TCC - UNIFEMM - Centro Universitário de Sete Lagoas
(31) 2106 2106 | ouvidoria@unifemm.edu.br

TCC


O Trabalho de Conclusão de curso - TCC é uma etapa fundamental na  formação do aluno e também uma oportunidade de concretização das  competências relacionadas ao Método Científico, que pode culminar, por  exemplo, com a publicação do Trabalho. Trata-se da sistematização do conhecimento sobre um determinado objeto de estudo, de interesse da  área de formação do curso, e deve ser feito com orientação direta de um  docente com formação na área. 

A Coordenação de Atividades de Trabalho de Conclusão de Curso –  TCC, em conjunto com a Secretaria de Atividades de TCC, é  responsável pelo acompanhamento de todo o desenvolvimento do  processo de elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso  (Trabalhos Acadêmicos e Monografias), em todas as unidades de ensino,  além de receber os trabalhos, agendar bancas, receber e arquivar atas,  preparar relatório de notas, mediação entre orientandos e orientadores  de TCC, dentre outras questões relativas aos Trabalhos de Conclusão de  Curso.

O processo de elaboração e orientação de cada TCC é acompanhado também por meio da Plataforma de TCC, em que orientando e orientador farão os registros do andamento do processo, dando mais visibilidade para o trabalho e a possibilidade de um acompanhamento mais efetivo. Clique aqui para baixar o tutorial de acesso e funcionamento da Plataforma de TCC. 

A Secretaria de TCC funciona no andar térreo do prédio Jequitibá, no período de 09h às 21h.

As turmas de dependência em TCC (turmas especiais) também seguem  o Regulamento e as novas políticas de TCC.

Aviso importante para alunos em Dependência de TCC: No início do semestre letivo os alunos matriculados em dependência de TCC (ou Monografia ou Trabalho Acadêmico)  devem procurar a Secretaria de TCC para cadastramento.



EQUIPE SECRETARIA E COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES DE TCC: 

Coordenação de Atividades de TCC

Coordenador: Prof. Frederico Reis Marques de Brito 

Profa. Eliane da Silva Machado: eliane.machado@unifemm.edu.br 

Secretaria de Atividades de TCC:

Daniele Alves Rodrigues

Solisângela das Graças Rodrigues de Oliveira

Estagiária: Nathalia Aparecida Lopes Evangelista

tcc@unifemm.edu.br - Ramal: 2194

Informações Importantes


O processo de elaboração de TCC é desenvolvido nos ciclos de TCC. Para as turmas regulares esse ciclo tem duração de dois semestres consecutivos, começando com a definição do orientador e do tema de TCC - na disciplina de Projeto de TCC (ou equivalente) - e encerrando com o depósito e a defesa do TCC. Para as turmas especiais (alunos em dependência de TCC) o ciclo tem duração de 1 semestre, pois o Projeto de TCC já estará previamente aprovado.

A Elaboração do Projeto de TCC é uma disciplina e como tal conta com um professor, responsável pelas orientações metodológicas e de normatização, bem como pela gestão da disciplina. Cada aluno conta ainda com o apoio de um Professor Orientador. Esse professor deve ter formação e/ou experiência na área do tema de interesse do aluno e que será proposto para a elaboração do Trabalho. Cabe ao Orientador dar as diretrizes para pesquisa do referencial teórico e para escolha da metodologia adequada para cada tipo de trabalho, bem como dar o suporte técnico necessário para formulação do Projeto. O Professor Orientador participa também da Avaliação do Projeto.

Após consultar o posível orientador e pré-estabelecer uma sugestão de tema,  o aluno deve cadastrar seu trabalho na Plataforma de TCC, informando o tema e o orientador previamente acertado.

Atenção! É necessário confirmar o cadastro!  Após o cadastramento do TCC a plataforma envia um e-mail de confirmação para o email do aluno cadastrado no banco de dados do UNIFEMM. É necessário confirmar o cadastramento para que o orientador possa formalizar o aceite à orientação.  Mais informações estão disponíveis no Tutorial de Acesso à Plataforma.

