UNIFEMM e UFMG vão estudar questões urbanas de Sete Lagoas e Região - Unifemm
(31) 2106 2106 | ouvidoria@unifemm.edu.br

UNIFEMM e UFMG vão estudar questões urbanas de Sete Lagoas e Região

O Centro Universitário UNIFEMM e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vão desenvolver pesquisas e trabalhos científicos conjuntos acerca das oportunidades e dos problemas das cidades médias brasileiras, como Sete Lagoas. Essa iniciativa é fruto de um acordo de cooperação firmado entre UNIFEMM e a UFMG, envolvendo as escolas de Arquitetura e Urbanismo das duas universidades. “O acordo abrirá uma área de estudo relativamente nova no campo da Arquitetura e do Urbanismo e oferecerá aos alunos desses cursos uma inédita experiência de ensino e aprendizado”, informa Flávio de Castro, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFEMM.

“No Brasil, há uma concentração maior de estudos sobre questões metropolitanas, mas muito pouco sobre cidades médias e sobre as regiões por elas polarizadas”, diz Castro. “Nosso objetivo é preencher este espaço, buscando conhecimento e informação que, ao final, ajudem administradores municipais, agentes de desenvolvimento econômico, instituições de representação das comunidades e o próprio cidadão a tomar decisões mais acertadas acerca do planejamento e desenvolvimento urbano e regional”. Os alunos participarão de todo o trabalho e vão desenvolver capacidades importantes para sua formação profissional.

O acordo coloca Sete Lagoas no foco dos estudos das duas instituições. Projetos de extensão universitária, assessoria técnica, internatos de Arquitetura e Urbanismo, urbanos e rurais, previstos no acordo, acontecerão prioritariamente nas microrregiões de influência de Sete Lagoas, Curvelo e Três Marias, em parceria com governos locais e em torno de temas de interesse público. “Dessa forma, ampliamos a qualidade do ensino e formamos profissionais que podem contribuir com o desenvolvimento da comunidade da região, o que sempre foi a principal missão do UNIFEMM”, diz o coordenador.

“Para a UFMG um intercâmbio duradouro entre estudantes, professores e pesquisadores de vários níveis e formação é decisivo. Com esse acordo com o UNIFEMM, a UFMG espera consolidar um ambiente de troca significativo tanto para a região de Sete Lagoas quanto para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, sobretudo no que diz respeito às suas influências recíprocas na qualidade da vida cotidiana de seus habitantes”, destaca a professora Rita Velloso, vide-diretora da Escola de Arquitetura da UFMG.

O intercâmbio entre UNIFEMM e UFMG envolverá, ainda, áreas de conhecimento como Economia, Demografia, Geografia e Geoprocessamento. Vai envolver professores e alunos em práticas inovadoras de ensino e aprendizagem na formação de Arquitetos e Urbanistas.