Alunos do UNIFEMM pensam a região nos trabalhos de TCC - Unifemm

Alunos do UNIFEMM pensam a região nos trabalhos de TCC

Depois de vários semestres, centenas de aulas e dias e noites de estudos, chega o momento de se colocar à prova todos conhecimentos adquiridos na graduação. Entre os dias 02 e 13 de junho, o UNIFEMM realizou as bancas de avaliações dos Trabalhos de Conclusão de Curso, o TCC. No total, mais de 300 trabalhos foram apresentados neste semestre, muitos deles abordando temas de interesse das comunidades dos alunos do UNIFEMM.

“Isso significa que muitos alunos estão concentrados profundamente sobre nossos problemas, e muitos deles, por meio dos TCCs, oferecem soluções ou ideias interessantes para a resolução destas dificuldades, o que é uma contribuição importante da escola para o cidadão, e do cidadão para a comunidade”, destaca o reitor do UNIFEMM, Antonio Bahia. “Uma das características do Centro Universitário é sua regionalidade, sua íntima relação com as cidades da região do Vale do Alto Rio das Velhas”, diz Bahia.

Os TCCs também oferecem a oportunidade para que os alunos façam um balanço de seu aprendizado. “Para realizar seus trabalhos os alunos realizam um importante exercício de metodologia científica, no qual eles têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos dentro da área que escolheram”, observa o coordenador de atividades do TCC, professor Frederico Reis. “Além disso, os alunos levam essas metodologias e essa forma do pensar científico para aplicação em suas carreiras profissionais e para suas vidas”, analisa ele.

Para desenvolver seu TCC, o aluno conta com a ajuda do Núcleo de TCC do UNIFEMM, estruturado para auxiliar o aluno nessa importante fase de sua vida acadêmica. Os alunos contam com o apoio de cerca de 250 profissionais especializados, entre professores, orientadores e avaliadores. Nos próximos semestres, por exemplo, pelo Núcleo de TCC deverão passar mais de 700 trabalhos, sobre os mais diversos temas.

“Isso é um diferencial que o UNIFEMM oferece”, destaca Frederico Reis. Para ele, o esforço vale a pena: o desenvolvimento e a defesa do TCC são momentos fundamentais na vida do aluno, envolvendo tanto a expressão da formação científica na escolha do tema e em sua redação, quanto a questão simbólica da defesa diante da banca examinadora.

No UNIFEMM, além disso, os trabalhos mais bem avaliados em cada semestre são indicados para publicação científica do próprio Centro Universitário a revista Saberes, o que é um importante passo para quem tem a intenção de fazer uma pós-graduação ou mestrado, ou para quem quiser incrementar de forma interessante seu currículo profissional.

É o caso da aluna Bianca Narciso Kipgen. Graduanda em Direito, seu trabalho intitulado “Cotas Raciais e Inclusão: um estudo acerca da igualdade no Estado Democrático de Direito”, alcançou a nota 97 e está entre os indicados para a publicação. “No início, sempre ficamos apavorados, mas, depois da apresentação, fica essa sensação de realização e de aprendizado, mesclada com o sentimento de dever cumprido”, garante.

Para ela, foi um momento de grande crescimento acadêmico e pessoal. “No processo do TCC a gente faz um estudo científico aprofundado de um assunto e absorve muito aprendizado e muito conhecimento”, avalia Bianca, que agora pretende se dedicar aos estudos para concursos públicos.