ATIVIDADES COMPLEMENTARES (AC)

As Atividades Complementares são componentes curriculares que enriquecem e complementam a formação acadêmica dos alunos, consistindo-se num instrumento de desenvolvimento de suas habilidades que visam ao alcance do perfil de formando desejado de acordo com a proposta dos cursos ofertados. 

As Atividades Complementares se constituem em requisito indispensável à colação de grau dos alunos dos cursos do UNIFEMM e a integralização da carga horária mínima exigida em cada curso deverá ocorrer ao longo do mesmo, constando no histórico escolar do aluno a sua integralização e aprovação, sendo assim obrigatório.

Consideram-se Atividades Complementares de graduação “a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, de permanente e contextualizada atualização profissional específica, sobretudo nas relações com o mundo do trabalho, estabelecidas ao longo do curso, notadamente integrando-as às diversas peculiaridades regionais e culturais”, tomando como definição os termos da CES/CNE 0146/2002.

A apresentação de requerimento contendo informação ou documentação falsa, deturpada ou adulterada é considerada “improbidade na execução de trabalhos escolares” (art. 111, IV, Regimento Geral do UNIFEMM), punível com advertência ou, nos casos de reincidência, suspensão das atividades acadêmicas. A imposição de pena de suspensão não prejudicará o direito adquirido, consubstanciado nas horas que já se encontravam comprovadas pelo aluno.

ROL EXEMPLIFICATIVO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES POR GRUPO

 A carga horária referente à Atividades Complementares é definida de acordo com o curso de graduação e sua respectiva grade curricular, assim como a designada para cada grupo, ou seja, há limite máximo de horas aproveitadas em cada um dos grupos – para saber mais, consulte a secretaria de Atividade Complementares.

1. Monitoria em disciplinas pertencentes ao currículo pleno dos cursos de graduação (iniciação à docência).
2. Disciplinas cursadas para além da carga horária obrigatória.
3. Disciplinas eletivas (em outros cursos) Ex.: Pós-graduação Modulado, Cursos de Extensão.
4. Disciplinas isoladas (em outras instituições) Ex.: Aproveitamento de disciplinas realizadas em outras instituições no caso de transferência e não aproveitadas na Análise de Currículo.
5. Eventos diversos nas áreas do curso de graduação matriculado (seminários, simpósios, congressos, conferências, cursos, lançamentos literários, oficinas, palestras e parcerias comunitárias, Semanas Acadêmicas, mesas redondas, comunicações, cursos/aulas de nivelamento para disciplinas do curso matriculado, etc.).
6. Assistir comprovadamente à defesa de trabalhos de conclusão do curso de graduação matriculado, mestrado ou doutorado (dentro ou fora da instituição).
7. Oficinas de redação, produção de textos e tradução de textos. Ex.: cursos de português, de oratória, de interpretação de textos, de técnicas de apresentação em público.
8. Eventos diversos em áreas não voltadas ao curso de graduação matriculado, mas justificando a correlação com o desenvolvimento profissional (seminários, simpósios, congressos, conferências, cursos, lançamentos literários, oficinas, palestras e parcerias comunitárias, etc.).

1. Atividades de extensão acadêmica cujo projeto deverá apresentar uma aproximação com a comunidade extra-acadêmica, sendo coordenadas, supervisionadas ou com a aprovação do colegiado do curso.
2. Aprendizagem a distância diversos e virtuais, na área de graduação, sendo que os virtuais terão seus certificados validados na Coordenadoria de Atividades Complementares mediante acesso ao curso na hora da entrega, salvo documentos que tiverem nº para aferição de procedência. Ex. Cursos telepresenciais, virtuais, cursos diversos do CVT. Cursos que tiverem correspondentes em outra atividade aqui especificada serão considerados como a atividade a que eles se referirem.
3. Cursos ou oficinas de línguas estrangeiras – informática – libras.
4. Representação em órgãos colegiados no UNIFEMM ou reconhecidos pelo colegiado do curso Ex.: membro do colegiado do curso.
5. Participação na organização de eventos científico-culturais dentro ou fora do UNIFEMM com a supervisão de algum professor do curso ou com a aprovação do colegiado Ex.: UNIFEMM feito para você, participação na organização das Semanas Acadêmicas das Unidades do UNIFEMM.

1. Grupos de estudo e pesquisa coordenados e/ou supervisionados por professores da instituição Ex.: participar de monitorias de disciplinas do curso de graduação.
2. Participação de grupos de estudos e pesquisas fora do UNIFEMM, com a supervisão de docente desta e ou a aprovação do colegiado do curso.
3. Participação como monitor em cursos oferecidos à comunidade ou em projetos de extensão e ensino da instituição. Ex.: ministrar oficinas, ministrar aulas dentro da área de graduação.
4. Participação como monitor em cursos oferecidos à comunidade ou projetos de extensão, pesquisa e ensino fora do UNIFEMM, com a supervisão docente desta e a aprovação do colegiado de curso. Ex.: ministrar oficinas, ministrar aulas dentro da área de graduação.
5. Participação em visitas coordenadas ou trabalhos de campo sob supervisão de um professor do curso ou projeto aprovado pelo colegiado.

1. Atividade de estágio extracurricular, em convênio com o UNIFEMM, mediante a assinatura do termo de compromisso de estágio.
2. Atividade profissional exercida na área do curso de graduação matriculado.

