Atividades Complementares - UNIFEMM - Centro Universitário de Sete Lagoas
(31) 2106 2106 | ouvidoria@unifemm.edu.br

Atividades Complementares

Atividades Complementares


Atividades Complementares

As Atividades Complementares são aquelas que vêm contribuir e estimular a participação efetiva do aluno em sua formação acadêmica e constituem componentes curriculares obrigatórios para todos os cursos, com carga horária diferenciada a ser cumprida ao longo da graduação. Sendo assim só serão aprovadas as atividades realizadas durante a graduação.

Por serem extracurriculares, não podem ser consideradas aquelas que ocorram concomitantemente com a aula registrada no diário ou que façam parte da carga horária de prática pertencente ao currículo.

As atividades realizadas pelos alunos, dentro e fora do UNIFEMM, devem ser entregues na Coordenadoria de Atividades Complementares, (próxima à secretaria da UEDI – Unidade Acadêmica do Direito), para avaliação e, após aprovação e lançamento no sistema, poderão ser verificadas no Portal Universitário UNIFEMM: www.unifemm.edu.br - ALUNO > ATIVIDADES COMPLEMENTARES > DOCUMENTOS > RELATÓRIO DE A.C.

Acessar: Unidade > Período > Usuário e Senha > Serviços > Rel. ativ.comp. (Considerar somente C.H. Aprovada)

 

Os pedidos de registro de A.C. poderão ser realizados durante todo o período letivo, até a data de recebimento estipulada por esta coordenadoria.

Para as A.C. oferecidas pelo UNIFEMM (previstas no calendário acadêmico), a carga horária será sempre de cinco horas por participação integral nos eventos.

Mais informações, bem como os documentos necessários a serem preenchidos, se encontram disponibilizados no Portal Universitário UNIFEMM: www.unifemm.edu.br - ALUNO > ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Obs.: Acesse também a opção “Dúvidas Frequentes” e esclareça suas dúvidas sobre as Atividades Complementares.

Coordenação Atividades Complementares: Roseane Alvim Chaves 

Secretária: Mariana Pereira Rocha

 

Email: ac@unifemm.edu.br

Ramal: 2154

Localização: Campus I - próximo à secretaria da UEDI – Unidade Acadêmica de Direito.

Horário de funcionamento:  

  • Segunda, quarta e quinta:

13h às 21h (intervalo de 16h às 17h)

  • Terça e Sexta:

7h30 às 16h (intervalo de 12h às 13h)

 

Relatório de A.C


Dúvidas Frequentes


 

PERGUNTAS E RESPOSTAS - FREQUENTES

1 - O que são Atividades Complementares? Para que servem?

As Atividades Complementares são aquelas que vêm contribuir e estimular a participação efetiva do aluno em sua formação acadêmica e constituem componentes curriculares obrigatórios para todos os cursos com carga horária diferenciada a ser cumprida ao longo da graduação, sendo estas correlacionadas com o curso de graduação em que o aluno está matriculado.
Somente aquelas compatíveis com a Regulamentação Geral de Atividades Complementares do UNIFEMM e que sejam correlacionadas com o curso de graduação em que está matriculado.
São distribuídas em 8 grupos de atividades diferenciadas:

- GRUPO I – Atividades de Ensino

1. Monitoria em disciplinas pertencentes ao currículo pleno dos cursos de graduação (iniciação à docência).
2. Disciplinas cursadas para além da carga horária obrigatória.
3. Disciplinas eletivas (em outros cursos) Ex.: Pós-graduação Modulado, Cursos de Extensão.
4. Disciplinas isoladas (em outras instituições) Ex.: Aproveitamento de disciplinas realizadas em outras instituições no caso de transferência e não aproveitadas na Análise de Currículo.
5. Eventos diversos nas áreas do curso de graduação matriculado (seminários, simpósios, congressos, conferências, cursos, lançamentos literários, oficinas, palestras e parcerias comunitárias, Semanas Acadêmicas, mesas redondas, comunicações, cursos/aulas de nivelamento para disciplinas do curso matriculado, etc.).
6. Assistir comprovadamente à defesa de trabalhos de conclusão do curso de graduação matriculado, mestrado ou doutorado (dentro ou fora da instituição).
7. Oficinas de redação, produção de textos e tradução de textos. Ex.: cursos de português, de oratória, de interpretação de textos, de técnicas de apresentação em público.
8. Eventos diversos em áreas não voltadas ao curso de graduação matriculado, mas justificando a correlação com o desenvolvimento profissional (seminários, simpósios, congressos, conferências, cursos, lançamentos literários, oficinas, palestras e parcerias comunitárias, etc.).

