Memórias: A Incrível Viagem dos Livros - Unifemm
(31) 2106 2106 | ouvidoria@unifemm.edu.br

Memórias: A Incrível Viagem dos Livros

A Biblioteca Central Dr. José Barbosa De Melo Santos, a maior reunião de livros da região, começou modesta, inicialmente instalada no prédio do antigo Teatro Redenção, em uma sala de 58 metros quadrados. A então Biblioteca da Fundação Educacional Monsenhor Messias nasceu com a doação de livros por vários beneméritos e, em especial, o Dr. José Barbosa de Melo Santos, que doou 1.700 volumes para compor o acervo. Em homenagem à generosa doação, a biblioteca recebeu o seu nome.

Como a instituição ainda era incipiente, não havia meios para contratar um profissional bibliotecário que deveria vir de Belo Horizonte. Ciente do que ocorria, Lúcia Vitória de Avelar, bibliotecária com o registro 19-A, recém-aposentada, aceitou convite de trabalhar como voluntária e em caráter provisório, juntamente com uma auxiliar contratada, Srta. Cremilda Carvalho Dias. Um trabalho feito com carinho e registrado minuciosamente em um livro recheado de recortes, documentos e fotos que documentam essa história de amor ao conhecimento.

Em 11 de agosto de 1972, iniciaram-se formalmente os trabalhos de organização dos livros doados. Com a catalogação de outras doações e também de novos livros técnicos, comprados aos poucos, o acervo de obras literárias da FEMM ultrapassou os 7.000 volumes necessários para se conseguir o registro e reconhecimento de Biblioteca Universitária, com o certificado de registro de nº 16.878 e datado de 19 de agosto de 1974. Em novembro de 1983, já com um acervo de 12.916 volumes, a biblioteca transferiu-se para o Campus Universitário.

A Biblioteca cresceu junto com o UNIFEMM, até que em agosto de 2002, instalou-se em prédio próprio no Campus, com área física de 1.422 metros quadrados, onde, de acordo com o balanço realizado em dezembro de 2015, estão registrados 36.217 títulos e 114.917 volumes (entre livros, periódicos, folhetos, teses e dissertações, TCCs, hemeroteca, DVDs, CDs etc).

A Biblioteca conta ainda com acesso a aproximadamente 3.500 títulos de edições atualizadas das diversas áreas do conhecimento, em formato digital, do acervo da Biblioteca Virtual Universitária 3.0 - Pearson, destinados aos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pelo UNIFEMM.

Possui ainda vários convênios com outras bibliotecas de universidades do Estado e disponibiliza o acesso a várias bases eletrônicas de dados, oferecendo ainda, serviços como empréstimo entre bibliotecas, circulação de sumários, visitas orientadas, apoio na normalização de trabalhos acadêmicos etc.

A Biblioteca atende hoje cerca de 5 mil usuários, chegando a emprestar, em meses de maior movimento, 700 obras por dia para a comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários), por meio de consultas internas. Seus serviços são também estendidos a um público diverso: comunidades locais e vizinhas, e visitantes da cidade de Sete Lagoas.

Texto extraído da Revista em Comemoração aos 50 Anos da FEMM "Preparados para o Futuro". Edição 2016

Clique aqui e confira a versão online da revista.