Criar oportunidade através da dificuldade. Essa é a história de muitos empreendedores, e não foi diferente para o ex-aluno de Administração doUNIFEMM, Ronaldo de Souza Bahia Martins. Quem o vê em sua sala na Avenida Paulista, o maior centro econômico da América Latina, pode não imaginar a sua trajetória, que passou por altos e baixos, até alcançar o sucesso profissional. Hoje, Ronaldo é sócio da empresa JobConvo, startup de tecnologia, que desenvolveu uma plataforma de vídeo para entrevistas de emprego online.

Sua história começa em 2001, quando Ronaldo conseguiu um emprego na Elma Chips. Sua função: colocar figurinhas promocionais nos pacotes de salgadinho, em horário noturno, das 22h às 5h30. Foram quatro anos até ele dar o próximo passo. Em 2005, foi aprovado no vestibular em Administração do UNIFEMM e com o curso de graduação passou a ser responsável pelos setores de logística até chegar a um cargo de gerência dentro da sede em Sete Lagoas. Com seu bom desempenho, Ronaldo foi chamado para trabalhar na maior unidade da empresa, em Itu, no interior paulista. Começava então seu maior desafio.

Para sua decepção, a renda não era compatível com o custo de vida da cidade. “Com o salário que eu ganhava não conseguia cobrir minhas despesas em São Paulo. Mas esse erro cometido por mim foi ótimo, porque comecei a pensar em novas oportunidades para a minha carreira”, revela o empresário. Insatisfeito, Ronaldo saiu do emprego na Pepsico e começou a frequentar entrevistas de emprego. Mas de novo enfrentava um problema. “Como morava em Itu, gastava quase 50 reais para fazer uma entrevista na capital e precisava pedir esse dinheiro para minha mãe ou meus amigos”, recorda Ronaldo.
E foi justamente nesta dificuldade que ele deu seu passo definitivo, para uma caminhada longa. “Antes de desenvolver a JobConvo, eu tinha apenas uma vontade de empreender e algumas ideias. Comecei a frequentar eventos de Startups como: Startup Weekend, Semana Global do empreendedorismo, BR New Tech da Brazil Inovators, Bizpark da Microsoft. A maior dificuldade após formatada a ideia, era encontrar um sócio de Tecnologia da Informação para ajudar a desenvolver o software”, recorda Ronaldo. Após encontrar um sócio, Ronaldo conseguiu tirar a JobConvo do papel e começou a enfrentar o próximo desafio. Traçar o perfil de clientes e conseguir empreender de forma correta.

O resultado é uma empresa que cresce e ganha mercado. Através de parcerias, já realizou entrevistas de emprego online para empresas como Unilever, Fiat e Brasken. Recentemente, foi contratada para dar suporte tecnológico à campanha Halls Contrata, que fará o processo seletivo para vagas inusitadas, como degustador de cerveja ou barman em bar na praia.

Após toda essa caminhada, Ronaldo, apesar de chegar agora á casa dos 30 anos, tem bagagem para aconselhar quem quer investir no próprio negócio. “Invista no que gosta. Invista em influenciar positivamente as pessoas que têm menos condições do que você. Eu tinha uma condição não muito favorável para buscar trabalho. Pensei em como melhorar isso. Hoje a JobConvo já ajudou mais de 3.000 pessoas a ter as mesmas chances em processos seletivos que antes só se era possível se você morasse em Minas, Rio ou São Paulo”.

Postado há 6th June 2013 por UNIFEMM

The post Ex-aluno UNIFEMM é destaque no mercado de trabalho appeared first on Blog UNIFEMM – Centro Universitário de Sete Lagoas.

Source: Feed Administração