A aprovação do Projeto na disciplina de Projeto de TCC é condição necessária para a Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, conforme determina o Regulamento de Atividades de TCC

A elaboração do TCC tem caráter individual e será orientado pelo mesmo professor indicado para orientação na etapa da Elaboração do Projeto. Os TCCs e os Projetos de TCC devem ser elaborados em conformidade com o Manual Metodológico do UNIFEMM.  Esse será um dos critérios de avaliação do Trabalho.

Lembre-se de que é responsabilidade do aluno a elaboração do TCC e que, portanto, ele deve sempre buscar suporte e orientação com seu Orientador. O TCC não pode ser elaborado sem acompanhamento do orientador.

O TCC precisa ser encaminhado ao orientador com a devida antecedência para que ele faça a leitura da versão final e solicite as últimas correções. Fique atento ao prazo para entrega dessa última versão ao seu orientador. Caberá a ele decidir se o depósito será ou não autorizado.

O depósito do TCC (ou seja, entrega do Trabalho para avaliação da banca) deverá ser feito de forma virtual, por meio da Plataforma de TCC, e de forma física, com a entrega de 3 (três) vias impressas à Secretaria de Atividades de TCC.  Para o depósito do trabalho na Plataforma é indispensável a autorização prévia do orientador, também via Plataforma. 

O professor orientador postará, juntamente com o Relatório Final, a Sugestão de Banca, com indicação de possíveis avaliadores para o TCC. As sugestões recebidas serão avaliadas pela Coordenação de Curso e pela Coordenação de Atividades de TCC, cabendo a essa última o parecer final.

IMPORTANTE: Não é possível o depósito do TCC depois do prazo de depósito expirado.

Após o depósito a Secretaria de Atividades de TCC divulgará o cronograma contendo datas, horários e formação das bancas de defesa do TCC.


Fique atento aos prazos determinados para seu ciclo de TCC!  Acesse a página de Calendários para visualização dos prazos dos ciclos vigentes.

Orientações Ciclo Regular 2017 - Fase de TCC

Orientações Ciclo de Dependência 2017-2o semestre

Orientações Ciclo Regular 2017-2018

 

 

 

Calendário de TCC


Conforme determina o Regulamento de atividades de TCC o cumprimento dos prazos de entrega de cada uma das etapas de elaboração do Projeto ou do TCC é condição necessária para aprovação. Portanto, fique atento aos prazos e procure sempre entregar as etapas de sua responsabilidade com antecedência.

 Ciclo Regular 2017 - 2a Fase


Ciclo Regular 2017/2018 


 Ciclo Dependência 2017- 2o Semestre 


 

 

Perguntas Frequentes


Resposta: Conforme determina o Regulamento de Atividades de TCC, o Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório para todos os cursos do UNIFEMM, exceto para os Cursos Superiores de Tecnologia.
Resposta: Os TCCs no UNIFEMM são organizados por Ciclos. Existem dois tipos de Ciclos. Ciclo regular: para alunos que vão começar o processo de TCC, e que ainda não têm o Projeto de TCC aprovado. Tem duração de 2 semestres consecutivos e duas fases de execução consecutivas: A 1ª se inicia na definição de tema/orientador do TCC, na disciplina de elaboração de projeto ou equivalente. Já a 2ª consiste na elaboração do TCC sob a orientação de um professor-orientador e se estende até a defesa do mesmo. Ciclo de Dependência: para alunos que não fizeram TCC ou foram reprovados no TCC, mas que tenham Projeto de TCC aprovado. Tem duração de um único semestre e fase única de execução.
Resposta: A Plataforma de TCC está disponível online, a partir do seguinte caminho: Site UNIFEMM -> Aluno -> TCC -> Sistema de TCC. Você deve usar o seu número de matrícula e a senha que você utiliza para acessar o sistema aula.
Resposta: Antes de mais nada é preciso ter ideias de temas de seu interesse. Com a ideia do tema em mãos, você deve procurar um professor do UNIFEMM que se alinhe a essa temática. Agende com ele uma conversa, discuta em linhas gerais o que pretende estudar e faça o convite. A partir do aceite do orientador você deve fazer o cadastro na plataforma para formalizar o processo de orientação.

