Colégio Unifemm realiza Mostra de Ciência e Tecnologia - Unifemm

Colégio Unifemm realiza Mostra de Ciência e Tecnologia

O Colégio UNIFEMM realiza a 2ª edição da MOCTEC - Mostra de Ciência e Tecnologia, um projeto pedagógico que tem como objetivo a iniciação científica de seus alunos. A proposta consiste no desenvolvimento de pesquisas realizadas pelos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio, organizados em grupos de pesquisa, sob a orientação dos professores. Este ano, o colégio tem como referência a Feira Científica Regional “UFMG JOVEM”, definindo como tema “Ciências Exatas e Tecnologia para o Bem Comum”, com o propósito de estimular professores e alunos a refletirem sobre o bem comum e como a educação, ciência e tecnologia podem ser aliados na construção de conhecimentos e produtos aplicados à sociedade.

As pesquisas precisam ter relevância social, ou seja, levar à reflexão sobre alguma situação ou problema enfrentado pela sociedade local, propondo soluções, embasadas nas investigações científicas, ou ainda, inventar algum produto que seja útil à sociedade. Este é um modelo de feira de ciências que oportuniza ao aluno vivenciar o universo da ciência, em todas as suas etapas, inclusive com a empolgante possibilidade da invenção de algum produto. Como aprendizes de cientistas, os alunos desenvolvem habilidades e competências, assim como descobrem aptidões profissionais. Não precisam ser cientistas quando crescerem, mas os conhecimentos construídos nesse processo lhes garantirão capacidades importantes para a universidade, suas profissões futuras e para a vida.

A Mostra acontecerá no dia 30/06, sábado, das 13h30 às 17h30. As pesquisas serão apresentas à comunidade escolar, por meio de paineis científicos. Todos são convidados a prestigiarem os resultados das investigações e invenções de nossos futuros cientistas.

Redação:  professor Eduardo Geraldo e jornalistas júniores do Colégio UNIFEMM