Pesquisar novos conhecimentos com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social. Ao longo dos últimos anos, a pesquisa científica está cada vez mais voltada para procurar soluções e dar respostas práticas aos problemas da população e das comunidades. Desde o início do segundo semestre, o UNIFEMM abriu a possibilidade de estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais criarem as Ligas Acadêmicas, voltadas para a criação de grupos de pesquisa e extensão.
Os principais objetivos da iniciativa são complementar, atualizar, aprofundar e difundir os conhecimentos e técnicas desenvolvidas no meio acadêmico através de trabalhos de extensão como grupos de estudo, palestras, simpósios, seminários, congressos, workshops e painéis. Desta forma, além de promover a pesquisa voltada para a sociedade, a instituição ainda incentiva os estudantes a ampliar seus conhecimentos através da prática, de forma a impactar na formação e mostrar caminhos de atuação profissional pautados pela cidadania e função social.
As Ligas Acadêmicas poderão ser criadas e organizadas de maneira voluntária por professores, estudantes e profissionais segundo suas áreas de atuação. Toda a coordenação do grupo será de responsabilidade dos coordenadores dos cursos. Para se formar um grupo será necessário um mínimo de oito pessoas e seus membros serão selecionados através de um Edital público. A instituição vai oferecer espaços físicos dentro do Campus para o funcionamento das ligas.
Os grupos formados serão ligados diretamente à Coordenadoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (COPPEX), setor responsável pelo incentivo e acompanhamento das Ligas Acadêmicas.