Atividades Complementares - UNIFEMM - Centro Universitário de Sete Lagoas
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Atividades Complementares

Atividades Complementares


Atividades Complementares

As Atividades Complementares são aquelas que vêm contribuir e estimular a participação efetiva do aluno em sua formação acadêmica e constituem componentes curriculares obrigatórios para todos os cursos, com carga horária diferenciada a ser cumprida ao longo da graduação. Sendo assim só serão aprovadas as atividades realizadas durante a graduação.

Por serem extracurriculares, não podem ser consideradas aquelas que ocorram concomitantemente com a aula registrada no diário ou que façam parte da carga horária de prática pertencente ao currículo.

As atividades realizadas pelos alunos, dentro e fora do UNIFEMM, devem ser entregues na Coordenadoria de Atividades Complementares, (próxima à secretaria da UEDI – Unidade Acadêmica do Direito), para avaliação e, após aprovação e lançamento no sistema, poderão ser verificadas no Portal Universitário UNIFEMM / Área restrita (no cabeçalho ou rodapé do site) / Aluno / Portal do Aluno / RELATÓRIO DE A.C. / Acessar com Usuário e Senha / Serviços On-line / Relatório de Atividades Complementares.

Os pedidos de registro de A.C. poderão ser realizados durante todo o período letivo, até a data de recebimento estipulada por esta coordenadoria.

Para as A.C. oferecidas pelo UNIFEMM (previstas no calendário acadêmico), a carga horária será sempre de cinco horas por participação integral nos eventos.

Mais informações, bem como os documentos necessários a serem preenchidos, se encontram disponibilizados no site: Programas e Serviços / Atividades Complementares / Documentos.

Obs.: Acesse também o menu “Dúvidas Frequentes A. C.” e esclareça suas dúvidas sobre as Atividades Complementares.

Coordenação Atividades Complementares: Roseane Alvim Chaves 

Secretária: Mariana Pereira Rocha

 

Email: ac@unifemm.edu.br

Ramal: 2154

Localização: Campus I - próximo à secretaria da UEDI – Unidade Acadêmica de Direito.

Horário de funcionamento:  

  • 7:30 h às 12:00 h 
  • 13h às 21h (intervalo de 16 às 17horas)

Relatório de A.C


Dúvidas Frequentes e Sugestões


SUGESTÕES

Sua opinião é muito importante para nós. Nos envie sugestões para o aprimoramento dos nossos serviços de Atividades Complementares. É só enviar para: sugestoes.ac@unifemm.edu.br. 

PERGUNTAS E RESPOSTAS - FREQUENTES

1 - O que são Atividades Complementares? Para que servem?

As Atividades Complementares são aquelas que vêm contribuir e estimular a participação efetiva do aluno em sua formação acadêmica e constituem componentes curriculares obrigatórios para todos os cursos com carga horária diferenciada a ser cumprida ao longo da graduação, sendo estas correlacionadas com o curso de graduação em que o aluno está matriculado.
Somente aquelas compatíveis com a Regulamentação Geral de Atividades Complementares do UNIFEMM e que sejam correlacionadas com o curso de graduação em que está matriculado.
São distribuídas em 8 grupos de atividades diferenciadas:

- GRUPO I – Atividades de Ensino

- GRUPO II – Atividades de Pesquisa

- GRUPO III – Atividades de Extensão

- GRUPO IV – Atividades integradas de Ensino, Pesquisa e Extensão

- GRUPO V – Atividades de Estágio Extracurriculares

- GRUPO VI – Atividades Culturais

- GRUPO VII – Atividades de Voluntariado e Responsabilidade Social

- GRUPO VIII – Atividades Obrigatórias ( para os alunos que iniciaram a partir de 2014)

Obs.: No ANEXO I - ROL EXEMPLIFICATIVO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES estão descritas as atividades que fazem parte de cada grupo, bem como alguns exemplos.

Sim. Para tal, apresente junto ao pedido de registro devidamente preenchido, uma cópia da carteira de trabalho (páginas de identificação e contrato de trabalho), a CTPS original para validação e caso a função não esteja atualizada e compatível com o curso de graduação, deverá ser apresentada uma declaração das funções desempenhadas na empresa, desde que correlacionadas com o curso de graduação.