Resposta: Em alguns casos específicos a Coordenação de Atividades de TCC, consultando a Coordenação de Curso, pode autorizar a orientação externa, com co-orientação de um professor do UNIFEMM. Os interessados deverão solicitar a co-orientação com antecedência junto à Secretaria de Atividades de TCC.

Resposta: Os encontros de orientação devem ser agendados pelo orientador e o aluno. O aluno poderá, sempre que necessário, solicitar um encontro com o seu orientador. Os encontros podem ser agendados via plataforma de TCC ou por outros meios de comunicação escrita (email, etc). São necessários pelo menos três encontros durante o semestre de elaboração do TCC.
Resposta: A troca de orientador só é permitida em casos bastante específicos, apresentada justificativa. O requerimento para troca deve ser feito à Coordenação de Atividades de TCC que, após análise criteriosa, e com anuência do orientador atual e do possível novo orientador, decidirá sobre a possibilidade de mudança.
Resposta: Em alguns casos é permitida a co-orientação, desde que solicitada à Coordenação de Atividades de TCC, com justificativa da necessidade dessa co-orientação e o "de acordo" do respectivo coordenador de curso. Caberá a Coordenação de Atividades de TCC a deliberação.
Resposta: TCC é um nome genérico, utilizado para designar o trabalho de fechamento de curso, que pode ser uma monografia, um artigo, entre outros, dependendo do que determina o Projeto Pedagógico de cada curso. O Projeto Pedagógico determina ainda a natureza do Trabalho, se pode ser uma Revisão Bibliográfica ou se deve ter natureza teórico-prática. Consulte o Projeto Pedagógico de seu curso para verificar os tipos de trabalho aceitos.
Resposta: Não. O ciclo de TCC pressupõe a elaboração de um projeto na 1ª fase e somente com o projeto aprovado você pode dar início à elaboração do TCC.
Resposta: Você só pode elaborar um TCC a partir de um projeto de pesquisa aprovado na disciplina de Elaboração de Projeto de TCC ou equivalente. Caso não tenha um projeto procura a secretaria de Atividades de TCC para mais esclarecimentos.

Se você não foi aprovado na disciplina de elaboração de projeto, você não pode se matricular em elaboração de monografia ou TCC. Nesse caso você deve cursar a disciplina de elaboração de projeto e no semestre seguinte, se seu projeto tiver sido aprovado, você poderá cursar a monografia ou TCC.
Resposta: O melhor seria não trocar o tema, pois será necessário a construção de outro projeto de TCC sobre a nova temática. Isso demandará mais tempo e pode inviabilizar a conclusão do TCC dentro do mesmo semestre. 

Mas se você realmente optar pela mudança, você terá que fazer um requerimento à Coordenação de Atividades de TCC, justificando a necessidade da troca de tema e será necessário o aval do orientador para tal mudança. Caberá a Coordenação de Atividades de TCC definir sobre o requerimento.
Resposta: Sim, desde que essa troca não signifique mudança de tema. Basta você conseguir a carta de autorização da nova empresa e protocolar na Secretaria de Atividades de TCC, juntamente com um requerimento explicando os motivos dessa troca.
Resposta: Ao longo do processo de orientação o professor-orientador deve preencher os Relatórios Parciais de Orientação, atentando-se para os prazos de entrega previstos no Calendário de Atividades de TCC. 
Esses relatórios indicam a avaliação do orientador sobre o andamento do Projeto ou do TCC, bem como o desempenho do aluno até o momento. 

