ENFERMAGEM

GRADUAÇÃO PRESENCIAL

SOBRE O CURSO

Conheça um pouco da profissão

O trabalho de um enfermeiro se baseia em cuidar das pessoas. O Enfermeiro é o profissional que coordena e supervisiona as atividades dos técnicos e auxiliares, garantindo o conforto e bem-estar do paciente durante o tratamento de doenças e/ou internação hospitalar.

 Ele está apto tanto a atender pacientes em estado grave ou com alto grau de complexidade quanto assumir cargos administrativos.

As principais áreas de atuação de um enfermeiro:

  • Enfermeiro de Hospital:

Em hospitais e outras instituições de saúde, o enfermeiro presta os primeiros atendimentos, realiza exames preliminares, preenche fichas médicas, orienta a higiene e conservação do local, administra os medicamentos prescritos pelos médicos e monitora o quadro geral de saúde dos pacientes internados.

  • Enfermeiro de Emergência:

Em unidades de emergência e prontos-socorros, o enfermeiro atende pacientes que necessitam de cuidados urgentes, realizando uma pré-consulta, verificando os sinais vitais e anotando as queixas dos pacientes. Quando necessário, administra medicamentos.

  • Enfermeiro de Centro Cirúrgico:

A realização de uma cirurgia exige o trabalho de vários profissionais, além da preparação prévia do paciente e do local onde será realizada. Na sala de cirurgia, o enfermeiro auxilia o médico e o paciente durante e depois da cirurgia.

  • Enfermeiro de Obstetrícia:

O enfermeiro obstetra presta assistência a mulheres grávidas ou no período de amamentação. Ele auxilia o médico acompanhando o pré-natal, o período pós-parto e até realiza partos de baixo risco.

  • Enfermeiro de Resgate:

O enfermeiro de resgate integra equipes de salvamento para atender vítimas de acidentes ou calamidades públicas. Essas equipes vão até o local onde está o paciente e prestam os primeiros atendimentos.

  • Enfermeiro de Atendimento Domiciliar:

Na assistência domiciliar, o enfermeiro presta serviços de saúde na casa do paciente. Esse tipo de atendimento visa diminuir o tempo de internação e os riscos de infecção hospitalar. Ele cuida do paciente da mesma forma como se ele estivesse em um hospital, mas sem todos os equipamentos ou rotinas administrativas daqueles locais.

O que compete a um enfermeiro?

A profissão requer aptidão para cuidar de pessoas. Além disso, o enfermeiro deve ter espírito de liderança e estar preparado para atuar em grupos com médicos e fisioterapeutas.

Ele presta assistência ao paciente, realizando desde os procedimentos mais simples, como medir a temperatura ou aferir a pressão até os mais complexos como auxiliar médicos durante uma cirurgia. Boa parte desses profissionais atua em instituições de saúde: hospitais, clínicas e postos de saúde. No entanto, sua atuação não está restrita a estes lugares. Há enfermeiros trabalhando em empresas de diversos setores ou mesmo prestando atendimento em domicílio.

POR QUE CURSAR ENFERMAGEM

Ajudar o próximo é o motivo básico, afinal, ao longo do cotidiano de um enfermeiro é possível tratar diferentes pessoas e fazer a diferença no bem-estar delas. De modo geral, esse profissional tem um contato direto com o paciente, muito mais do que o médico, e isso dá à profissão um caráter humano intenso e a possibilidade de trabalhar com empatia.

O mercado de trabalho para quem faz Enfermagem é bem amplo, já que o ser humano sempre precisará de atenção na área de saúde, independentemente do momento da economia ou da sua própria vida!

POR QUE CURSAR ENFERMAGEM NO UNIFEMM

O curso de Enfermagem do UNIFEMM forma profissionais comprometidos com o desenvolvimento da própria competência e habilidade, visando o desenvolvimento pessoal e profissional, necessários para o exercício da profissão.

O curso prepara os profissionais da área para que sejam capazes de conhecer e intervir sobre os problemas e situações de saúde-doença mais frequentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação.

Além disso, o curso capacita o aluno para atuar em uma equipe interdisciplinar, ampliando o campo de atuação e possibilitando a formação de profissionais mais críticos e realistas para o mercado de trabalho.

Considere-se, ainda, que atuam, no curso, professores com ampla experiência profissional e acadêmica.

DIFERENCIAIS DO CURSO

  • Inúmeras parcerias locais e regionais para estágio em unidades de saúde pública e privada;
  • Realização de Mostra Científica semestral com apresentação de trabalhos produzidos pelos alunos, conforme a prática baseada em evidências;
  • Ex-alunos do curso destaques em concursos públicos e em cargos de instituições públicas e privadas da área de saúde em Sete Lagoas e região;
  • Laboratório específico para prática assistencial de Enfermagem, com capacidade de realização de práticas simuladas com manequins de última geração;
  • Inserção dos alunos em campos de práticas desde o primeiro período do curso;
  • Projeto pedagógico inovador e articulado com outros cursos da área de saúde do UNIFEMM.

VESTIBULAR UNIFEMM

Infraestrutura