UNIFEMM – Centro Universitário
O curso de Farmácia do UNIFEMM contempla aspectos relacionados ao estudo do medicamento: pesquisa, produção, comercialização, dispensação e vigilância de sua ação farmacológica. Também abrange a formação social do farmacêutico como profissional da saúde, habilitado a atuar nas áreas de análises clínicas e toxicológicas, no controle de qualidade na indústria de alimentos, na indústria de medicamentos e cosméticos. O curso de Farmácia do UNIFEMM dispõe de excelente infraestrutura em laboratórios que permitem ao aluno maior quantidade de atividades práticas desde o início do curso.
Quem se forma em Farmácia encontra um mercado de trabalho promissor. É uma das áreas com maior taxa de ocupação: 94,3% dos farmacêuticos brasileiros estão trabalhando, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea).
Professores mestres e doutores atuantes no mercado em diversas áreas da farmácia.
Os melhores laboratórios da cidade de Sete Lagoas.
Na metodologia de ensino trabalham com a prática integrada entre diversas disciplinas.
Oportunidade durante o curso de participar de projetos de extensão e pesquisa.
Participar das aulas do mestrado em Biotecnologia e também dos projetos de pesquisa ajudando os mestrandos.
O farmacêutico formado pelo UNIFEMM realizará, ao longo dos 8 semestres, contínuo exercício de atividades práticas e teóricas de disciplinas relacionadas aos fármacos e aos medicamentos. Adquirindo, assim, habilidades e competências para a implantação e execução de assistência farmacêutica, análises clínicas, toxicológicas e de controle, produção e manipulação de substâncias químicas.
A proposta é oferecer ao estudante uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com base no rigor científico e intelectual, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento da área da Farmácia.
Além de equipar o profissional para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, durante o desenvolvimento do curso o acadêmico se capacitará para planejar, desenvolver, produzir e controlar a qualidade de medicamentos oficinais, magistrais, homeopáticos, especialidades farmacêuticas e outros.
A profissão tem mais de 70 atividades regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia.
Como farmacêutico é possível ser gerente ou técnico responsável pelo controle de qualidade pela produção de medicamentos, pelo desenvolvimento de novos fármacos e formulações em indústrias farmacêuticas; ser responsável técnico em drogarias e farmácias; trabalhar em farmácias na manipulação de medicamentos e cosméticos; atuar em hospital, como responsável pela farmácia interna, ou em uma equipe multidisciplinar de saúde; atuar em Laboratórios de Análises Clínicas; ser fiscal sanitarista de serviços de inspeção de medicamentos em órgãos públicos como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde; trabalhar com consultoria, auxiliando empresas na legislação relacionada à vigilância sanitária; atuar como pesquisador em centros de pesquisa, universidades e indústrias farmacêuticas.
Doutorado em Química pelo Instituto de Ciências Exatas da UFMG (2001). Mestrado em Química Farmacêutica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (1997). Bacharelado em Farmácia Industrial pela Faculdade de Farmácia da UFMG (1992). Licenciatura plena em Ciências Biológicas pelas Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (1990). Licenciatura plena em Química pelas Faculdades Prominas (2021). Atuação como docente no ensino médio e técnico em Química Industrial do Colégio Nossa Senhora de Nazaré de Conselheiro Lafaiete (2000-2009). Atuação como Professor Titular II no Centro Universitário Newton Paiva, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (2000-2020). Atuação como Professor Adjunto no Centro Universitário UNA (2006-2008). Atualmente atua como docente no Centro Universitário de Sete Lagoas-UNIFEMM. Experiência na área Química com ênfase em Síntese Orgânica e Química Farmacêutica, Carboidratos, tetrazóis, transesterificação, ensino de química e química aplicada a processos biotecnológicos.