Os relatórios devem sempre ser encaminhados aos alunos, para conhecimento. O aluno deve entregar esse relatório na Secretaria de Atividades de TCC, respeitando os prazos previstos no calendário do ciclo de TCC. Ressalta-se que o Relatório é uma segurança para o orientador e orientando, pois registra as avaliações parciais do desenvolvimento do trabalho.
Resposta: Apresentar como próprio qualquer tipo de trabalho acadêmico (projeto de pesquisa, trabalho de conclusão de curso, artigo científico, ensaio e outros), com conteúdo literalmente copiado ou reescrito sem a devida indicação do autor original (citação) e identificação completa do documento consultado (referência) configura plágio. 

É importante lembrar que plágio é crime e o aluno que por ventura utiliza-lo deverá arcar com as consequências legais e regimentais cabíveis.

O orientador deve acompanhar o desenvolvimento do Trabalho que está sendo elaborado pelo seu orientando, a fim, entre outros, de identificar eventuais plágios ou a apresentação de TCCs de outra autoria. Cabe ao Orientador reprovar o aluno se identificada alguma dessas situações, não autorizando o depósito e informando formalmente à Coordenação de Atividades de TCC assim que identificado o problema. Em último caso, os membros da Banca Avaliadora também poderão reprovar o TCC por plágio ou fraude.
Resposta: Sim. O TCC tem por finalidade complementar a formação acadêmica do aluno, além de lhe propiciar a oportunidade de integrar e aplicar conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos obtidos no decorrer do curso. O TCC proporciona meios para o desenvolvimento da autonomia intelectual e criatividade do aluno, prepara o aluno para sua iniciação na produção e disseminação do conhecimento, além de orientá-lo para o aprofundamento técnico científico no campo do saber próprio de seu curso. O TCC elaborado com ética e qualidade é um passo importante para conquista da autonomia do aluno, que será capaz de construir novos rumos para sua profissionalização

Trabalhos comprados caracterizam-se como um tipo específico de plágio. Ainda que o autor tenha "cedido" seus direitos a você, o trabalho continua a ser plágio porque o leitor que receberá o seu trabalho estará confiando que o texto apresentado é de sua autoria, o que não é verdade. Portanto, ao utilizar esses serviços, além de estar praticando um crime, você estará perdendo uma parte importante de sua formação como profissional qualificado. 

Ressalta-se que falsidade de documentos é crime e que o aluno que a praticar estará sujeito à penalidade de exclusão, de acordo com o regimento geral do UNIFEMM, sem prejuízo das sanções penais eventualmente cabíveis.
Resposta: O termo de responsabilidade de não plágio é um documento que deve ser assinado pelo aluno se responsabilizando por não plagiar seu projeto ou TCC. Sua entrega, devidamente assinado, é obrigatória.
Resposta: O orientador poderá, a seu critério, sugerir os dois avaliadores para comporem a banca de defesa dos TCCs sob sua responsabilidade. Esses professores devem ter formação ou experiência profissional correlata ao tema e devem pertencer ao quadro de orientadores de TCC do respectivo ciclo.

A indicação da banca, devidamente assinada pelo orientador e os avaliadores, deverá ser entregue pelo aluno à Secretaria de Atividades de TCC, no ato do depósito do Trabalho. As sugestões recebidas serão avaliadas pela Coordenação de Curso e pela Coordenação de Atividades de TCC, cabendo a essa última o parecer final.
Resposta: O depósito é construído dos atos de: (1) Entrega das três cópias impressas do TCC na Secretaria de Atividades de TCC, até a data definida no calendário do ciclo (2) Postagem de arquivo contendo o TCC em formato word na Plataforma de TCC. 