Somente se a carga horária for superior à carga horária obrigatória do curso. 

Neste caso, é necessário entregar o Pedido de Registro na Coord. de A.C. juntamente com o contrato de estágio e sua rescisão para comprovação da realização do mesmo. 

Caso tenha excedido as horas de estágio obrigatório e não tenha terminado o contrato mas queira entregar as horas que excederam, deverá apresentar uma declaração de que ainda está estagiando ou uma declaração de horas de estágio extracurriculares emitida pela Central de Estágio do UNIFEMM.

Obs.: O estágio para fins de horas em A.C. deverá ser entregue neste setor e não será repassado automaticamente da Central de Estágio para esta coordenadoria.

Não. O estágio, mesmo sendo para computar como horas de Atividades Complementares deverá ser realizado em local conveniado com o UNIFEMM ou com aprovação do colegiado do curso.

Obs.: Não inicie o estágio antes de procurar informações na Central de Estágio.

Poderá aproveitar:

 A carga horária de Atividades Complementares cumprida no curso de origem, desde que compatíveis com o curso matriculado e equivalentes ao estabelecido na Regulamentação Geral de Atividades Complementares - UNIFEMM, não podendo ser superior a conferida nela

- O aproveitamento da carga horária de Atividades Complementares realizadas em outro curso será limitado a, no máximo, a média da carga horária prevista na estrutura curricular por semestre do curso matriculado. 

- Dando-se a entrada no 1º período do curso, o aproveitamento limitar-se-á ao que foi realizado no outro curso a, no máximo, um ano do início do curso matriculado e a média da carga horária prevista na estrutura curricular por semestre do curso matriculado.

 A carga horária de disciplinas cumpridas no curso de origem e que não foram aproveitadas na análise do currículo, desde que compatíveis com o curso matriculado e equivalentes ao estabelecido na Regulamentação Geral de Atividades Complementares - UNIFEMM, não podendo ser superior a conferida nela

- O aproveitamento da carga horária de Atividades Complementares realizadas em outro curso será limitado a, no máximo, a média da carga horária prevista na estrutura curricular por semestre do curso matriculado. Neste caso deverá o aluno fazer o pedido de registro coma cópia da análise do currículo à Coordenadoria de Atividades Complementares e o histórico da IES (Instituição de Ensino Superior) em que cursava anteriormente.

A coordenadoria de Atividades Complementares fica próxima à secretaria da UEDI – Unidade Acadêmica de Direito.

Horário de funcionamento: 

- 7:30h às 12:00 h 

- 13h às 21 h (intervalo de 16 às 17 horas)

Coordenação: Roseane Alvim Chaves - Fone: 2106-2106 - Ramal: 2154.  

E-mail: ac@unifemm.edu.br

Cada documento (cópia) que comprove as horas deve ser entregue juntamente com um Anexo II - Formulário de Pedido de Registro da Regulamentação Geral de Atividades Complementares – UNIFEMM, devidamente preenchido, fazendo-se necessário a apresentação do original para validação na hora da entrega.

Obs.: a comprovação de participação em eventos onde não se forneçam certificado ou declaração será encaminhada através do preenchimento do Anexo IV - Formulário de Documento Comprobatório de Presença em Eventos, com a sua programação em anexo, preferencialmente.

Este formulário deve ter carimbo com CNPJ da instituição ou CPF e Carimbo Profissional do responsável com telefone para contato.

Sim. A avaliação é realizada documento por documento.
- No Portal do Aluno, no caminho: Atividades Complementares/Documentos

- Nas Centrais de Cópias do UNIFEMM – UEDI, na pasta de Atividades Complementares.

Os documentos poderão ser entregues em qualquer momento a partir do início da graduação, desde que se observe as datas limites (semestrais) previstas no Calendário Acadêmico.

Atenção: não deixem para entregar tudo no último ano de graduação, pois o prazo pode ser curto para regularização de possíveis pendências em documentos entregues e/ou relativos às especificidades regulamentares das Atividades Complementares.