- GRUPO II – Atividades de Pesquisa

1. Participação em projetos e programas de iniciação científica no UNIFEMM.
2. Pesquisa voluntária no UNIFEMM, desde que aprovada pelo respectivo colegiado do curso.
3. Trabalhos publicados nas áreas do curso de graduação matriculado ou inscritos em outras áreas afins.
4. Pesquisa em outras instituições privadas ou públicas cujo projeto seja aprovado pelo colegiado do curso.
5. Apresentação de trabalhos em congressos, simpósios, conferências, encontros acadêmicos em geral. Ex.: pôster, painel, comunicação oral, proferir palestras.
6. Publicação de resumos, artigos científicos ou relatórios em anais ou periódicos diversos, revistas acadêmicas, por meio impresso e virtual.

- GRUPO III – Atividades de Extensão

1. Atividades de extensão acadêmica cujo projeto deverá apresentar uma aproximação com a comunidade extra-acadêmica, sendo coordenadas, supervisionadas ou com a aprovação do colegiado do curso.
2. Aprendizagem a distância diversos e virtuais, na área de graduação, sendo que os virtuais terão seus certificados validados na Coordenadoria de Atividades Complementares mediante acesso ao curso na hora da entrega, salvo documentos que tiverem nº para aferição de procedência. Ex. Cursos telepresenciais, virtuais, cursos diversos do CVT. Cursos que tiverem correspondentes em outra atividade aqui especificada serão considerados como a atividade a que eles se referirem.
3. Cursos ou oficinas de línguas estrangeiras – informática – libras.
4. Representação em órgãos colegiados no UNIFEMM ou reconhecidos pelo colegiado do curso Ex.: membro do colegiado do curso.
5. Participação na organização de eventos científico-culturais dentro ou fora do UNIFEMM com a supervisão de algum professor do curso ou com a aprovação do colegiado Ex.: UNIFEMM feito para você, participação na organização das Semanas Acadêmicas das Unidades do UNIFEMM.

- GRUPO IV – Atividades integradas de Ensino, Pesquisa e Extensão

1. Grupos de estudo e pesquisa coordenados e/ou supervisionados por professores da instituição Ex.: participar de monitorias de disciplinas do curso de graduação.
2. Participação de grupos de estudos e pesquisas fora do UNIFEMM, com a supervisão de docente desta e ou a aprovação do colegiado do curso.
3. Participação como monitor em cursos oferecidos à comunidade ou em projetos de extensão e ensino da instituição. Ex.: ministrar oficinas, ministrar aulas dentro da área de graduação.
4. Participação como monitora em cursos oferecidos à comunidade ou projetos de extensão, pesquisa e ensino fora do UNIFEMM, com a supervisão docente desta e a aprovação do colegiado de curso. Ex.: ministrar oficinas, ministrar aulas dentro da área de graduação.
5. Participação em visitas coordenadas ou trabalhos de campo sob supervisão de um professor do curso ou projeto aprovado pelo colegiado.

- GRUPO V – Atividades de Estágio Extracurriculares

1. Atividade de estágio extracurricular, em convênio com o UNIFEMM, mediante a assinatura do termo de compromisso de estágio.
2. Atividade profissional exercida na área do curso de graduação matriculado.

- GRUPO VI – Atividades Culturais

1. Visitas a exposições, museus, teatro, cinema, com a supervisão de um professor do curso ou com projeto aprovado pelo colegiado. Ex.: feiras relacionadas à área de graduação, filmes comentados, caminhadas ecológicas de órgãos reconhecidos pelo UNIFEMM.
2. Participação comprovada em programas de produção, criação e intercâmbio cultural reconhecidos pelo UNIFEMM. Ex.: participação em concursos literários, mostras culturais, apresentações artísticas, atuação artística em abertura de eventos, apresentação de teatro coorporativo, participação em olimpíadas, gincanas acadêmicas, participar de campeonatos esportivos.

