, funcionava no prédio do Colégio Regina Pacis.

1967 – Com o objetivo de favorecer a expansão da instituição, o casal José Cyrilo Leão e Jacyra Campolina Leão realizam a doação de uma área de cerca de 150 mil metros quadrados de terreno para a implantação do Campus da Fundação, onde hoje funciona o Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM.

1968 – Definição do símbolo da Fundação “DO UT DES” (Dou para que dês)

1969 – A grande repercussão desse gesto de filantropia leva a FEMM a iniciar gestões para a oferta de educação superior em Sete Lagoas e a inaugurar a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, com cursos de Ciências (Matemática), Letras, Pedagogia e Estudos Sociais (História e Geografia) atuando, principalmente, na formação de professores para a educação básica da região.

1970 – Lançado o curso de Direito da Fundação Educacional Monsenhor Messias-FEMM. Como ainda não tinha uma estrutura própria preparada, as aulas aconteciam no prédio da Escola Municipal Maurílo de Jesus Peixoto.

Linha do Tempo 1973 à 1994


1973 -  O arquiteto Oscar Niemeyer visita Sete Lagoas a convite do Deputado Renato Azeredo para estudar a construção dos prédios das Faculdades.

1981 – Evidenciando ainda mais o compromisso da Fundação com a responsabilidade social e democratização do acesso ao ensino, a instituição cria em seu campus a Escola de Aplicação para o Ensino Fundamental, inteiramente gratuita, para mais de 100 alunos, atendendo, preferencialmente, crianças que moram nos bairros da periferia, próximos ao campus. A escola também oferece experiência prática para os alunos dos cursos de licenciaturas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da FEMM. A partir de 2005, essa escola, continuando como escola de aplicação, mas passou a funcionar em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

1985 – Aprovada a construção do auditório Dr. Marcelo Vianna. Formatura da primeira turma da Escola de Aplicação.

1989 – A partir de 1989, foi implantado o primeiro curso de Pós-Graduação Latu Senso nas áreas de Direito, com 107 alunos inscritos, seguido por outros cursos de especialização em diferentes áreas do conhecimento, atendendo a egressos e profissionais da região.

1994 – A partir deste ano, foi inaugurada a Gráfica da FEMM, que produz todo o material necessário para o funcionamento administrativo e pedagógico da instituição.

Linha do Tempo 1997 à 2000


1997 – A FEMM iniciou o processo de informatização das áreas de ensino e apoio administrativo com 35 microcomputadores disponíveis, além da construção de uma rede de comunicação de dados por meio de fibra ótica.

1998 – Investimentos em programas de formação continuada, com cursos de Pós-graduação Latu Sensu e outros em nível de aperfeiçoamento e extensão voltados para os egressos dos cursos da FEMM e outros profissionais da região.

1999 – Em comemoração aos 30 anos de fundação da sua primeira unidade, a FEMM obteve a autorização para o funcionamento da Faculdade de Ciências Gerenciais (FAGE, atual UEGE), inicialmente com os cursos de Administração e Ciências Econômicas e, no ano seguinte, com a inclusão do curso de Ciências Contábeis.

2000 – Início da construção da nova biblioteca que proporcionou, além da ampliação das condições e horários de atendimento, novos espaços para pesquisa informatizada, novos serviços de suporte pedagógico, tornando-se, ainda, local de reunião de estudos para os alunos.

2000 – Construção do prédio da Reitoria, onde atualmente funcionam as coordenadorias: Marketing, Gestão de Pessoas, Medicina do Trabalho, CPA, Informática, Registro de Diplomas, Secretaria Geral, dentre outras.

2000 – Construção do prédio da Reitoria, onde atualmente funcionam as coordenadorias: Marketing, Gestão de Pessoas, Medicina do Trabalho, CPA, Informática, Registro de Diplomas, Secretaria Geral, dentre outras.

Linha do Tempo 2001 à 2003


2001 – Criado o Balcão de Estágios com objetivo de encaminhar estudantes dos cursos de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis para estágios em empresas de Sete Lagoas e região.

2002 – Neste ano, a Biblioteca da Instituição registrou 40.128 volumes, 17.219 títulos em seis áreas do conhecimento, perfazendo uma média de 500 empréstimos diários.

