Alunos do Colégio aplicam Leis de Newton para desenvolver conhecimentos científicos - Unifemm
3121062106 | ouvidoria@unifemm.edu.br

Notícias Unifemm

Alunos do Colégio aplicam Leis de Newton para desenvolver conhecimentos científicos

Com o objetivo de ampliar e desenvolver o conhecimento dos alunos, a professora de Física, Arlete de Souza, elaborou um projeto envolvendo a turma do 1º ano A e B. Dividindo-se em grupos, os alunos utilizaram as Leis de Newton, uma das mais importantes leis da Física para determinar a dinâmica dos corpos, para a construção de um foguete caseiro. O proposta inicial do projeto é a análise do resultado, aplicando a teoria à prática.  

De acordo com a professora, o foco foi a Terceira Lei de Newton, que descreve o resultado da interação entre duas forças. "Para toda ação (força) sobre um objeto, em resposta à interação com outro objeto, existirá uma reação (força) de mesmo valor e direção, porém em sentidos contrários. A partir desse enunciado, podemos entender que as forças sempre atuam em pares (corpos diferentes), assim, nunca existirá ação sem correspondente reação", explicou.

A atividade foi desenvolvida no bosque do UNIFEMM e foi orientada e supervisionada pela professora que, durante a construção do experimento, trocou experiências de forma criativa e divertida sobre os conceitos da disciplina. 

 

Curiosidade:
Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente, uma maçã cai sobre a sua cabeça. Segundo consta, este foi o primeiro passo para o entendimento da gravidade, que atraia a maçã. Com o entendimento da gravidade, vieram o entendimento de Força, e as três Leis de Newton.

Confira outras Notícias

A+
A
A-
PD
AC
Atendimento via chat
Atendimento via chat