DIREITO

GRADUAÇÃO PRESENCIAL

SOBRE O CURSO

Conheça um pouco da profissão

O que compete a um advogado?

A principal atividade de um advogado é representar e defender os interesses de seus clientes com base nas leis vigentes no país. Ele pode representar pessoas físicas e jurídicas. Um advogado pode atuar em diferentes vertentes do Direito, tais como:

  • Direito Civil:

Área responsável pela defesa aos interesses individuais relacionados aos bens e propriedades. Nesse campo, o advogado pode se especializar no direito dos bens, das obrigações e sucessões, direito das pessoas e dos fatos jurídicos.

  • Direito Penal: 

Campo focado em ações de crimes e contravenções. Nessa área, o advogado poderá apresentar a defesa ou acusação de envolvidos no processo.

  • Direito Tributário:

Conhecimento profundo e atualizado da legislação tributária é uma das habilidades requisitadas aos profissionais dessa área, responsáveis por defenderem os contribuintes de possíveis erros na arrecadação de impostos, taxas etc.

  • Direito Trabalhista:

O advogado trabalhista estuda os direitos e deveres nas relações de trabalho. Nessa área, ele pode representar trabalhadores, empresas ou entidades sindicais.

  • Direito Ambiental:

Os advogados voltados para essa área devem compreender a relação do homem com o meio ambiente para conciliar os interesses econômicos com a preservação do meio ambiente. Pode representar pessoas físicas, jurídicas, ONGs, órgãos públicos, etc.

  • Direito Empresarial:

O Direito Empresarial se preocupa com as questões jurídicas do comércio, desde os contratos às situações para abertura e fechamento de um negócio, entre outras.

  • Direito do Consumidor:

O Código de Defesa do Consumidor estabelece a legislação básica do Direito do Consumidor. O advogado atua com as relações de consumo, podendo defender os consumidores ou fornecedores.

  • Direito do Estado ou Direito Público:

A legislação da área define as funções e obrigações do Estado e seus servidores e o advogado é o responsável por regular as relações individuais e o Estado.

  • Direito Eleitoral:

Conhecer a legislação eleitoral, o Direito Constitucional e Administrativo são conhecimentos importantes para o advogado que atua nessa área. O profissional não é importante apenas no período eleitoral, mas acompanha políticos em diferentes períodos da vida pública.

  • Direito da Tecnologia da Informação:

Esse campo recente do Direito estuda as questões jurídicas relacionadas à informática. Com o crescimento do comércio eletrônico e das relações no ambiente digital, o Direito da Tecnologia da Informação lida com as transformações culturais e comportamentais da sociedade no que diz respeito ao acesso, uso e comércio na informática. 

  • Direito da Propriedade Intelectual:

A Propriedade Intelectual é dividida em Propriedade Industrial e Direito Autoral. Considerado uma evolução do Direito, o Direito de Propriedade Intelectual visa proteger autores, criadores e suas obras de plágio e reprodução sem autorização. E cabe ao advogado a defesa dos clientes quando lesados nessa área.

POR QUE CURSAR DIREITO

O Curso de Direito habilita o bacharel a atuar nas diversas profissões jurídicas, tais como juiz, promotor, delegado, procurador das entidades públicas, advogado, pesquisador etc. O curso de Direito é, sem dúvida, um dos cursos que mais cria oportunidades aos seus profissionais, tanto na esfera pública quanto na privada.

POR QUE CURSAR DIREITO NO UNIFEMM

Com mais de 50 anos de existência, o curso de Direito do UNIFEMM é o mais tradicional de Sete Lagoas e região e conta, em seu corpo docente, com um número expressivo de Juízes de Direito, Promotores de Justiça, Procuradores Federais e advogados com mais de 20 anos de experiência profissional.

DIFERENCIAIS DO CURSO

Acompanhando as novas tecnologias que vêm transformando o mundo e o mercado de trabalho com grande velocidade, o curso de Direito do UNIFEMM passou, recentemente, por uma reformulação em sua estrutura curricular, de forma a preparar os profissionais do futuro, em conexão com a inovação e com o empreendedorismo. Para tanto, foram incluídas disciplinas como “Direito e Inovação”, já no início do curso e “Direito e as Tecnologias”, mais ao final. 

Os estudantes do UNIFEMM passam, ainda, pela disciplina “Gestão da Carreira Jurídica”, que vai permitir a aplicação de tecnologias inovadoras em suas carreiras no Direito, para atender a uma nova demanda profissional, conectada com as mudanças do mercado de trabalho.

Durante o curso, tradicionalmente, os estudantes contam com:

  • Núcleo de Práticas Jurídicas, no qual alunos, orientados pelos professores da instituição, realizam mais de 1.500 atendimentos ao ano, prestando  assistência jurídica gratuita a pessoas carentes;
  • Posto Avançado da Justiça Federal no Campus;
  • Parcerias com o Juizado Especial Civil e Criminal (JESP), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Justiça Federal e Fundação Fiat para Estágios dos alunos;
  • Constante participação em Projetos de Responsabilidade Social; 
  • Orientação para o Exame da OAB e para concursos públicos;
  • Biblioteca física atualizada, com cerca de 22 mil volumes e seis mil títulos dedicados à área do Direito;
  • Programa de Suporte ao Ensino (Monitoria).

VESTIBULAR UNIFEMM

Infraestrutura

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support