2003 – Implantação do setor de Serviço Social que, atualmente, funciona justamente com a Central de Assistência ao Estudante (CAE), oferecendo apoio psicopedagógico e socioeconômico aos alunos, com atendimento familiar, individual e oficinas temáticas.

2003 – Construção do Posto Policial no campus, com acesso à Av. Marechal Castelo Branco, em convênio com o 25º Batalhão de Polícia do Estado de Minas Gerais, visando a segurança da comunidade local e acadêmica.

2003 – Foi criada a Comissão Permanente de Avaliação Institucional (Copavi), atualmente conhecida como Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Linha do Tempo 2006 à 2008


2006 - Através do decreto n°1393, as faculdades isoladas da Fundação Educacional Monsenhor Messias são credenciadas como Centro Universitário e, a partir de então, formam o Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM. Unidas, se tornam o maior pólo educacional de ensino superior da região.

2007 - Após apenas um ano, o novo Centro Universitário já contava com 15 cursos de graduação, com a abertura de uma nova área de conhecimento, as Engenharias.

2007 - Com o crescimento dos cursos, inicia em novembro mais uma expansão física e constrói um novo prédio para receber os alunos das Engenharias, hoje denominado Prédio Jequitibá.

2008 - Para atender a crescente demanda dos Cursos Superiores Tecnológicos - CST, foi aberto o Campus 02, localizado no Jardim Arizona.

2008 - O UNIFEMM conquista o 6° lugar no ranking dos melhores Centros Universitários em Minas Gerais, de acordo com o Índice Geral dos Cursos - IGC, do ministério da Educação.

2008 - Em parceria com a Justiça Federal, é inaugurado em outubro o Posto Avançado do Juizado Especial. Além de atender gratuitamente a população, é um importante laboratório prático para os alunos do Direito.

Linha do Tempo 2009 à 2011


2009 - Em maio, a instituição comemora os 40 anos da Unidade Acadêmica de Ensino de Filosofia, Ciências e Letras - UEFI, que agrega os primeiros cursos de licenciatura da instituição.

2009 - Para atender o crescimento, a instituição lança o 1° Plano Diretor, com o planejamento de médio prazo para a estrutura física do Campus.

2009 - Em julho tomam posse 05 novos membros do Conselho Curador da FEMM. Integram o conselho Alysson Paulinelli, Angel Fiorino, Fancisco José L’Abbate Neto, Márcio Prates Ferreira Paulino Neto e Vera Maria Carvalho Alves.

2011 - Em junho, a FEMM comemora os 110 anos do Teatro Redenção e a aprovação do projeto de restauração através da Lei Rouanet de incentivo à Cultura.

2011 - Culto Ecumênico em comemoração aos 45 anos da Fundação Educacional Monsenhor Messias. A cerimônia contou com a bênção do Monsenhor Carlos Roberto Moreira, da Paróquia São Sebastião de Inhaúma, mensagem do Luiz Fernando Maciel França, representante da Doutrina Espírita Kardecista, e, ainda, mensagem bíblica do Pastor Alcides Longo de Barros, da Igreja Batista Central.

Linha do Tempo 2012 à 2014


2012 - Posse da nova diretoria da Fundação Educacional Monsenhor Messias, que passa a ter Antônio Pontes Fonseca como presidente- Conselho Curador, Gilberto Azeredo Barbosa como vice e, compondo a diretoria Executiva, José Campolina de Souza como presidente e Adélio Araújo de Faria, vice.

2013 - No dia 1° Julho, 06 novos membros tomaram posse do Conselho Curados da Fundação Educacional Monsenhor Messias - FEMM. Foram empossados Alberto Medioli, Clemente Pedro Ferreira, Dora Lúcia Leão Ferreira, José Roberto da Silva, Marcio Domingos Diniz e Maria Eunice Campolina de Avelar Marques.

2013 - No início de agosto, a FEMM e UNIFEMM deram início à restauração  do centenário Teatro Redenção. A obra foi aprovada pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com captação da Iveco Latin America.

2014- Em abril, foi inaugurada no Campus a 14ª Companhia de Missões Especiais. Na solenidade, o Reitor do UNIFEMM, Dr. Antônio Fernandino de Castro Bahia Filho, e o Presidente do Conselho Curador da FEMM, o empresário Antônio Pontes, receberam uma homenagem especial da Polícia Militar.

