Enade - UNIFEMM - Centro Universitário de Sete Lagoas
3121062106 | ouvidoria@unifemm.edu.br

Dúvidades frequentes ENADE



É o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Graduação, sendo um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).


Mensurar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundiais e a outras áreas de conhecimento.


Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o ENADE constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao ENADE.


·         Ingressantes – estudantes que iniciaram o curso em 2019,  estão devidamente matriculados e tenham de 0% a 25% da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o último dia do período de retificação das inscrições do ENADE 2019.

·         Concluintes dos Cursos de Bacharelado – estudantes com expectativa de conclusão do curso até julho de 2020 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até o último dia do período de retificação das inscrições do ENADE 2019.

·         Concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia – estudantes com expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2019 ou que tenham cumprido 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do até o último dia do período de retificação das inscrições do ENADE 2019.

Apesar de as inscrições serem necessárias para os ingressantes e concluintes delimitados, fazem a prova, efetivamente, apenas os concluintes. Todas as inscrições são de responsabilidade das Instituições de Educação Superior (IES).


O estudante concluinte habilitado ao ENADE 2019, que não realizar a prova, não poderá colar grau e, consequentemente, receber o seu diploma, enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o ENADE é componente curricular obrigatório).


Conforme Portaria MEC nº 828, de 16/04/19, serão avaliados, em 2019, os estudantes de cursos do UNIFEMM vinculados às seguintes áreas:

Bacharelado em:

  • Arquitetura e Urbanismo
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Química
  • Nutrição

Um bom resultado no Enade valoriza o aluno, a instituição e consequentemente o seu diploma frente à sociedade e ao mercado de trabalho. Com um resultado positivo, a qualidade de seu curso é ressaltada e ganha destaque nacional quando comparado com outras instituições de ensino superior. Além disso, o conceito positivo no Enade proporciona ao futuro aluno ingressante maior possibilidade de financiamento estudantil (FIES) e bolsa do PROUNI.

 


O Edital 43, de 04/06/19, evidencia as situações de dispensa de estudantes junto ao ENADE 2018. Os estudantes que se enquadram nestas situações são:

* os estudantes de cursos avaliados pelo Enade 2019 que colarem grau até 30 de Agosto de 2019;

* os estudantes de cursos avaliados pelo Enade 2019 que estiver sem vínculo com a IES até o dia 30 de Agosto de 2019;

* os estudantes ingressantes habilitados, devidamente inscritos pela IES;

* os estudantes concluintes habilitados, devidamente inscrito pela IES, de curso oferecido na modalidade de educação à distância e que esteja vinculado a polo de apoio presencial localizado no exterior; (neste caso, é obrigatório o preenchimento do QE)

* os estudantes concluintes matriculados em cursos não descritos no edital nº 43 de 04 de Junho de 2019 e que não estejam em situação de irregularidade junto ao Exame.


Assim como em 2017 e 2018, também neste ano a inscrição continua sendo responsabilidade do coordenador, mas cada estudante deve realizar seu cadastro, informando suas especificidades, inclusive com relação a necessidade de atendimento especializado, além de outros dados pessoais, como CPF, telefone e email, para o qual serão enviadas as informações relativas ao Exame. Efetivar o Cadastro é fundamental para o preenchimento do Questionário do Estudante.


O Questionário do Estudante estará acessível durante o período de 02 de setembro a 21 de novembro de 2019 e deverá ser respondido pelos concluintes dos cursos avaliados em 2019 exclusivamente por meio da página http://enade.inep.gov.br. Seu preenchimento é obrigatório e o aluno que não o preencher dentro do prazo estabelecido ficará irregular junto ao ENADE, mesmo que tenha feito a prova.


O Edital nº43, de 04/06/19, determina que a informação acerca do local da prova estará disponível ao aluno a partir de 08/11/19, na página http://enade.inep.gov.br, e que o mesmo poderá consulta-la com a utilização de sua senha, que é pessoal e intransferível.


Os estudantes deverão conhecer antecipadamente o seu local de prova e estimar o tempo necessário ao percurso desde sua residência, observando a data e o horário estabelecido – 13:30h (horário oficial de Brasília) do dia 24 de novembro de 2019. Destaca-se a importância de se chegar com antecedência ao local de prova – a recomendação é chegar às 12:00 horas, para localizar a sala e cumprir outras formalidades. Eles deverão estar munidos de documento oficial de identificação com fotografia. A participação no ENADE 2018 será atestada por meio da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova.


De acordo com o Edital nº43, de 04/06/19, o estudante que deixar o local de prova antes de 1 (uma) hora do seu início responderá pelas mesmas consequências daquele que não compareceu ao exame. Ou seja, será considerado “ausente” e ficará em situação irregular junto ao ENADE 2019.


Para sair do local de aplicação do exame com o caderno de prova, o aluno deverá permanecer em sala por um tempo mínimo de 3 horas e 30 min.


De acordo com a tabela abaixo, a prova é composta de 40 questões entre Formação Geral e Formação Específica e outras 9 questões do Questionário de Percepção da Prova. Sobre a prova de Formação Geral, serão 2 questões discursivas e 8 questões objetivas, enquanto para Formação Específica serão 3 questões discursivas e 27 questões objetivas. O questionário de Percepção da Prova não é avaliado, porém é de extrema importância conhecer sua opinião sobre as questões avaliadas. 

Partes

Número de questões

Peso das questões no componente

Peso dos componentes no cálculo da nota

Formação Geral / Discursivas

D1 e D2

40%

25%

Formação Geral / Objetivas

1 a 8

60%

Componente Específico / Discursivas

D3 a D5

15%

75%

Componente Específico / Objetivas

9 a 35

85%

Questionário de Percepções da Prova

1 a 9

-

-

Fonte: Prova ENADE, 2014.


Os participantes do Enade agora contam com um aplicativo para resolver várias situações relacionadas ao exame. O App Enade  já está disponível nas plataformas Google Play e Apple Store. Com a nova tecnologia, o participante, utilizando smartphones e tablets, poderá, por exemplo, consultar o cronograma completo do exame, um mural de avisos constantemente atualizado pelo Inep, além de uma seção de perguntas frequentes. Também é possível preencher o cadastro, solicitar atendimento especializado, específico ou por nome social, se necessário. O questionário do estudante também poderá ser preenchido pela nova ferramenta, dando acesso à consulta ao local de provas, quando essa informação estiver disponível.

 


A+
A
A-
PD
AC
Atendimento via chat
Atendimento via chat