MEDICINA VETERINÁRIA

GRADUAÇÃO PRESENCIAL

SOBRE O CURSO

Conheça um pouco da profissão

O que compete a um médico veterinário?

Ao longo de mais de 50 anos de profissão regulamentada, os Médicos Veterinários vêm mostrando a importância de seu trabalho para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, por meio dos serviços prestados à sociedade no cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais, na preservação da saúde pública, na produção de alimentos saudáveis e em atividades voltadas para garantir a sustentabilidade ambiental do planeta.

O trabalho dos Médicos Veterinários vai muito além de das clínicas e dos consultórios veterinários; têm papel fundamental na agropecuária brasileira, podem trabalhar como consultores, responsáveis técnicos, docentes, pesquisadores, peritos criminais, saúde pública, indústrias produtoras de vacinas e alimentos.

Além disso, tem papel relevante na qualidade dos produtos de origem animal e no controle da transmissão de doenças para os consumidores, atuando tanto nos órgãos de inspeção e vigilância sanitária, quanto dentro das indústrias beneficiadoras de alimentos. Ademais, o graduado é indispensável para fazer o controle de matéria-prima de origem animal nos locais produtores, garantindo o bem-estar dos animais e a qualidade dos alimentos em toda a cadeia produtiva.

Além de presença garantida em todas essas áreas, o veterinário pode, também, ser um empreendedor, atuando em:

  • Clínica de Pequenos Animais:

Os veterinários podem trabalhar em consultórios veterinários, clínicas veterinárias e hospitais veterinários. Algumas empresas dispõem de equipamentos modernos que garantem um diagnóstico rápido e preciso, como raio X digital, ultrassom, eletrocardiograma e endoscopia. Os veterinários também podem especializar-se em determinadas áreas, como Dermatologia, Cardiologia, Cirurgia, Anestesia, Ortopedia, Oftalmologia, Felinos, Gastroenterologia.

  • Clínica de Grandes Animais:

Os cuidados com os rebanhos produtores de leite e carne; o planejamento e a inspeção sanitária das instalações; o planejamento de toda a produção de gado de corte e de leite, desde a alimentação, as vacinas, o manejo, cirurgias e a reprodução dos animais estão nas competências do médico veterinário.

  • Clínica de Equinos:

Cabe ao profissional veterinário os cuidados com o manejo sanitário, nutrição, reprodução, cirurgia, dentre outros, com cavalos de alto valor reprodutivo e os cuidados com cavalos destinados ao esporte.

  • Clínica de Animais Silvestres:

O veterinário pode ingressar em órgãos públicos através de concursos para atuar em zoológicos ou institutos de preservação como o IBAMA, IEF; a especialização em atendimento clínico e cirúrgico de pets silvestres são também possibilidades de trabalho para o veterinário.

  • Reprodução:

Nessa área, o médico veterinário dispõe de tecnologias modernas para otimizar a reprodução dos rebanhos, usando a inseminação artificial e na transferência de embriões.

  • Inspeção de Produtos de Origem Animal:

A inspeção de carnes, pescado, leites, ovos, mel e os derivados desses alimentos nos estabelecimentos produtores ou manipuladores é atribuição do veterinário vinculado aos órgãos governamentais responsáveis pela inspeção. O ingresso nessa área se dá por meio de concursos, podendo o veterinário atuar a nível municipal, estadual (em Minas Gerais, no Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA) ou federal, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

  • Saúde Pública:

Cabe ao médico veterinário exercer atividades de Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, a nível municipal, estadual ou federal. Ele irá participar de programas de prevenção e controle de zoonoses e também na fiscalização de estabelecimentos que comercializem produtos veterinários ou de origem animal. Pode também atuar em laboratórios para análises da água e do solo.

  • Responsável Técnico (RT):

É o profissional encarregado por zelar pela qualidade de empresas do ramo veterinário, fábricas de alimentos de origem animal, criatórios e qualquer atividade que crie, manipule, preste serviços ou comercializem produtos de origem animal ou destinado aos animais.

  • Promotor Técnico de Indústrias Veterinárias:

Pode, ainda, o veterinário trazer a informação técnica e venda de: medicamentos, rações, vacinas; por meio de visitas a produtores e veterinários, mostrando as qualidades dos produtos do laboratório ou fábrica que representa.

  • Perícia:

Como médico veterinário, pode especializar-se na carreira de perito, elaborando laudos criminais, judiciais e administrativos.

  • Carreira Acadêmica:

Pode, ainda, dar continuidade aos estudos – especialização, mestrado, doutorado, visando lecionar ou participar de projetos de pesquisa.

Enfim, são mais de 80 áreas em que o médico veterinário pode atuar.

POR QUE CURSAR MEDICINA VETERINÁRIA

Primeiramente por vocação, pela paixão pelos animais. Também pela ampla abrangência de atuação profissional que o curso oferece.  

POR QUE CURSAR MEDICINA VETERINÁRIA NO UNIFEMM

O UNIFEMM idealizou o curso em Sete Lagoas após avaliar o enorme potencial da região, onde se concentram, tradicionalmente, grandes criadores de gado, cavalos, porcos e aves, além de laticínios e frigoríficos. Na região, estão localizadas importantes empresas nacionais, como a Itambé, Granja Barreirinho e Vibra. Conta, ainda, com modernas clínicas veterinárias para animais de pequeno porte. Essas empresas e indústrias vão facilitar o acesso dos alunos à vivência prática e também representam um potencial mercado de trabalho para o médico veterinário.

O UNIFEMM tem uma enorme estrutura de laboratórios e salas, além de convênios com muitas instituições e tudo isso garante um curso com alto nível de qualidade, unindo a teoria à prática.

Sempre visando o melhor, o UNIFEMM irá iniciar, já no segundo semestre de 2020, a construção de um moderno hospital veterinário onde os alunos poderão praticar muito toda a teoria aprendida.

DIFERENCIAIS DO CURSO

O curso de Medicina Veterinária do UNIFEMM vai ser um dos primeiros a seguir as novas diretrizes do MEC, as quais preconizam a formação de um profissional completo, apto a trabalhar ao concluir a sua graduação. Um profissional completo é aquele que consegue aliar o conhecimento teórico, prático e habilidades de gestão para desempenhar, de forma diferenciada, atividades em qualquer setor da veterinária em que escolha trabalhar.

A proposta de estudos inclui disciplinas das áreas de Ciências Biológicas, Sociais Aplicadas e Gestão, como Anatomia, Fisiologia, Microbiologia, Genética e Nutrição, Ética, Desenvolvimento Pessoal, Gestão financeira e outras. Também serão priorizadas disciplinas essencialmente práticas, como o estudo de patologias, técnicas clínicas e cirúrgicas. As atividades práticas começarão a ser realizadas em laboratórios e continuarão ganhando espaço na estrutura curricular à medida que o curso for evoluindo.

Os recursos de aprendizagem integram teoria à prática, com atuação de docentes qualificados, incluindo professores aprovados em programas de Doutorado e com ampla prática de mercado, além de empreendedores de alto impacto.

VESTIBULAR UNIFEMM

Infraestrutura