- GRUPO VII – Atividades de Voluntariado e Responsabilidade Social

1. Participação em projetos educativos como voluntário ou monitor de ONGS, associações comunitárias, sindicatos, etc.
2. Trabalho voluntário em ONGS, associações comunitárias, sindicatos, CIPA, Associações de Bairro, Associações Escolares, etc. Ex.: organização de SIPAT, Doação de Sangue, Cadastro para Doação de Medula Óssea, Amigos da Escola, Ação Solidária em escolas, Dia da Responsabilidade Social – UNIFEMM.
3. Representação em organizações ou órgãos colegiados de defesa dos direitos humanos e promoção da cidadania. Ex.: conselheiro tutelar, cargo em diretoria de sindicatos, de ONGS, de Diretório Acadêmico, Presidente/Mesário em eleições, Titular de Conselho Municipal.

- GRUPO VIII – Atividades Obrigatórias ( para os alunos que iniciaram a partir de 2014)

1. Participação e aprovação em cursos de nivelamento definidos conforme Projetos Pedagógicos dos cursos.
2. Participação em outras atividades obrigatórias definidas em conformidade com o Projeto Pedagógico dos cursos como estratégias de formação do aluno.

Sim. Para tal, apresente junto ao pedido de registro devidamente preenchido, uma cópia da carteira de trabalho (páginas de identificação e contrato de trabalho), a CTPS original para validação e caso a função não esteja atualizada e compatível com o curso de graduação, deverá ser apresentada uma declaração das funções desempenhadas na empresa, desde que correlacionadas com o curso de graduação.

Somente se a carga horária for superior à carga horária obrigatória do curso. 

Neste caso, é necessário entregar o Pedido de Registro na Coord. de A.C. juntamente com o contrato de estágio e sua rescisão para comprovação da realização do mesmo. 

Caso tenha excedido as horas de estágio obrigatório e não tenha terminado o contrato mas queira entregar as horas que excederam, deverá apresentar uma declaração de que ainda está estagiando ou uma declaração de horas de estágio extracurriculares emitida pela Central de Estágio do UNIFEMM.

Obs.: O estágio para fins de horas em A.C. deverá ser entregue neste setor e não será repassado automaticamente da Central de Estágio para esta coordenadoria.

Não. O estágio, mesmo sendo para computar como horas de Atividades Complementares deverá ser autorizado  pelo Núcle de Carreiras do UNIFEMM mediante assinatura de Contrato de Estágio.

Obs.: Não inicie o estágio antes de procurar informações no Núcleo de Carreiras.

Poderá aproveitar, desde que compatíveis com o curso matriculado e equivalentes ao estabelecido na Regulamentação Geral de Atividades Complementares - UNIFEMM, não podendo ser superior a conferida nela:

 A carga horária de Atividades Complementares cumprida no curso de origem.

 A carga horária de disciplinas cumpridas no curso de origem e que não foram aproveitadas na análise do currículo.

Cada documento (cópia) que comprove as horas deve ser entregue juntamente com um Anexo II - Formulário de Pedido de Registro da Regulamentação Geral de Atividades Complementares – UNIFEMM, devidamente preenchido, fazendo-se necessário a apresentação do original para validação na hora da entrega.

Obs.: a comprovação de participação em eventos onde não se forneçam certificado ou declaração será encaminhada através do preenchimento do Anexo IV - Formulário de Documento Comprobatório de Presença em Eventos, com a sua programação em anexo, preferencialmente.

Este formulário deve ter carimbo com CNPJ da instituição ou CPF e Carimbo Profissional do responsável com telefone para contato.

No Portal do Aluno Universitário: www.uinifemm.edu.br

ALUNO>ATIVIDADES COMPLEMENTARES > DOCUMENTOS

Nas centrais de Cópias do UNIFEMM: na Pasta de Atividades Complementares

Os documentos poderão ser entregues em qualquer momento a partir do início da graduação, desde que se observe as datas limites (semestrais) previstas no Calendário Acadêmico.

Atenção: não deixem para entregar tudo no último ano de graduação, pois o prazo pode ser curto para regularização de possíveis pendências em documentos entregues e/ou relativos às especificidades regulamentares das Atividades Complementares.
Não entregando dentro do prazo final do seu curso, não será possível fazer parte da colação de grau oficial da sua turma, porém poderá colar grau no semestre seguinte após completar a carga horária prevista e em casos especiais, solicitar uma colação de grau extemporânea.

