Alunos do UNIFEMM apresentam projeto de revitalização da Monsenhor Messias - Unifemm

Alunos do UNIFEMM apresentam projeto de revitalização da Monsenhor Messias

Um dos principais corredores da cidade, a rua Monsenhor Messias tem uma importância histórica e ainda é considerada como um dos pontos nobres na área central. Com seu comércio ativo, diversas placas publicitárias escondem uma arquitetura que traz parte da história de uma Sete Lagoas romântica, de poucos carros, uma população que ainda se conhecia pelo nome e uma economia ainda em construção.

É justamente o resgate dessa história e identidade que o Projeto Memória apresentou no final de novembro a um grupo de autoridades locais. Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o trabalho foi coordenado pela professora do UNIFEMM Mônica Peixoto e a historiadora da prefeitura municipal Shirley Fonseca, com a participação de duas alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo, Flaviana Karmeline e Jéssica Flor de Maio, e de Geoprocessamento, Maria Luiza Leles dos Santos. Além de representantes do poder público, estiveram presentes na apresentação do projeto na Casa da Cultura, representantes de entidades como Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas (ACI) e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Geraldir Alves Carvalho.

Um dos principais objetivos do estudo foi fazer um levantamento completo dos bens históricos tombados e inventariados pelo município, que geraram laudos técnicos de conservação dos imóveis. Estes documentos serão encaminhados ao Governo de Minas Gerais, com o objetivo de gerar mais verbas através do ICMS Cultural, além de proteger bens culturais da cidade.

Também foi elaborado um grande projeto de requalificação da rua Monsenhor Messias, visando trazer de volta parte da identidade de Sete Lagoas para a população. Um levantamento realizado pelo estudo revela que 93% dos entrevistados acham necessária uma intervenção na via e 66% concordam em retirar e padronizar os letreiros e fachadas dos prédios da rua. As principais intervenções seriam uma padronização das fachadas dos imóveis, novas calçadas - mais largas e acessíveis - e uma remodelação nas vias.

Através do Projeto Memória, uma parte importante da história de Sete Lagoas será valorizada. O UNIFEMM já começou fazendo a sua parte, ao restaurar o Teatro Redenção, um dos bens históricos da cidade na própria rua Monsenhor Messias. O imóvel está em fase final de recuperação e, em breve, deverá ser reaberto como um dos principais pontos culturais da cidade.

Atendimento via chat