Não entregando dentro do prazo final do seu curso, não será possível fazer parte da colação de grau oficial, porém poderá colar grau no semestre seguinte após completar a carga horária prevista e em casos especiais, solicitar uma colação de grau extemporânea.

Obs.: Será necessário fazer um pedido de matrícula em Atividades Complementares para a regularização das horas faltantes.

Não. As horas continuarão no sistema e você poderá terminar de completar no próximo período ou em outro momento desde que não ultrapasse o prazo máximo de integralização de um curso, sendo este prazo considerado como a soma de seu tempo mínimo de duração mais 50% (cinqüenta por cento) do mesmo.

Obs.: Será necessário fazer um pedido de matrícula em Atividades Complementares para a regularização das horas faltantes.

Não. É necessário fazer horas em pelo menos 3 grupos diferentes dentre os grupos de atividades de I a VII, pois cada grupo só poderá aproveitar no máximo 40% da carga horária exigida pelo curso (observando a estrutura em que está matriculado).

Obs.: para os entrantes a partir de 2014 as Atividades Complementares deverão ser cumpridas obrigatoriamente no grupo VIII e opcionalmente em, pelo menos 03 (três) dentre os grupos de atividades de I a VII. Em nenhum dos grupos será considerada carga horária superior a 40% (quarenta por cento) da carga horária mínima estabelecida para o curso em cada grupo.

Não. As horas deverão ser completadas em pelo menos 4 (quatro) atividades diferenciadas dentre os grupos de I a VII, sendo que as atividades do grupo VIII (obrigatórias para os alunos que iniciaram o curso a partir de 2014) serão definidas conforme o projeto pedagógico do curso matriculado.
Por serem as Atividades Complementares extracurriculares, não podem ser considerados os eventos que ocorram concomitantemente com a aula registrada no diário ou que façam parte da carga horária de prática pertencente ao currículo. 

Neste caso, se poderá aproveitar somente quando o professor do horário não for contar como carga horária da sua disciplina e este se responsabilize em controlar a participação dos alunos entregando a lista de presença com as assinaturas na Coord. de Atividades Complementares juntamente com o Anexo III - Pedido para Lista de Presença em Eventos, devidamente preenchido.

O ideal é que consiga um certificado ou uma declaração (papel timbrado com carimbo de CNPJ). Caso não seja possível, preencha o Anexo IV - Formulário de Documento Comprobatório de Presença em Eventos e peça para um responsável pelo evento assinar e colocar os dados pedidos nele. Este anexo só é usado em último caso. 
Sim. Além das atividades específicas de cada curso, o UNIFEMM propicia eventos de Atividades Complementares em sábados pré-definidos no Calendário Acadêmico do UNIFEMM.

Estes eventos são organizados pelos diversos cursos de graduação, que buscam assuntos dentro de suas áreas que possam ser de interesse geral, contribuindo para ampliar os conhecimentos de todos os graduandos, independente do curso que faz. 

Geralmente são abertos à comunidade.

A carga horária destes eventos será sempre de 5 (cinco) horas por participação integral nos eventos.

As Atividades específicas dos cursos são comunicadas pela coordenação do curso, professores e secretarias das Unidades Acadêmicas.

As previstas no Calendário Acadêmico do UNIFEMM serão divulgadas no Portal Universitário UNIFEMM / Eventos / Atividades Complementares, bem como nas TVs Digitais da Instituição, Mídias Sociais, e-mail dos alunos cadastrados na instituição, banner no portal do aluno e cartazes afixados nas Unidades Acadêmicas e na biblioteca. 

O controle é feito através da leitura do cartão magnético e/ou listagem escrita. Estas atividades não são cobradas.

Obs.: Não esquecer de levar a carteira de estudante ou saber o número de matrícula.

As Atividades Complementares realizadas no âmbito do UNIFEMM, por suas Unidades, deverão ser controladas pelas mesmas e encaminhadas ao Setor de Atividades Complementares, através de listagem devidamente autenticada pelo responsável, acompanhadas do Anexo III - Modelo de Pedido para Registro de Lista de Presença em Eventos, para o devido registro no Sistema Acadêmico Informatizado do UNIFEMM, sem necessidade de requerimento individual do aluno. 

