GASTRONOMIA

GRADUAÇÃO PRESENCIAL

SOBRE O CURSO

O que compete a um profissional da Gastronomia?

O profissional formado em Gastronomia possui conhecimentos que vão muito além das habilidades técnicas para manusear e preparar alimentos. Ele pode atuar em diversas áreas, tais como:

  • Chef de Cozinha:

Os gastrólogos  têm  habilidade para planejar e preparar cardápios em restaurantes, hotéis, hospitais, bares etc,  coordenando a equipe de cozinheiros e selecionando os fornecedores de ingredientes.

  • Personal Chef:

Nesse caso, ele exerce as mesmas funções do Chef de cozinha, só que atuando em residências particulares.

  • Segurança Alimentar:

O profissional em Gastronomia também pode exercer atividades de vistorias em cozinhas industriais e em restaurantes, visando garantir que as normas de segurança alimentar sejam cumpridas.

  • Indústria Alimentícia:

O gastrólogo também é requisitado para desenvolver novas receitas e testar produtos criados pela indústria.

  • Gestão:

Na área da gestão, esse profissional pode administrar restaurantes comerciais, industriais e refeitórios dentro de hospitais e hotéis, dentre outros, gerenciando o funcionamento desses estabelecimentos, contratando e treinando profissionais, selecionando fornecedores, administrando o estoque e as finanças da empresa.

  • Consultoria:

O gastrólogo pode, também, prestar consultoria para empresas do ramo alimentício, objetivando a proposição de mudanças nos processos para melhoria do desempenho da organização como um todo.

  • Carreira Acadêmica: 

O profissional da Gastronomia pode, ainda, seguir a carreira acadêmica, lecionando  em cursos técnicos ou profissionalizantes, trabalhando como crítico gastronômico ou atuando no ramo editorial, na produção ou revisão de livros de culinária.

POR QUE CURSAR GASTRONOMIA?

O prazer proporcionado pela comida é um dos fatores mais importantes da vida e a graduação em Gastronomia visa formar profissionais que amam cozinhar. Há, também, que atentar-se à ampla abrangência de atuação profissional que o curso oferece.

POR QUE CURSAR GASTRONOMIA NO UNIFEMM?

No UNIFEMM, o aluno desenvolverá, desde o princípio, com a vivência em cozinha e na sala de aula, habilidades fundamentais tanto para atuar no mercado de trabalho quanto para gerir seus próprios empreendimentos.

Nas disciplinas teóricas, estão incluídos estudos sobre a história dos alimentos, normas de higiene e segurança alimentar e conhecimentos ligados à área de nutrição, gestão e marketing; já na prática, o aluno aprenderá todos os processos que envolvem as atividades gastronômicas, desde a seleção dos ingredientes até a preparação e apresentação dos pratos, passando pelos conceitos e processos básicos e clássicos da alta gastronomia .

Confeitaria, Panificação, Cozinha francesa, Italiana, brasileira, regional e mineira, além de Hotelaria, Enologia e Bebidas artesanais são apenas algumas das disciplinas que fazem parte da estrutura curricular do curso, que conta, também, com um Projeto integrador entre o UNIFEMM e a comunidade .

DIFERENCIAIS DO CURSO

O curso de Gastronomia do UNIFEMM ocupará um importante e necessário espaço no ramo de Alimentos e Bebidas na cidade de Sete Lagoas e região, uma vez que conta com infraestrutura adequada, material didático exclusivo e corpo docente especializado e com vivência em cozinhas profissionais, para que o aluno aprenda e domine técnicas de cocção e culturas alimentares do mundo todo.

Imersão total, aulas práticas e presenciais em laboratórios-cozinha, equipados com utensílios e insumos profissionais e necessários possibilitarão uma aprendizagem segura e eficiente para a formação de um profissional de excelência.

Além disso, o aluno contará com uma rede de estágios, parceiros e fornecedores regionais que deixarão sua formação ainda mais completa.

VESTIBULAR UNIFEMM

Infraestrutura