CPA divulga os resultados da Autoavaliação Institucional - Unifemm

CPA divulga os resultados da Autoavaliação Institucional

Aplicada entre os dias 1º e 21 de outubro, a Autoavaliação Institucional, realizada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, tem o intuito de conhecer a visão da comunidade acadêmica – alunos, professores e funcionários técnico-administrativos – sobre o UNIFEMM. Após o processo de tabulação e análise dos dados, um relatório traz os resultados sobre os principais pontos analisados, através de respostas de 41 questões propostas pela avaliação, 33 delas direcionadas aos alunos. Se em 2011, apenas 10,55% dos alunos responderam o questionário, em 2013 a participação subiu para 37,44%, um aumento de 254% em dois anos.

Através dessas respostas, o relatório da CPA apontou as principais qualidades e problemas levantados pelos alunos. Em uma pontuação de 0 a 5, a Biblioteca recebeu a maior nota, com 4,10, seguida do Ensino de Graduação (3,90), Pós Graduação (3,85) e Responsabilidade Social (3,82). Também receberam boas avaliações dos estudantes a Acessibilidade (3,73), a CPA (3,67), a Assessoria de Comunicação e Marketing (3,57) e os Laboratórios de Informática (3,57). Apesar da aprovação, a instituição trabalha para manter e melhorar ainda mais o nível dos serviços.

Do outro lado da ponta, os alunos apontaram algumas fragilidades da instituição. A nota mais baixa foi data à Rede Wireless, com 2,60, seguida do Ensino Semipresencial (2,97), do Complexo Esportivo (2,97), Organizações Estudantis (3,02) e a Central de Atendimento ao Aluno (3,08). Da mesma forma, a Comunicação Interna (3,10), a Coordenadoria de Registro Acadêmico (3,13) e a Prefeitura do Campus (3,14) estão entre as avaliações mais baixas. Para estes quesitos, o UNIFEMM já adotou uma série de medidas, inseridas em 11 projetos estratégicos de curto e médio prazo, que serão acompanhados pela reitoria e comunicados aos alunos por meio dos canais formais da instituição.

Outros 17 pontos foram avaliados no questionário da CPA, e estão em um nível intermediário, e terão uma atenção a médio prazo da instituição para melhorias. Dentre eles está o Apoio Psicológico, com nota 3,53, o Auditório (3,51), as Pesquisas (3,51), o Acesso e Segurança (3,49), Coordenadoria de TI (3,46), Extensão (3,45), Comunicação Externa (3,45) e CEPE (3,39). No mesmo patamar na avaliação estão a Central de Cópias (3,38), Secretaria das Unidades (3,35), CAAS (3,35), Manutenção e Conservação das Instalações (3,34), Gestão Institucional (3,34), Cantina (3,33), Setor de Estágio (3,32), Coordenadoria Financeira (3,29) e Atividades Complementares (3,27).

Alguns aspectos da pesquisa indicam um nível de desconhecimento dos alunos para alguns aspectos do UNIFEMM. Mesmo com boa avaliação, apenas 29% conheciam o programa de Pós-Graduação da instituição, assim como o Complexo Esportivo (53%) e o Apoio Psicopedagógico (54%), mesmo com médias baixas no resultado final. Estão entre os pontos mais conhecidos pelos estudantes o Ensino de Graduação (98%), Biblioteca (97%), Acesso e Segurança no Campus (97%), a Cantina (97%) e a Central de Atendimento ao Aluno (96%).

A Autoavaliação Institucional é um importante instrumento para conhecer melhor as potencialidades e as fragilidades da instituição sob o ponto de vista dos principais públicos de relacionamento. Com os resultados apontados no relatório, a instituição adotou uma série de medidas imediatas ou a médio prazo para implantar as melhorias dentro da instituição.

Publicado em 08/09/2014

Atendimento via chat