ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA

GRADUAÇÃO PRESENCIAL

SOBRE O CURSO

Conheça um pouco da profissão

O Engenheiro de Produção Mecânica atua, principalmente, no setor industrial. Ele é o responsável pela programação e controle dos sistemas de produção, com foco na otimização dos processos e maior produtividade e rentabilidade da empresa.

Esse profissional tem conhecimentos tanto da Engenharia de Produção quanto da Engenharia Mecânica. Por seu amplo conhecimento na área tecnológica e de gestão, ele pode trabalhar desde a administração dos recursos materiais, financeiros e até humanos de uma companhia. 

O que compete a um engenheiro de produção mecânica?

Dentre outras, são atribuições do engenheiro de produção mecânica:

  • Desenvolver, acompanhar e supervisionar materiais e equipamentos;
  • Gerenciar métodos de fabricação;
  • Planejar a instalação de fábricas e elaboração de novos produtos;
  • Realizar análises de mercado;
  • Calcular e reduzir custos de produção;
  • Planejar e reduzir a ociosidade das máquinas na empresa.

POR QUE CURSAR ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA

Além de poder trabalhar no setor industrial, em indústrias elétricas, químicas, eletrônicas, alimentícias, entre outras, pode esse profissional atuar, também, nas áreas de finanças, telecomunicações e informática e agroindústria. Por isso, eles são  encontrados em bancos, seguradoras, hospitais, redes de supermercados, administração pública e empresas de transportes aéreos, ferroviários, rodoviários, entre outros.

mercado de trabalho para esse profissional é vasto, visto que a aplicação de seus conhecimentos se dirige a vários setores da indústria, além do ramo de serviços e comércio. Daí sua fácil empregabilidade.

POR QUE CURSAR ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA NO UNIFEMM

O curso de Engenharia de Produção Mecânica do UNIFEMM forma profissionais capazes de gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, com o objetivo de aumentar sua produtividade e rentabilidade.

Está situado em uma região polo de produção de ferro gusa, indústria automotiva, de alimentos, cimento entre outras. Na estrutura curricular do curso, várias disciplinas estão voltadas para essa realidade industrial, que se encontra em plena expansão. Sua formação associa conhecimento de engenharia e administração, preparando engenheiros para adotar procedimentos e métodos que racionalizam o trabalho, aperfeiçoam técnicas de produção e ordenam as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização.

DIFERENCIAIS DO CURSO

  • Inúmeras parcerias para estágio: IVECO, FPT, CATERPILLAR, SODECIA, entre outras empresas e instituições de expressividade;
  • Corpo docente altamente qualificado, formado por professores Mestres e Doutores, com ampla experiência na área;
  • O curso também prepara os profissionais, para atuarem em Tecnologia Mecânica;
  • Laboratórios de tecnologia avançada garantem o acesso a ambientes de prática totalmente inseridos no contexto profissional;
  • Biblioteca física atualizada, com acervo significativo dedicado à Engenharia de Produção.

VESTIBULAR UNIFEMM

Infraestrutura