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INÍCIO

É consensual entre os educadores que a Educação Básica deve visar, primordialmente, a preparação para o exercício da cidadania. A Escola é, a partir de tal premissa, o espaço para construção de conhecimentos, habilidades, valores, formas de pensar e atuar na sociedade por meio de uma aprendizagem que seja significativa.

A chegada a esta nova etapa do Ensino Fundamental comporta uma dinâmica que vai sendo assimilada aos poucos pelos alunos. Estes chegam ao 6º ano conquistando crescente autonomia por meio de atividades que os encaminham para adquirir pleno domínio de seu material, agenda, elaboração de tarefas, etc. Gradativamente os estudantes vão compartilhando novas experiências em grupo, socializando seus conhecimentos e sendo estimulados a cooperar e não apenas a competir.

O aumento no número de professores, a fragmentação maior em tempos de aula, a necessidade de organizar o tempo e o espaço, dentre muitas outras conquistas, chegam a cada um no seu ritmo, que é sempre respeitado pela Escola. A equipe que trabalha diretamente com este segmento tem consciência do momento especial que é a chegada ao 6º ano.

Os desafios continuarão a ser oferecidos aos alunos no 7º ano, que já transpuseram o “ritual de passagem” do ano anterior. Fica evidente a maior autonomia que apresentam na rotina escolar, incorporando novos valores e movimentando-se melhor nas conquistas do grupo. Passam, assim, a se relacionar em busca de maior identidade e a produzir com maior complexidade.

A partir do 8º ano e durante todo o 9º ano, ficam claras as conquistas acumuladas durante o processo inicial. O adolescente apresenta crescente capacidade de generalização e abstração, estabelecendo novas conexões entre as diferentes áreas do conhecimento. 

 

OBJETIVO

Aprofundar os conhecimentos e o  domínio da leitura, da escrita e do cálculo, compreendendo o ambiente natural e social, o sistema político, a utilização da tecnologia, valores da sociedade e o empreendedorismo. Através da aquisição de habilidades e competências, construir conhecimentos mais abstratos que ampliem o repertório intelectual e contribuam com a formação de  atitudes e valores que fortaleçam os vínculos familiares, a solidariedade humana e o exercício consciente da cidadania.

 

METODOLOGIA / MATERIAL

Com fundamentação nos parâmetros curriculares, a metodologia aplicada tem como foco principal a interpretação contextualizada dos assuntos trabalhados, onde o aluno é o centro do processo de aprendizagem. Os professores orientam e estimulam este processo utilizando  diferentes técnicas e recursos de que dispõe a Escola, como salas multimídias e laboratórios de física, química, anatomia.

 

DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

INFRAESTRUTURA

 

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