Obs.: Será necessário fazer um pedido de matrícula em Atividades Complementares para a regularização das horas faltantes.

Não. É necessário fazer horas em pelo menos 3 grupos diferentes dentre os grupos de atividades de I a VII, pois cada grupo só poderá aproveitar no máximo 40% da carga horária exigida pelo curso (observando a estrutura em que está matriculado).

Obs.: para os entrantes a partir de 2014 as Atividades Complementares deverão ser cumpridas obrigatoriamente no grupo VIII e opcionalmente em, pelo menos 03 (três) dentre os grupos de atividades de I a VII. Em nenhum dos grupos será considerada carga horária superior a 40% (quarenta por cento) da carga horária mínima estabelecida para o curso em cada grupo.

Não. As horas deverão ser completadas em pelo menos 4 (quatro) atividades diferenciadas dentre os grupos de I a VII, sendo que as atividades do grupo VIII (obrigatórias para os alunos que iniciaram o curso a partir de 2014) serão definidas conforme o projeto pedagógico do curso matriculado.
Por serem as Atividades Complementares extracurriculares, não podem ser considerados os eventos que ocorram concomitantemente com a aula registrada no diário ou que façam parte da carga horária de prática pertencente ao currículo. 

Neste caso, se poderá aproveitar somente quando o professor do horário não for contar como carga horária da sua disciplina e este se responsabilize em controlar a participação dos alunos entregando a lista de presença com as assinaturas na Coord. de Atividades Complementares juntamente com o Anexo III - Pedido para Lista de Presença em Eventos, devidamente preenchido.

O ideal é que consiga um certificado ou uma declaração (papel timbrado com carimbo de CNPJ). Caso não seja possível, preencha o Anexo IV - Formulário de Documento Comprobatório de Presença em Eventos e peça para um responsável pelo evento assinar e colocar os dados pedidos nele. Este anexo só é usado em último caso. 
Sim. Além das atividades específicas de cada curso, o UNIFEMM propicia eventos de Atividades Complementares em sábados pré-definidos no Calendário Acadêmico do UNIFEMM.

Estes eventos são organizados pelos diversos cursos de graduação, que buscam assuntos dentro de suas áreas que possam ser de interesse geral, contribuindo para ampliar os conhecimentos de todos os graduandos, independente do curso que faz. 

Geralmente são abertos à comunidade.

A carga horária destes eventos será sempre de 5 (cinco) horas por participação integral nos eventos.

As Atividades específicas dos cursos são comunicadas pela coordenação do curso, professores e secretarias das Unidades Acadêmicas.

As previstas no Calendário Acadêmico do UNIFEMM serão divulgadas no Portal Universitário UNIFEMM, bem como nas TVs Digitais da Instituição, Mídias Sociais, e-mail dos alunos cadastrados na instituição, banner no portal do aluno e cartazes afixados nas Unidades Acadêmicas e na biblioteca. 

O controle é feito através da leitura do cartão magnético e/ou listagem escrita. Estas atividades não são cobradas.

Atenção: é imprescindível registrar entrada e saída quando for feito o controle por leitura do cartão magnético

As Atividades Complementares realizadas no âmbito do UNIFEMM, por suas Unidades, deverão ser controladas pelas mesmas e encaminhadas ao Setor de Atividades Complementares, através de listagem devidamente autenticada pelo responsável, acompanhadas do Anexo III - Modelo de Pedido para Registro de Lista de Presença em Eventos, para o devido registro no Sistema Acadêmico Informatizado do UNIFEMM, sem necessidade de requerimento individual do aluno. 

Obs.: As visitas técnicas que fazem parte da carga horária de prática das disciplinas não podem ser aproveitadas para A.C. Se estas forem extras, pedir ao professor que encaminhe a lista dos alunos que participaram diretamente à Coordenaria de Atividades Complementares.

Acompanhar, o total consolidado de horas de Atividades Complementares já cumpridas e /ou as ainda necessárias de acordo com a estrutura curricular na qual esteja matriculado, no Portal Universitário UNIFEMM: www.unifemm.edu.br - ALUNO > ATIVIDADES COMPLEMENTARES > RELATÓRIO DE A.C

Acessar:  Unidade > Período > Usuário e Senha > Serviços > Rel. Ativ.comp.

