Se você tem interesse em abrir o próprio negócio pode achar difícil saber por onde começar. Uma preocupação comum é sobre as chances de sucesso com o tipo de investimento escolhido. Os empresários com perfil empreendedor têm algumas características que os tornam mais preparados para esse setor.

O empreendedorismo é uma opção no mercado de inovação. Por isso, é preciso começar a desenvolver as características desse perfil desde a graduação. Daí a importância da formação superior para quem pretende seguir por esse modelo de negócio.

Para ajudá-lo a identificar se essa é a área certa para você, fizemos esse post com várias dicas sobre o assunto. Vamos lá?

Principais características do perfil empreendedor

Algumas qualidades são altamente desejáveis para quem tem interesse em empreender. Criar o próprio negócio exige percorrer um caminho de muito trabalho e muita persistência até conseguir os primeiros sinais de êxito. Por isso, caso não desenvolva algumas habilidades, o empreendedor pode fracassar em sua carreira.

Veja, a seguir, as principais características esperadas por esse perfil profissional.

Perseverança

A primeira e, talvez, principal característica de um empreendedor é a perseverança. Isso porque, até alcançar seu objetivo, você normalmente vai passar por alguns momentos em que nada parece dar certo.

Erros são comuns nesse processo, mas é fundamental seguir em frente até conseguir se destacar no mercado, mantendo a capacidade de agir diante de obstáculos que possam surgir pelo caminho. A lição aqui é não desistir!

Liderança

É importante saber liderar a equipe e a empresa. Essa liderança precisa ser feita de forma eficaz e bem planejada para conseguir dividir as funções e manter os funcionários motivados com suas ações.

Um líder sabe ser um bom ouvinte e mantém o time motivado e comprometido. Com isso, há estímulo permanente e aumento da sensação de segurança para trabalhar na empresa.

Resiliência

Essa capacidade de adaptar-se às adversidades e superar os obstáculos é muito desejada por quem tem interesse em empreender, pois a economia passa frequentemente por momentos de crise, tornando todo o processo mais difícil.

A resiliência auxilia a identificar problemas e tomar decisões rápidas, construindo um profissional com perfil mais flexível. Por isso, essa é uma característica muito valorizada na área.

Autoconfiança

Confiar em si mesmo e em suas opiniões é uma qualidade esperada em um líder, e desenvolve uma equipe mais confiante.

A confiança na tomada de decisões leva a pessoa a arriscar mais e buscar por outras formas de solução de problemas. Um empreendedor autoconfiante é mais arrojado, sendo muito valorizado em seu campo de atuação.

Capacidade analítica

Ter uma capacidade de analisar e monitorar o mercado e as principais tendências é uma qualidade essencial para esse perfil. A visão de onde se quer chegar ajuda a estabelecer o planejamento de carreira ideal para decidir quais ações são necessárias para alcançar esse objetivo.

Por isso, a capacidade analítica é a característica que permite que o empreendedor consiga encontrar as melhores oportunidades e resolva os problemas de forma mais satisfatória.

Criatividade

Quem quer empreender se depara constantemente com o desafio de encontrar soluções inovadoras para questões já existentes. Por isso, a criatividade é um atributo para o perfil do empreendedor.

Ser criativo trará ideias interessantes para seu empreendimento, pois muda o ponto de vista diante das situações cotidianas. É uma qualidade que pode ser aprendida e aperfeiçoada. Por isso, se sentir necessidade, vale investir em cursos que auxiliem a despertar essa habilidade.

Automotivação

Por fim, essa é uma virtude muito importante para esse profissional. O empreendedorismo é um trabalho bem solitário, sem a presença de diferentes setores como em uma empresa tradicional.

Em seu próprio negócio o trabalhador não possui um chefe para cobrar metas e estimular sua motivação. Para essa tarefa, ele precisa contar apenas consigo e sua automotivação.

Tipos de empreendedorismo

Além das principais características do perfil empreendedor, outro ponto a considerar está relacionado aos tipos de empreendedorismo. Conhecer os fundamentos envolvidos em cada espécie também vai ajudar a determinar se esse é o modelo de negócio certo para você. Veja, a seguir, os gêneros mais conhecidos:

  • informal — atua sem ter Cadastro Nacional de Pessoa ou Jurídica (CNPJ) e sem emitir nota fiscal;

  • corporativo — identifica, desenvolve e implementa ações direcionadas aos negócios, inovando as atividades da empresa;

  • individual — formado por uma só pessoa, pode ser registrado como Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) ou Microempreendedor Individual (MEI);

  • de franquias — nesse modelo o empreendedor já recebe o formato de negócio pronto, sendo responsável apenas por sua implementação;

  • digital — tipo de empreendedorismo construído no meio digital, como os e-commerces, cursos virtuais e outros tipos de infoprodutos;

  • social — tem por objetivo contribuir com a sociedade, beneficiando a comunidade sem foco apenas no lucro;

  • cooperativo — funciona pela união de alguns empreendedores individuais, que passam a se apoiar, ampliando seus recursos e aumentando sua força no mercado.

Como identificar o empreendimento ideal

Depois de descobrir se você possui as características esperadas de um empreendedor, e aprender sobre os tipos de empreendedorismo, chegou o momento de identificar seus ramos de trabalho.

Na hora de escolher em qual área e modelo de negócio você deseja atuar, uma dica é observar suas preferências durante a graduação para identificar os setores mais adequados ao seu perfil.

Escolha uma área que você domine e goste muito

O ponto de partida na seleção do tipo de empreendimento é escolher um âmbito que você goste e, de preferência, que já conheça bem. Quando o profissional domina o assunto, as chances de êxito aumentam, pois ele será capaz de aplicar os conhecimentos anteriormente adquiridos com eficiência.

Escolher algo que já domine e que goste mantém a automotivação, que é uma das habilidades esperadas nesse perfil. Manter o ânimo em meio a rotina da empresa auxiliará no relacionamento com os clientes, fornecedores e colaboradores.

Busque informações sobre a área escolhida

Manter-se informado e atualizado sobre seu ramo de atuação é fundamental para construir uma carreira de sucesso no setor escolhido. As informações adquiridas vão impactar diretamente na seleção de novos projetos e na tomada de decisões.

Estar atento às tendências do mercado ajuda a conhecer a concorrência e se relacionar melhor com os fornecedores. No empreendedorismo, as decisões se baseiam no conjunto de conhecimentos que o profissional detém sobre seu campo de trabalho.

Muitas pessoas estão em busca de iniciar no ramo do empreendedorismo, e esse é um modelo em crescimento no mercado atual. Contudo, mais do que o simples desejo de iniciar seu próprio negócio, é preciso saber se você possui o perfil empreendedor.

Como vimos, algumas características são desejáveis e podem ser aperfeiçoadas. Nesse sentido, o ensino superior pode ser um ponto inicial nessa jornada. Escolher uma faculdade de qualidade e com boa grade curricular vai estimular esse processo de aquisição de conhecimentos e estimular a criatividade.

Agora que você já conhece mais sobre as qualidades desejadas nesse perfil profissional e quais as formas de atuação na área, assine nossa newsletter e receba mais assuntos como esse diretamente em seu e-mail.

 

The post Perfil empreendedor: como identificar se você tem? appeared first on Blog UNIFEMM – Centro Universitário de Sete Lagoas.

Source: Feed Administração

Related Posts