ENGENHARIA AGRONÔMICA

GRADUAÇÃO PRESENCIAL

SOBRE O CURSO

OBJETIVO GERAL DO CURSO

 

O objetivo geral do curso é formar profissionais atuantes, participativos, capazes de realizar inovações técnico científicas sustentáveis entre o homem, o ambiente e as atividades agrícolas, com formação multidisciplinar e com excelente embasamento teórico-prático, capacitados em promover, orientar e administrar a utilização dos fatores de produção, com vistas a racionalizar a produção vegetal e animal, em harmonia com o ecossistema. Planejar, pesquisar e aplicar técnicas, métodos e processos adequados à solução de problemas relacionados ao desenvolvimento dos produtos agropecuários, no contexto agrário regional e nacional.

OBJETIVO ESPECÍFICO DO CURSO

– Formar profissionais com visão holística da realidade, com capacidade de compreensão ampla dos problemas, relacionando-os às suas dimensões técnicas, políticas, econômicas, sociais, ambientais, culturais e éticas;  

– Formar profissionais com competências críticas e criativas no desenvolvimento e uso da ciência e da tecnologia no campo de conhecimento da Agronomia, envolvendo toda a cadeia de produção, comercialização de insumos e alimentos e garantindo o equilíbrio do ecossistema.

– Planejar e dirigir trabalhos relativos à engenharia rural, no que se refere aos problemas agropecuários, abrangendo máquinas e implementos agrícolas, irrigação e drenagem, construções rurais, topografia.

– Elaborar, assessorar e executar projetos que visem à implantação de novos métodos e práticas agrícolas com a finalidade de explorar racional e economicamente as plantas produtoras de alimentos, fibras, óleos e frutas regionais, abordando aspectos de melhoramento vegetal, práticas, culturais, manejo de solo, ecologia e climatologia;

-Explorar racionalmente a produção animal, assessorando no melhoramento, manejo e nutrição pecuária, de animais domésticos, insetos, peixes, aves e outros produtos de origem animal.

CARACTERÍSTICA DO EGRESSO:

Compreender as variáveis envolvidas no sistema de produção vegetal e animal em qualquer ambiente de atuação profissional. Proporcionar o manejo adequado à maximização e sustentabilidade ao sistema de produção agrícola. Diagnosticar problemas e propor soluções dos produtos e dos espaços utilizados, ser responsável por implementar técnicas agrícolas, ser proativo do ponto de vista técnico e de gestão, ser crítico e empreendedor, além de agir com ética profissional.

METODOLOGIA:

Aulas expositivas, interativas e práticas, debates, estudos de casos, desenvolvimento de projetos, visitas técnicas, projetos interdisciplinares, aprendizagem pela solução de problemas, estudos dirigidos, fóruns de dúvida e discussão.

VESTIBULAR UNIFEMM

Infraestrutura