UNIFEMM – Centro Universitário

MBA

GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS EM SAÚDE

Início das aulas: 19 de novembro 

 Aulas síncronas (ao vivo) nas sextas de 19h às 22h e aos sábados de 09h às 16h

Sobre o Curso

O setor saúde no Brasil atualmente corresponde a 7% do PIB nacional, envolvendo articulações entre articulação entre a assistência médica, redes de formação profissional (escolas, universidades), indústria farmacêutica, indústria produtora de equipamentos médicos e instrumentos diagnósticos. 

No setor saúde, tem-se  como premissa que os recursos são limitados em relação à demanda infinita. Assim, no setor saúde, a gestão dos recursos toma uma dimensão específica, tendo como desafio oferecer soluções adequadas para o objetivo de entregar valor ao paciente conciliando a escassez de recursos com a demanda crescente pelos serviços.

Buscando encontrar o equilíbrio entre a oferta de serviços que atendam as necessidades da população e os recursos escassos três problemas desafiam a competência dos gestores da saúde e dos responsáveis por políticas de saúde no Brasil: a qualidade, os custos e a acessibilidade.

Toda organização, que vise lucro ou não, tem como objetivo gerar algum “pacote de valor”, por meio da sistematização dos produtos e serviços. Esta sistematização inicia-se na definição dos objetivos estratégicos da organização e conhecimento da complexidade do ambiente onde está inserida.  Além disto, nas organização, a estratégica está relacionada à arte de utilizar adequadamente os recursos internos, sejam ele os recursos tecnológicos, físicos, financeiros e humanos, visando otimizar oportunidade no ambiente da empresa e minimizar riscos e incertezas. 

Neste entendimento, compreende-se a necessidade da gestão estratégica dos recursos visando alinhar a eficiência do seu uso, de forma integrada aos processos que visam atender a necessidade de qualidade, acesso e custo aos seus clientes, alinhada aos objetivos estratégicos da organização. 

 

Assim, a proposta do MBA de Gestão Estratégica de Recursos em Saúde visa apresentar conhecimento que permita desenvolvimento de formação interdisciplinar profissional para atuar na gestão de sistemas e organizações de saúde de forma a permitir a compreensão da gestão estratégica dos recursos (tecnológicos, financeiros, físicos e humanos) e sua relação com melhores resultados na organização, integrando a administrativa à assistencial, através de ferramentas de gestão utilizadas pela administração contemporânea.

Aulas super dinâmicas

Conteúdo 100% em vídeos de curta duração.

Baixe o conteúdo e estude offline de onde quiser

No seu ritmo

No computador, no celular ou no tablet. Você estuda como e de onde quer, do seu jeito e com todo nosso suporte.

Embarque na sua Pós

Aprenda com os melhores professores.
Tenha acesso às aulas e conteúdos de onde estiver.

COORDENAÇÃO

UNIFEMM - Centro Universitário | Graduação Presencial e EAD

Rodrigo Cunha

Doutor em Neurociências

Mestre em Engenharia Biomédica

Graduação em Fisioterapia

Especialização em Medicina Chinesa

Pós Graduação em Fisioterapia Respiratória. 

Atua na área de Engenharia Biomédica nos projetos com amputação, esporte adaptado, biomecânica, prótese 3D, saúde pública e prática mental no amputado. 

Fisioterapeuta Intensivista do CTI Pediátrico e Enfermaria do Hospital e Maternidade de Contagem.

Programa do Curso

Aulas expositivas remotas síncronas, estudos de caso, debates, exercícios, foruns e atividades em grupo. A avaliação será realizada através das atividades acima listadas utilizando metodologias ativas de aprendizagem.
  • Ambientação na Aprendizagem Virtual 
  • Avaliação em Serviços de Saúde – Gestão dos Insumos/Cadeia de Suprimentos 
  • SUS- Uso da Medicina Baseada em Evidências e os Conceitos de Eficiência, Efetividade e Eficácia em Saúde 
  • Sistemas de Gestão da Qualidade e Auditorias Internas em Hospitais 
  • Sistema de Saúde Público – SUS e Suplementar 
  • A Vigilância Epidemiológica na Tomada de Decisões Estratégicas 
  • Fundamentos da Economia Aplicados em Gestão em Saúde  
  • Economia da Saúde e Avaliação de Tecnologias em Saúde 
  • Direito e Dimensão Econômico-Social da Saúde- Direito em Saúde 
  • Planejamento, Execução e Liderança Estratégica 
  • Introdução a Análise de Dados: Transformando Dados de Saúde em Informação com Ferramentas Estatísticas de Software Livre 
  • Contabilidade e Financeira Gerencial 
  • Financiamento e Gestão de Recursos- Gestão Financeira Receitas x Custos 
  • Logística em Saúde
  • Gestão da Inovação em Saúde 
  • Inovação e Empreendedorismo 
  • Planejamento Tributário 
  • Plano de Negócio e Estudo de Viabilidade Financeira em Saúde
  • Negociações na Saúde – Remuneração, Produtos e Serviço 
  • Trabalho de Conclusão de Curso e ou Projeto de Intervenção em Serviços

INSCRIÇÕES ABERTAS

15 parcelas de R$ 250,00

Desconto de 20% para alunos, ex-alunos e jovem advogado

Primeira parcela só em janeiro!

Professores Convidados

logo 04 preto

Entre em contato:
Tel: (31) 2106-2102
WhatsApp: (31) 99151-0606
E-mail: pos@unifemm.edu.br