O curso de Farmácia do UNIFEMM contempla aspectos relacionados ao estudo do medicamento: pesquisa, produção, comercialização, dispensação e vigilância de sua ação farmacológica. Também abrange a formação social do farmacêutico como profissional da saúde, habilitado a atuar nas áreas de análises clínicas e toxicológicas, no controle de qualidade na indústria de alimentos, na indústria de medicamentos e cosméticos. O curso de Farmácia do UNIFEMM dispõe de excelente infraestrutura em laboratórios que permitem ao aluno maior quantidade de atividades práticas desde o início do curso.
Quem se forma em Farmácia encontra um mercado de trabalho promissor. É uma das áreas com maior taxa de ocupação: 94,3% dos farmacêuticos brasileiros estão trabalhando, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea).
Professores mestres e doutores atuantes no mercado em diversas áreas da farmácia.
Os melhores laboratórios da cidade de Sete Lagoas.
Na metodologia de ensino trabalham com a prática integrada entre diversas disciplinas.
Oportunidade durante o curso de participar de projetos de extensão e pesquisa.
Participar das aulas do mestrado em Biotecnologia e também dos projetos de pesquisa ajudando os mestrandos.
O farmacêutico formado pelo UNIFEMM realizará, ao longo dos 8 semestres, contínuo exercício de atividades práticas e teóricas de disciplinas relacionadas aos fármacos e aos medicamentos. Adquirindo, assim, habilidades e competências para a implantação e execução de assistência farmacêutica, análises clínicas, toxicológicas e de controle, produção e manipulação de substâncias químicas.
A proposta é oferecer ao estudante uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com base no rigor científico e intelectual, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento da área da Farmácia.
Além de equipar o profissional para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, durante o desenvolvimento do curso o acadêmico se capacitará para planejar, desenvolver, produzir e controlar a qualidade de medicamentos oficinais, magistrais, homeopáticos, especialidades farmacêuticas e outros.
A profissão tem mais de 70 atividades regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia.
Como farmacêutico é possível ser gerente ou técnico responsável pelo controle de qualidade pela produção de medicamentos, pelo desenvolvimento de novos fármacos e formulações em indústrias farmacêuticas; ser responsável técnico em drogarias e farmácias; trabalhar em farmácias na manipulação de medicamentos e cosméticos; atuar em hospital, como responsável pela farmácia interna, ou em uma equipe multidisciplinar de saúde; atuar em Laboratórios de Análises Clínicas; ser fiscal sanitarista de serviços de inspeção de medicamentos em órgãos públicos como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde; trabalhar com consultoria, auxiliando empresas na legislação relacionada à vigilância sanitária; atuar como pesquisador em centros de pesquisa, universidades e indústrias farmacêuticas.
Doutor em Neurociências, Mestre em Engenharia Biomédica, Graduação em Fisioterapia, Especialização em Medicina Chinesa e Pós Graduação em Fisioterapia Respiratória. Atua na área de Engenharia Biomédica nos projetos com amputação, esporte adaptado, biomecânica, prótese 3D, saúde pública e prática mental no amputado. Fisioterapeuta Intensivista do CTI Pediátrico e Enfermaria do Hospital e Maternidade de Contagem.