Aluno do Mestrado do UNIFEMM faz apresentação da sua defesa de dissertação - Unifemm

Aluno do Mestrado do UNIFEMM faz apresentação da sua defesa de dissertação

No dia 26 de setembro, o aluno do UNIFEMM Ricardo Ferreira Vale deu mais um grande passo na sua carreira profissional. Formado em Ciências Biológicas e pós graduado em Ensino de Biologia, o professor apresentou sua defesa de dissertação que lhe deu o título de Mestre em Biotecnologia e gestão da Inovação.

Em sua dissertação, Ricardo teve como objetivo geral construir um guia de orientações para que professores da educação básica tenham a oportunidade de utilizar as metodologias ativas quando abordarem temas relacionados à biotecnologia. Seu maior desafio era ser o precursor nessa abordagem. Por meio desse estudo, o aluno de mestrado do UNIFEMM espera poder contribuir de forma significativa na atuação profissional de professores das matérias de Ciência e Biologia dos municípios de Sete Lagoas e região.

Poder contar com o corpo docente e a infraestrutura do Centro Universitário UNIFEMM foi de extrema importância para o alcance dos seus objetivos. De acordo com Ricardo, a parceria da professora Tatiana Carneiro fez toda a diferença. “Sua formação pedagógica veio ao encontro do que eu procurava no mestrado profissional. Meu co-orientador o professor Ronaldo Adriano da UFPA também foi uma peça muito importante na construção da dissertação”.

Ainda de acordo com ele, a UNIFEMM se portou como uma “mãe”. Ricardo afirmou que “como professor que não pode parar no contexto educacional, que vive em constante mudança e que precisamos sempre nos aperfeiçoar, encontrei na instituição todo o conhecimento para o aprofundamento da minha dissertação. Desde a secretária Cláudia Gonçalves, passando pela coordenação do mestrado sempre fui muito bem acolhido pela instituição”.

Ricardo espera que seu estudo ainda beneficie profissionais de outras áreas para que os professores repensem a forma de conduzir as aulas. Para isso, está escrevendo um livro que já tem data marcada para lançamento, que será em novembro, na Bienal de Goiânia. Em breve, o livro "Metodologias Ativas: a caixa preta da educação”, estará disponível para venda e para empréstimo na biblioteca do UNIFEMM.

Atendimento via chat