CPA - Comissão Própria de Avaliação

UNIFEMM

Apresentação CPA

Em consonância com as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, o UNIFEMM criou, em 2004, por meio da Resolução 007/2004, sua Comissão Própria de Avaliação – CPA. Esta comissão coordena e articula o processo interno de avaliação, sendo composta por uma coordenação; dois representantes docentes de cada uma das três unidades de ensino, sendo um indicado pela Reitoria e outro eleito por seus pares; três representantes dos alunos democraticamente escolhidos, sendo um de cada unidade de ensino; dois representantes do corpo técnico administrativo, sendo um indicado pela Reitoria e outro eleito pelos seus pares e, por fim, dois representantes da sociedade civil, indicados pela reitoria.

Por meio de um grupo executivo denominado Comissão Executiva de Avaliação Institucional – CEAI, do qual fazem parte a coordenadora, três professores e um funcionário técnico-administrativo, a CPA garante a efetivação das decisões tomadas. Significa que a mesma, resguardando sempre sua autonomia decisória prevista regimentalmente, é parte integrante da instituição, articulando-se efetivamente com outros órgãos e instâncias de gestão.

AVALIAÇÕES

Avaliação das condições de trabalho do professor durante o ensino remoto:

Avaliação das condições de aprendizagem dos alunos durante o ensino remoto :

Avaliação das condições de trabalho do colaborador durante o ensino remoto:

ATRIBUIÇÕES CPA

1 – Formular e implementar a Política de Avaliação Institucional, assim como estabelecer suas diretrizes e a respectiva metodologia de trabalho;

2 – Garantir a continuidade do programa de avaliação em curso, promovendo a sistematização e integração das atividades já realizadas ou em andamento;

3 – Coordenar a realização de atividades de avaliação nas diversas dimensões da Instituição, favorecendo a cultura da autoavaliação, a reorientação de conduta, quando necessário, e a otimização das potencialidades identificadas;

4 – Propor e coordenar estudos e avaliações referentes a todas as atividades essenciais da Instituição:ensino, pesquisa, extensão, planejamento e gestão;

5 – Disponibilizar os dados das Unidades Acadêmicas do UNIFEMM em todos os processos de avaliação internos e externos;

6 – Promover, através de sub-comissões específicas, estudos sobre temas pertinentes à avaliação do ensino, da pesquisa e da extensão, assim como aqueles referentes à avaliação da gestão, do planejamento e da infraestrutura;

7 – Estabelecer, em colaboração com as direções das unidades, órgãos colegiados e setores da administração, os mecanismos formais de cooperação entre os cursos e a CPA, visando a geração de dados e informações necessárias aos processos avaliativos;

8 – Participar de encontros, seminários e outros eventos destinados à implementação e aperfeiçoamento das ações avaliativas;

9 – Acompanhar e zelar pela execução das metas contidas no Plano de Desenvolvimento Institucional;

10 – Sistematizar os dados, organizar e elaborar relatórios das avaliações realizadas;

11 – Elaborar relatório anual das atividades, submetendo-o à Reitoria;

12 – Analisar dados e informações e divulgar resultados das avaliações realizadas por órgãos governamentais e outros avaliadores externos;

13 – Elaborar o seu regimento interno de funcionamento, a ser aprovado pelos membros que a compõe e pelo órgão colegiado máximo da Instituição, observando as diretrizes previstas por lei.

Infraestrutura

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