Obs.: As visitas técnicas que fazem parte da carga horária de prática das disciplinas não podem ser aproveitadas para A.C. Se estas forem extras, pedir ao professor que encaminhe a lista dos alunos que participaram diretamente à Coordenaria de Atividades Complementares.

Nas datas previstas no Calendário Acadêmico para as A.C.: fazer o pedido de declaração à secretária durante o evento ou posteriormente na Coordenadoria de Atividades Complementares, desde que tenha assinado a lista de presença no evento.

Em outras organizadas pelas Unidades Acadêmicas: procurar o organizador do evento ou secretaria para pedir uma declaração de presença.

Acompanhar, o total consolidado de horas de Atividades Complementares já cumpridas e /ou as ainda necessárias de acordo com a estrutura curricular na qual esteja matriculado, no Portal Universitário UNIFEMM Área restrita (no cabeçalho ou rodapé do site) / Aluno / Portal do Aluno / RELATÓRIO DE A.C. / acessar com Usuário e Senha / Serviços On-line / Relatório de Atividades Complementares.

Se tiverem sido lançados alguns documentos que entregou e tiver algum que não foi lançado, procure a Coordenadoria de Atividades Complementares para verificar o motivo. Pode ter excedido o grupo ou necessitar de mais informações sobre o mesmo.

ATENÇÃO: somente é válida a C. H. Computada, portanto verifique o total desta coluna, pois mesmo que você tenha muitas horas na coluna de C. H. Realizada e não tenha cumprido a exigência mínima (3 grupos e 4 atividades diferenciadas), estas não poderão ser aproveitadas.

Significa que este grupo já tem o máximo de horas permitido pela Regulamentação Geral de Atividades Complementares – UNIFEMM, ou seja, 40% do total da carga horária de Atividades Complementares exigidas pelo curso que está fazendo.

Constatando a apresentação de requerimento contendo informações ou documentos falsos ou adulterados, o Setor de Atividades Complementares enviará à autoridade designada no art. 119 do Regimento Geral do Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM, a informação e o requerimento inculcado como fraudulento para instauração do processo administrativo disciplinar, que correrá nos termos dos arts. 122 e seguintes do Regimento Geral do UNIFEMM.

A comprovação dos Cursos à Distância Virtuais se fará mediante acesso ao curso na hora da entrega do pedido de registro, salvo documentos que tiverem “número/chave” para aferição de procedência no site ou, como por exemplo, os cursos do CVT, com a validação pelas pessoas responsáveis pelo mesmo.

Os cursos nesta modalidade só serão aceitos após análise da metodologia utilizada e análise da carga horária em relação ao conteúdo do curso de certificação.

Obs.: tão logo realize um curso à Distância Virtual faça o pedido de registro na Coordenadoria de A.C., pois alguns saem do site e não poderão ser validados impedindo sua contagem como horas. Escolha fazer cursos em sites que tenham como ser validados por esta coordenadoria.

Segundo a lei do Lei do Serviço Voluntário Nº 9.608, DE 18 DE FEVEREIRO DE 1998 em seu Art. 1º: “considera-se serviço voluntário, para fins desta Lei, a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade”.

Em seu Art. 2º, a lei do voluntariado estabelece que “o serviço voluntário será exercido mediante a celebração de termo de adesão entre a entidade, pública ou privada, e o prestador do serviço voluntário, dele devendo constar o objeto e as condições de seu exercício”.

Procedimentos:

1) Preencher o Termo de Adesão junto à entidade onde fará o voluntariado, devidamente assinado pelo presidente e, pelo menos um conselheiro fiscal.

2) Entregar o mesmo na coordenadoria de A.C. para ser aprovado.

3) Após aprovação, iniciar o voluntariado registrando com fotos as atividades desenvolvidas.

4) Ao término do voluntariado anexar ao Termo de Adesão entregue na Coordenadoria de A.C. uma declaração de encerramento com a carga horária total realizada e assinada assinado pelo presidente conselheiro fiscal.

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