1. Visitas a exposições, museus, teatro, cinema, com a supervisão de um professor do curso ou com projeto aprovado pelo colegiado. Ex.: feiras relacionadas à área de graduação, filmes comentados, caminhadas ecológicas de órgãos reconhecidos pelo UNIFEMM.
2. Participação comprovada em programas de produção, criação e intercâmbio cultural reconhecidos pelo UNIFEMM. Ex.: participação em concursos literários, mostras culturais, apresentações artísticas, atuação artística em abertura de eventos, apresentação de teatro coorporativo, participação em olimpíadas, gincanas acadêmicas, participar de campeonatos esportivos.

1. Participação em projetos educativos como voluntário ou monitor de ONGS, associações comunitárias, sindicatos, etc.
2. Trabalho voluntário em ONGS, associações comunitárias, sindicatos, CIPA, Associações de Bairro, Associações Escolares, etc. Ex.: organização de SIPAT, Doação de Sangue, Cadastro para Doação de Medula Óssea, Amigos da Escola, Ação Solidária em escolas, Dia da Responsabilidade Social – UNIFEMM.
3. Representação em organizações ou órgãos colegiados de defesa dos direitos humanos e promoção da cidadania. Ex.: conselheiro tutelar, cargo em diretoria de sindicatos, de ONGS, de Diretório Acadêmico, Presidente/Mesário em eleições, Titular de Conselho Municipal.

1. Participação e aprovação em cursos de nivelamento definidos conforme Projetos Pedagógicos dos cursos.
2. Participação em outras atividades obrigatórias definidas em conformidade com o Projeto Pedagógico dos cursos como estratégias de formação do aluno.

NIVELAMENTOS

Os NIVELAMENTOS estão relacionados às Atividades Complementares e são de CARÁTER OBRIGATÓRIO (em consonância com o curso e grade curricular).

O aluno deverá realizar os nivelamentos de seu curso, para obtenção da aprovação em Atividades Complementares, contudo ao fazê-lo e ser aprovado, onde a nota mínima para aprovação é de 60 pontos, o aluno terá a carga horária referente à seu desempenho atrelada ao somatório de AC. Conheça abaixo a carga horária designada, de acordo com o desempenho do aluno.

– De 60 à 69 pontos: 15 horas

– De 70 à 79 pontos: 20 horas

– De 80 à 89 pontos: 25 horas

– De 90 à 100 pontos: 30 horas

ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO PARA ANÁLISE

Os documentos comprobatórios para análise, devem ser entregues à Central de Atendimento. Cada atividade deve ser entregue juntamente com o documento denominado PEDIDO DE REGISTRO, clique para aqui para acessá-lo. O prazo para análise da documentação é de até 20 dias úteis, após a entrega. É de responsabilidade do aluno acompanhar sua solicitação no site institucional, no prazo estabelecido. Ressalta-se que após análise, as atividades poderão ser deferidas ou indeferidas.

Os cursos de curta duração, com emissão de certificados devidamente registrados, fazem parte do Rol de Atividades Complementares, ressalta-se que a validação de horas inerentes à tais cursos, será de no máximo 8 h/dia, caso hajam cursos realizados concomitantemente, ou seja, no mesmo período, apenas 01 (um) será analisado.

UNIFEMM SOLIDÁRIO

Considerando as várias necessidades da população de Sete Lagoas e região, em virtude da pandemia do COVID-19, dá-se a abertura deste edital, que compreende desde fraldas geriátricas, itens de higiene pessoal e gêneros alimentícios. 

Durante o período de arrecadação, os produtos arrecadados, assim como o protocolo deverão ser entregues na Central de Atendimento, de 8hrs às 20 hrs.

Período de Arrecadação de Produtos por Curso: de 08/02 a 14/07/2021

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  1. Atividades Complementares é uma ATIVIDADE OBRIGATÓRIA;
  2. A carga horária total e por grupos referentes à Atividades Complementares é definida de acordo com o curso de graduação e sua respectiva grade curricular;
  3. Os NIVELAMENTOS estão relacionados às Atividades Complementares e são de CARÁTER OBRIGATÓRIO (em consonância com o curso e grade curricular)
  4. As disciplinas curriculares e a carga horária específica para estágios obrigatórios não podem ser considerados como Atividades Complementares;
  5. Eventos promovidos pela Instituição, que configuram como Atividades Complementares, serão encaminhados à Coordenadoria de Atividades Complementares pelo Coordenador do Curso ou Responsável pela atividade;
  6. Caso o aluno seja regular, a qualquer momento do curso poderão ser entregues as atividades complementares, desde que tenham sido realizadas a partir do ano de início do curso. Entretanto se for irregular, deverá solicitar junto à Coordenação de Curso e Central de Atendimento sua matrícula em Atividades Complementares.
  7. Caso o aluno deseje prestar serviço voluntário (Grupo 07),  o mesmo deverá remeter ao setor de AC a documentação necessária para apreciação antes de iniciar suas atividades, para tanto deverá preencher o documento denominado TERMO DE ADESÃO DE VOLUNTARIADO – AC, acompanhado do PEDIDO PARA AUTORIZAÇÃO DE ATIVIDADE DE VOLUNTARIADO .

CONTATO

Coordenadora: Profª. Caroline Bastos Dantas

Secretária: Karina Conceição da Silva Moura

Horário de atendimento: 11h às 20hrs, de segunda à sexta-feira

Telefone: (31) 2106-2102

E-mail: ac@unifemm.edu.br 

IMPORTANTE: 

A ENTREGA DE DOCUMENTOS FÍSICOS DEVE SER REALIZADO JUNTO À CENTRAL DE ATENDIMENTO (Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, de 8hrs às 20hrs). 

DURANTE A PANDEMIA, É POSSÍVEL ENVIAR A DOCUEMNTAÇÃO PARA ANÁLISE, ATRAVÉS DO E-MAIL: ac@unifemm.edu.br