O depósito só poderá ser feito mediante autorização expressa do orientador, via Plataforma de TCC, respeitados os prazos estabelecidos pelo Calendário do respectivo Ciclo de TCC. Caso o orientador decida por não autorizar o depósito do TCC o aluno estará automaticamente reprovado.
Resposta: A entrega do trabalho escrito deve ser feita na Secretaria de Atividades de TCC, até a data final estabelecidas pelo calendário do ciclo.

A entrega deverá ser em três (3) vias impressas e encadernadas (encadernação em espiral) e uma cópia virtual gravada em CD ou postada na Plataforma de TCC. 

É importante lembrar que essa entrega só poderá ser realizada após a autorização expressa do orientador, via Plataforma de TCC.

Essa entrega deve também conter a sugestão de banca elaborada em conjunto com o orientador e com ciência dos dois avaliadores, conforme modelo disponibilizado no site do UNIFEMM, usando-se o seguinte caminho: UNIFEMM -> ALUNO -> TCC -> DOCUMENTOS.

Resposta: Sim. Todos os cursos de bacharelado e licenciatura do UNIFEMM têm em seus projetos pedagógicos o TCC como componente curricular obrigatório. A não apresentação do TCC ou a não aprovação do Trabalho pela Banca avaliadora gera reprovação em TCC e inviabiliza a integralização curricular e a colação de grau.

Resposta: A Banca de Defesa do TCC é normatizada pelo Regulamento de Atividades de TCC, devendo ocorrer em sessão pública, previamente divulgada pela Secretaria de Atividades de TCC. Obrigatoriamente a defesa deverá ter duração aproximada de 60 minutos, assim distribuídos: 

  • 20 minutos para apresentação do trabalho; 
  • 15 minutos para cada avaliador (exceto o orientador) para fazer sua arguição e comentários; 
  • 10 minutos, após a arguição de todos os membros da banca avaliadora, para o aluno responder questões não esclarecidas. 

Bancas realizadas em desconformidade com o Regulamento de TCC podem não ser reconhecidas e, consequentemente, as notas dos alunos não serem lançadas.

Resposta: Sim, de acordo com o artigo 17 do Regulamento de Atividades de TCC, a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso perante banca avaliadora deverá ocorrer em sessão pública, com prévia divulgação do local, dia e hora. Já o artigo 25, estabelece que: O aluno que não entregar o Trabalho de Conclusão de Curso ou não comparecer para a apresentação oral, será automaticamente reprovado, salvo motivo justificado e aceito pelo Coordenador de Atividades de TCC, podendo apresentar novo trabalho no período letivo seguinte, de acordo com o calendário aprovado.

Resposta: Sim, desde que seu curso não tenha regras específicas em contrário, consulte a Coordenação de Curso a esse respeito.

No site do UNIFEMM, na área de TCC, encontra-se disponível um modelo para apresentação em .ppt para facilitar a elaboração da apresentação. O aluno também poderá usar outro recurso multimídia, desde que seu orientador tenha ciência e aprove o uso.

Resposta: Sim, desde que seu curso não tenha regras específicas em contrário, consulte a Coordenação de Curso a esse respeito.

No site do UNIFEMM, na área de TCC, encontra-se disponível um modelo para apresentação em .ppt para facilitar a elaboração da apresentação. O aluno também poderá usar outro recurso multimídia, desde que seu orientador tenha ciência e aprove o uso.

Resposta: Fazer as correções que forem sugeridas e entregar uma versão corrigida do trabalho na secretaria de atividades de TCC, para arquivamento.

Resposta: Para que tenhamos todos os trabalhos em sua versão final para serem disponibilizados no Repositório Institucional (atualmente em fase de implantação).

Os TCCs considerados de excelência serão submetidos ao Comitê de Publicações do UNIFEMM, a quem cabe tentar viabilizar publicação nos veículos do UNIFEMM. A critério do orientador o trabalho ou algum artigo resultante dele poderá ser submetido a algum periódico da área. A divulgação dos TCCs aprovados apóia-se na certeza da qualidade desses trabalhos.

 

Plataforma de TCC


A+
A
A-
PD
AC