Alunos do Direito realizam ação social no bairro Cidade de Deus - Unifemm

Alunos do Direito realizam ação social no bairro Cidade de Deus

No lugar de livros e leis, brinquedos e ginástica laboral. A manhã de sábado dos alunos do 10o período do curso de Direito do UNIFEMM foi diferente e longe das salas de aula. No dia 20 de outubro, os estudantes colocaram em prática o projeto desenvolvido nos últimos dois anos dentro da disciplina Prática em Extensão Universitária. A Escola Municipal Juca Dias, no bairro Cidade de Deus, foi ocupada por uma grande ação social, que levou à população cultura, saúde e empreendedorismo.

Entre as atividades desenvolvidas pelo projeto está a doação de 527 livros de literatura infantil, infanto-juvenil e adultos para a biblioteca da escola. “Todos os exemplares doados foram captados pelos alunos do Grupo de Cultura”, observou a professora Luciana Machado, responsável pela disciplina. Mas a literatura também virou mágica nas contações de história do Grupo Miguilim, criado e mantido dentro da Casa Museu Guimarães Rosa, em Cordisburgo. O grupo, formado por crianças e jovens, faz uma leitura oral dos contos e passagens dos livros do escritor mineiro reconhecido no mundo inteiro.

A programação da ação social também contou com atividades de lazer e ginástica laboral, um trabalho interdisciplinar realizado em conjunto com os alunos do curso de Educação Física do UNIFEMM. Além disso, foram distribuídos cerca de 250 brinquedos arrecadados pelos estudantes. Foram realizadas, ainda, orientações jurídicas para a população.

As atividades não ficaram restrita apenas ao lazer. O grupo de Empreendedorismo organizou três palestras gratuitas voltadas para jovens adultos da comunidade, com o objetivo de abordar o tema junto à comunidade. A primeira palestra foi “Um debate sobre as características empreendedoras e motivação”, com Marcio Braga, do Ponto Currículo. Com uma grande horta comunitária no bairro, que conta com o envolvimento de muitos moradores, os alunos também organizaram uma palestra com profissionais do setor para fazer uma abordagem sobre o manejo, a produção e o cultivo de hortaliças. Para fechar a programação, a nutricionista Naiara Marques da Silva falou sobre o reaproveitamento de alimentos.

A ação contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre estudantes, professores do UNIFEMM e comunidade. No último sábado de outubro, dia 27, o bairro volta a receber outro evento com mais atividades sociais realizado por outros três grupos, desta vez na área do Próximo Passo, mantido pela IVECO.

Atendimento via chat