CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GRADUAÇÃO PRESENCIAL

SOBRE O CURSO

Conheça um pouco da profissão

O que compete a um contador?

Um contador deve conhecer toda a teoria da contabilidade, a legislação e os códigos tributários. Esses conhecimentos nortearão todo o exercício da profissão, mas entender sua aplicação prática é ainda mais necessário.

Os serviços contábeis seguem um padrão, baseada na teoria da contabilidade, na legislação vigente e nos códigos tributários, para que toda a escrituração fiscal e contábil assegurem a gestão e organização financeira da empresa. A partir da aplicação prática correta da teoria, o contador consegue gerar relatórios sobre o estado patrimonial, atividades desenvolvidas, situação financeira e ainda prospectar ganhos e prejuízos, antecipando, assim, os próximos passos e decisões que a empresa deverá tomar.

O profissional contábil pode atuar em diversas áreas, tais como:

  • Planejamento Tributário:

Também chamada de Contabilidade fiscal, esse é o ramo que gerencia e administra os tributos. Sendo assim, o principal objetivo do contador é analisar periodicamente os impostos a serem pagos, visando verificar o melhor enquadramento tributário para a empresa, a fim de obter benefícios fiscais para ela.

  • Contabilidade e Recursos Humanos:

O RH e a Contabilidade são setores essenciais em uma empresa e ferramentas tecnológicas têm sido criadas para otimizar a gestão do RH,  integrando a contabilidade em diversas atividades, trazendo transformações em como ambos os setores trabalham, o foco de suas ações e o modo como os profissionais abordam suas tarefas.

  • Controle Orçamentário:

É de responsabilidade do contador  fazer o  controle orçamentário da empresa, fundamental para a organização dos recursos financeiros da organização, permitindo monitorar periodicamente os prazos das metas, visando, se necessário, adaptações e correções de rotas.

  • Auditoria Contábil:

Na área de auditoria, o contador tem a função de verificar a exatidão das informações contidas nos registros contábeis. Ele examina os documentos contábeis (como balanço patrimonial, fluxos de caixa, demonstrações contábeis, etc.) com o objetivo de evitar irregularidades e combater fraudes.

  • Contabilidade Tributária:

O contador que trabalha com os tributos exerce as seguintes funções: análise das atividades e operações das empresas com o intuito de identificar os tributos devidos por elas.

  • Contabilidade Gerencial:

O Contador Gerencial identifica, mede, acumula, analisa, prepara, interpreta e relata informações financeiras e operacionais para o uso da administração da empresa, nas funções de planejamento, avaliação e controle de suas atividades e para assegurar o uso apropriado e a responsabilidade de seus recursos.

  • Perícia Contábil:

O perito contábil verifica fatos com o objetivo de oferecer uma opinião técnica para solucionar casos judiciais e extrajudiciais. Nos casos judiciais, o perito é indicado por um juiz para realizar o trabalho. Já nas questões extrajudiciais, quem contrata o perito é uma das partes envolvidas.

POR QUE CURSAR CIÊNCIAS CONTÁBEIS

O contador é quem analisa números e informações, interpretando-os para sugerir ações estratégicas em empresas. Ele é um profissional necessário em empresas de pequeno porte e até nas grandes multinacionais.

Não é à toa que é uma das profissões de maior empregabilidade, por conta de sua essencialidade para o funcionamento de diferentes organizações.

POR QUE CURSAR CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO UNIFEMM

O curso de Ciências Contábeis do UNIFEMM forma profissionais capazes de contribuir nas estratégias e no crescente desenvolvimento das organizações, com base em uma visão global e dinâmica dos ambientes econômicos e financeiros. 

O Projeto Pedagógico do curso está atualizado com as Normas Internacionais de Contabilidade, e com as novas exigências fiscais e trabalhistas, como ESocial e Speds, oferecendo assim, amplas perspectivas profissionais e de carreira.

 

DIFERENCIAIS DO CURSO

O curso de Ciências Contábeis do UNIFEMM forma profissionais capazes de contribuir nas estratégias e no crescente desenvolvimento das organizações, com base em uma visão global e dinâmica dos ambientes econômicos e financeiros.

Nível de aprovação do Exame de Suficiência antes mesmo da conclusão do curso.

O curso é totalmente prático, trabalhando todos os processos que um contador experiente precisa saber, como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas, do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Complementa o curso, palestras com profissionais experientes da área.Atuam, no curso, professores atuantes no mercado, com ampla experiência profissional e acadêmica.

 

VESTIBULAR UNIFEMM

Infraestrutura