2014 - Em setembro, foi inaugurado o novo Ginásio UNIFEMM, com capacidade para 3.200 pessoas e compõe o Complexo Esportivo UNIFEMM. Já na inauguração, o local recebeu o Campeonato Brasileiro de Seleções Sub 20 Masculino.

2014 - Comemoração dos 40 anos do curso de Direito e dos 48 anos da Fundação Educacional Monsenhor Messias – FEMM reuniu ex-alunos da primeira turma de Direito, que receberam homenagens.

2014 - Em novembro, a instituição encerra a sua 1ª Gincana do UNIFEMM Solidário, realizada em parceria com o Rotary Club, com uma homenagem à Dona Dochinha, símbolo de solidariedade em Sete Lagoas. Com a participação da comunidade acadêmica, a campanha arrecadou cerca de 5 mil quilos de alimento e brinquedos, doados à diversas instituições de trabalhos sociais na região.

Linha do Tempo 2015 à 2015


2015 - Em abril, Sete Lagoas volta a ser destaque nacional no esporte especializado. O SADA UNIFEMM, conquistou o título de campeão na série B da Superliga de Vôlei.

Estatuto FEMM


O Estatuto e o Regimento da FEMM são instrumentos que regulam todas as questões referentes ao funcionamento da Fundação Educacional Monsenhor Messias, e seguem como guia para a consolidação de sua gestão.

Clique aqui para acessar o arquivo em PDF.

Monsenhor Messias


Monsenhor Messias de Sena Batista: uma breve história de quem fez história

"Meus filhos, trazei sempre a cabeça curvada sobre os livros, para trazê-la, amanhã, erguida diante dos homens".

 Monsenhor Messias de Sena Batista

Composição FEMM


Conselho Curador 

  • Antônio Pontes Fonseca – Presidente do Conselho Curador
  • José Campolina de Souza – Vice-presidente do Conselho Curador

Diretoria Executiva 

  • Adélio Araújo Faria - Presidente
  • Gilberto Azeredo Barbosa – Vice-presidente
  • Dirceu José Rocha - Tesoureiro
  • Dolores Campos de Aguiar Persilva - Vice-tesoureira
  • Miguel Celestino Paredes Zuniga - Secretário
  • Hélio Lopes dos Santos - Vice-secretário

Beneméritos

  • Afonso Henrique Paiva Paulino
  • Alysson Paulinelli
  • Clemente Pedro Ferreira
  • Fábio Teixeira de Magalhães
  • Francisco José L’ Abbate Neto
  • Marcelo Cecé Vasconcelos Oliveira
  • Márcio Prates Ferreira Paulino Neto
  • Vanessa Padrão de Vasconcelos Paiva
  • Vera Maria Carvalho Alves

 CONSELHO FISCAL

Membros efetivos

  • Eduardo Assis de Deus
  • Márcio Domingos Diniz
  • Marcos Antônio Barbosa Lima 

Suplentes

  • Derbe de Oliveira Corrêa
  • Valter Roberto
  • Júlio Cesar Brion Oliveira

Conselheiros 

Alberto Medioli | Antônio Álvaro Corsetti Purcino | Antônio Faria de Sousa |  Antônio Valace de Oliveira Silva | Arnon Tolentino de Andrade | Benjamin Sebastião de Oliveira Júnior | Caio Viana | Dora Lúcia Ferreira Leão | Edson Pereira dos Santos | Euza Mércia Araújo Drummond | Flávio Túlio Costa Fonseca | Geraldo Antônio Dias Guimarães | Gonçalo Evangelista de França | Hélio Diniz Peixoto | Ivo Costa Menezes | Jadir Maurício Lanza Rabelo | Jaime Borato | José Roberto da Silva | Julio César Brion Oliveira | Marcelo Henrique Canabrava Viana | Márcio Domingos Diniz | Maria Eunice de Avelar Marques | Mário Lúcio Diniz Peixoto | Marcelo Henrique Couto França | Milton Antônio Chaves Júnior | Paulo Rogério Campolina Paiva

SUA CARREIRA COMEÇA AQUI, CLIQUE E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

A+
A
A-
PD
AC