Enade - UNIFEMM - Centro Universitário de Sete Lagoas
(31) 2106 2106 - 0800 283 0648 | ouvidoria@unifemm.edu.br

Dúvidades frequentes ENADE



É o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Graduação, sendo um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).


Mensurar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundiais e a outras áreas de conhecimento.


Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o ENADE constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao ENADE.


Estudantes ingressantes que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2016 e que tenham concluído até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso até 31 de agosto de 2016.

Estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2017, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até 31 de agosto 2016.

Em 2016, os alunos ingressantes devem ser inscritos, mas ficam dispensados da prova ENADE.


O estudante concluinte habilitado ao ENADE 2016, que não realizar a prova, não poderá colar grau e, consequentemente, receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o ENADE é componente curricular obrigatório).


No item 4 deste questionário estão listados aqueles alunos que devem participar do ENADE em 2016. Também em acordo com a Portaria Normativa nº 05 de Março de 2016 definiu que o Enade 2016 destina-se às seguintes áreas no UNIFEMM:

I - que conferem diploma de bacharel em:

Educação Física Bacharelado;

Enfermagem

Nutrição


Um bom resultado no Enade valoriza o aluno, a instituição e consequentemente o seu diploma frente à sociedade e ao mercado de trabalho. Com um resultado positivo, a qualidade de seu curso é ressaltada e ganha destaque nacional quando comparado com outras instituições de ensino superior. Além disso, o conceito positivo no Enade proporciona ao futuro aluno ingressante maior possibilidade de financiamento estudantil (FIES) e bolsa do PROUNI.


Portaria Normativa N° 5, de 9 de Março de 2016, evidencia as situações de dispensa de estudantes junto ao ENADE 2016. Os estudantes que se enquadram nestas situações não precisam ser inscritos para participar do Exame:

* matriculados em cursos não descritos na Portaria Normativa nº 05 de 9 de Março de 2016;

* que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2016;

* oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data de realização do Enade 2016, em instituição conveniada com sua instituição de origem.

 

Em 2016, os alunos ingressantes devem ser inscritos, mas ficam dispensados da prova ENADE.


O Questionário do Estudante estará acessível durante o período de 20 de outubro a 20 de novembro de 2016 e poderá ser respondido pelos concluintes dos cursos avaliados em 2016 exclusivamente por meio da páginahttp://portal.inep.gov.br. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento completo do Questionário do Estudante.


1. A Portaria Normativa nº 5/2016 determina que a informação do local de prova seja sequenciada ao preenchimento doQuestionário do Estudante, para fins de cumprimento da obrigatoriedade instituída pela Portaria Normativa nº. 40/2007, em sua atual redação. Assim, apenas o próprio estudante terá acesso à informação do seu local de prova por meio da página da Internet http://portal.inep.gov.br, durante o período de 20 de outubro a 20 de novembro de 2016, quando será permitida a impressão do Cartão de Informação do Estudante.

2. A impressão do Cartão de Informação do Estudante não é requisito imprescindível à participação na prova, porém o estudante deve comparecer, no local, dia e horário especificados, munido de documento oficial de identificação(com fotografia). Não será admitido acesso à prova em local diferente daquele determinado pelo Inep, nem tampouco com cópia, ainda que autenticada, do respectivo documento de identificação.


Os estudantes deverão conhecer antecipadamente o seu local de prova e estimar o tempo necessário ao percurso desde sua residência, observando a data e o horário estabelecido – 13h (horário oficial de Brasília) do dia 20 de novembro de 2016. Destaca-se a importância de chegar com antecedência ao local de prova definido no ‘Cartão de Informação do Estudante’, para localizar a sala e cumprir outras formalidades. Eles deverão estar munidos de documento oficial de identificação com fotografia. A participação no Enade 2016 será atestada por meio da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova.


De acordo com a Portaria Normativa nº 05/2016, o estudante que deixar o local de prova antes de 1 (uma) hora do seu início responderá pelas mesmas consequências daquele que não compareceu ao exame. Ou seja, será considerado “ausente” e ficará em situação irregular junto ao Enade 2016.


Para sair do local de aplicação do exame com o caderno de prova, o aluno deverá permanecer em sala por um tempo mínimo de 3 horas.


De acordo com a Tabela abaixo, a prova é composta de 40 questões entre Formação Geral e Formação Específica e outras 9 questões do Questionário de Percepção da Prova. Sobre a prova de Formação Geral, serão 2 questões discursivas e 8 questões objetivas, enquanto para Formação Específica serão 3 questões discursivas e 27 questões objetivas. O questionário de Percepção da Prova não é avaliado, porém é de estrema importância conhecer sua opinião sobre as questões avaliadas. 

Partes Número de questões Peso das questões no componente Peso dos componentes no cálculo da nota
Formação Geral / Discursivas D1 e D2 40% 25%
Formação Geral / Objetivas 1 a 8 60%
Componente Específico / Discursivas D3 a D5 15% 75%
Componente Específico / Objetivas 9 a 35 85%
Questionário de Percepções da Prova 1 a 9 - -

 

Fonte: Prova ENADE, 2014.


SUA CARREIRA COMEÇA AQUI, CLIQUE E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

A+
A
A-