Se tiverem sido lançados alguns documentos que entregou e tiver algum que não foi lançado, procure a Coordenadoria de Atividades Complementares para verificar o motivo. Pode ter excedido o grupo ou necessitar de mais informações sobre o mesmo.

ATENÇÃO: somente é válida a C. H. Computada, registrada no Relatório de A.C, portanto verifique o total desta coluna, pois mesmo que você tenha muitas horas na coluna de C. H. Realizada e não tenha cumprido a exigência mínima (3 grupos e 4 atividades diferenciadas), estas não poderão ser aproveitadas.

Significa que este grupo já tem o máximo de horas permitido pela Regulamentação Geral de Atividades Complementares – UNIFEMM, ou seja, 40% do total da carga horária de Atividades Complementares exigidas pelo curso que está fazendo.

Constatando a apresentação de requerimento contendo informações ou documentos falsos ou adulterados, o Setor de Atividades Complementares enviará à autoridade designada no art. 119 do Regimento Geral do Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM, a informação e o requerimento inculcado como fraudulento para instauração do processo administrativo disciplinar, que correrá nos termos dos arts. 122 e seguintes do Regimento Geral do UNIFEMM.

A comprovação dos Cursos à Distância Virtuais se fará mediante acesso ao curso na hora da entrega do pedido de registro, salvo documentos que tiverem “número/chave” para aferição de procedência no site ou, como por exemplo, os cursos do CVT, com a validação pelas pessoas responsáveis pelo mesmo.

Os cursos nesta modalidade só serão aceitos após análise da metodologia utilizada e análise da carga horária em relação ao conteúdo do curso de certificação.

Obs.: tão logo realize um curso à Distância Virtual faça o pedido de registro na Coordenadoria de A.C., pois alguns saem do site e não poderão ser validados impedindo sua contagem como horas. Escolha fazer cursos em sites que tenham como ser validados por esta coordenadoria.

Segundo a lei do Lei do Serviço Voluntário Nº 9.608, DE 18 DE FEVEREIRO DE 1998 em seu Art. 1º: “considera-se serviço voluntário, para fins desta Lei, a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade”.

Em seu Art. 2º, a lei do voluntariado estabelece que “o serviço voluntário será exercido mediante a celebração de termo de adesão entre a entidade, pública ou privada, e o prestador do serviço voluntário, dele devendo constar o objeto e as condições de seu exercício”.

Procedimentos:

1) Preencher o Termo de Adesão junto à entidade onde fará o voluntariado em três vias, devidamente assinado pelo presidente e, pelo menos um conselheiro fiscal. O modelo de Termo de Adesão se enconra disponibilizado no Portal Universitário UNIFEMM: www.unifemm.edu.br - ALUNO > ATIVIDADES COMPLEMENTARES > DOCUMENTOS.

2) Entregar o mesmo na coordenadoria de A.C. para ser aprovado antes de iniciar o voluntariado.

3) Após aprovação, iniciar o voluntariado registrando com fotos as atividades desenvolvidas.

4) Ao término do voluntariado anexar ao Termo de Adesão entregue na Coordenadoria de A.C. uma declaração de encerramento com a carga horária total realizada e assinada assinado pelo presidente conselheiro fiscal.

SITE DO UNIFEMM - www.unifemm.edu.br > Alunos > Atividades Complementares

FUNCIONAMENTO DA COORDENADORIA DE A.C.

Segunda, quarta e quinta:

13h às 21h (intervalo de 16h às 17h)

Terça e Sexta:

7h30 às 16h (intervalo de 12h às 13h)

TEFEFONE: (31) 2106-2106 - ramal 2154

E-MAIL: ac@unifemm.edu.br

LOCAL: Prédio Buriti (Próximo à secretaria do Direito)

COORDENAÇÃO: Roseane Alvim Chaves

.

Cartilha de Atividades


Sugestões


Sua opinião é muito importante para nós. Envie sugestões de Atividades Complementares para que possamos propiciar momentos de enriquecimento e ampliação dos conhecimentos acadêmicos de nossos graduandos. É só enviar para: sugestoes.ac@unifemm.edu.br. 

Como construir uma Carreira de Sucesso

A+
A
A-
PD
AC