Colégio UNIFEMM realiza Mostra de Ciências e Tecnologias - Unifemm

Colégio UNIFEMM realiza Mostra de Ciências e Tecnologias

Cerca de 100 alunos do Colégio UNIFEMM, reunidos  em grupos de pesquisa, se preparam para a III MOCTEC, Mostra de Ciências e Tecnologias. Parte do projeto pedagógico que tem como objetivo a iniciação científica e o incentivo à pesquisa, será realizado amanhã, na Gruta Rei do Mato, pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, sob orientação dos professores.

A mostra sobre a pesquisa ambiental com trabalhos que se destacaram acontece no local em comemoração aos 10 anos de criação da Unidade de Consevação Estadual de Proteção Integral, o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato. As pesquisas serão apresentadas à comunidade escolar por meio de painéis científicos, neste sábado, 08, de 12h30 às 17h30. Todos são convidados a prestigiarem os resultados das investigações e invenções dos futuros "cientistas".

De acordo com os professores envolvidos, os alunos são orientados a apresentarem pesquisas que apresentem relevância social, levem à reflexão sobre alguma situação ou problema enfrentado pela sociedade local, propondo soluções embasadas nas investigações científicas, ou ainda, partindo de uma invenção que seja útil à sociedade. "O modelo de feira de ciências oportuniza ao aluno vivenciar o universo de tal sistemática, em todas as suas etapas. Como aprendizes de cientistas, os estudantes desenvolvem habilidades e competências e descobrem aptidões profissionais. Mesmo que não eles não venham a ser cientistas, os conhecimentos construídos nesse processo lhes garantião capacidades importantes para a universidade, suas profissões futuras e para a vida", explicou o professor de Geografia e orientador da mostra, Eduardo Geraldo Teixeira Neves.

Curiosidade:
A gruta foi transformada em unidade de conservação em 25 de agosto de 2009 por meio da Lei Estadual 18.348 e a administração da unidade é de responsabilidade do IEF - Instituto Estadual de Florestas.

Atendimento via chat