MEDICINA VETERINÁRIA

GRADUAÇÃO PRESENCIAL

SOBRE O CURSO

Conheça um pouco da profissão

O que compete a um médico veterinário?

Ao longo de mais de 50 anos de profissão regulamentada, os Médicos Veterinários vêm mostrando a importância de seu trabalho para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, por meio dos serviços prestados à sociedade no cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais, na preservação da saúde pública, na produção de alimentos saudáveis e em atividades voltadas para garantir a sustentabilidade ambiental do planeta.

O trabalho dos Médicos Veterinários vai muito além de das clínicas e dos consultórios veterinários; têm papel fundamental na agropecuária brasileira, podem trabalhar como consultores, responsáveis técnicos, docentes, pesquisadores, peritos criminais, saúde pública, indústrias produtoras de vacinas e alimentos.

Além disso, tem papel relevante na qualidade dos produtos de origem animal e no controle da transmissão de doenças para os consumidores, atuando tanto nos órgãos de inspeção e vigilância sanitária, quanto dentro das indústrias beneficiadoras de alimentos. Ademais, o graduado é indispensável para fazer o controle de matéria-prima de origem animal nos locais produtores, garantindo o bem-estar dos animais e a qualidade dos alimentos em toda a cadeia produtiva.

Além de presença garantida em todas essas áreas, o veterinário pode, também, ser um empreendedor, atuando em:

  • Clínica de Pequenos Animais:

Os veterinários podem trabalhar em consultórios veterinários, clínicas veterinárias e hospitais veterinários. Algumas empresas dispõem de equipamentos modernos que garantem um diagnóstico rápido e preciso, como raio X digital, ultrassom, eletrocardiograma e endoscopia. Os veterinários também podem especializar-se em determinadas áreas, como Dermatologia, Cardiologia, Cirurgia, Anestesia, Ortopedia, Oftalmologia, Felinos, Gastroenterologia.

  • Clínica de Grandes Animais:

Os cuidados com os rebanhos produtores de leite e carne; o planejamento e a inspeção sanitária das instalações; o planejamento de toda a produção de gado de corte e de leite, desde a alimentação, as vacinas, o manejo, cirurgias e a reprodução dos animais estão nas competências do médico veterinário.

  • Clínica de Equinos:

Cabe ao profissional veterinário os cuidados com o manejo sanitário, nutrição, reprodução, cirurgia, dentre outros, com cavalos de alto valor reprodutivo e os cuidados com cavalos destinados ao esporte.

  • Clínica de Animais Silvestres:

O veterinário pode ingressar em órgãos públicos através de concursos para atuar em zoológicos ou institutos de preservação como o IBAMA, IEF; a especialização em atendimento clínico e cirúrgico de pets silvestres são também possibilidades de trabalho para o veterinário.

  • Reprodução:

Nessa área, o médico veterinário dispõe de tecnologias modernas para otimizar a reprodução dos rebanhos, usando a inseminação artificial e na transferência de embriões.

  • Inspeção de Produtos de Origem Animal:

A inspeção de carnes, pescado, leites, ovos, mel e os derivados desses alimentos nos estabelecimentos produtores ou manipuladores é atribuição do veterinário vinculado aos órgãos governamentais responsáveis pela inspeção. O ingresso nessa área se dá por meio de concursos, podendo o veterinário atuar a nível municipal, estadual (em Minas Gerais, no Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA) ou federal, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

  • Saúde Pública:

Cabe ao médico veterinário exercer atividades de Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, a nível municipal, estadual ou federal. Ele irá participar de programas de prevenção e controle de zoonoses e também na fiscalização de estabelecimentos que comercializem produtos veterinários ou de origem animal. Pode também atuar em laboratórios para análises da água e do solo.

  • Responsável Técnico (RT):

É o profissional encarregado por zelar pela qualidade de empresas do ramo veterinário, fábricas de alimentos de origem animal, criatórios e qualquer atividade que crie, manipule, preste serviços ou comercializem produtos de origem animal ou destinado aos animais.

  • Promotor Técnico de Indústrias Veterinárias:

Pode, ainda, o veterinário trazer a informação técnica e venda de: medicamentos, rações, vacinas; por meio de visitas a produtores e veterinários, mostrando as qualidades dos produtos do laboratório ou fábrica que representa.

  • Perícia:

Como médico veterinário, pode especializar-se na carreira de perito, elaborando laudos criminais, judiciais e administrativos.

  • Carreira Acadêmica:

Pode, ainda, dar continuidade aos estudos – especialização, mestrado, doutorado, visando lecionar ou participar de projetos de pesquisa.

Enfim, são mais de 80 áreas em que o médico veterinário pode atuar.

POR QUE CURSAR MEDICINA VETERINÁRIA

Primeiramente por vocação, pela paixão pelos animais. Também pela ampla abrangência de atuação profissional que o curso oferece.  

POR QUE CURSAR MEDICINA VETERINÁRIA NO UNIFEMM

O UNIFEMM idealizou o curso em Sete Lagoas após avaliar o enorme potencial da região, onde se concentram, tradicionalmente, grandes criadores de gado, cavalos, porcos e aves, além de laticínios e frigoríficos. Na região, estão localizadas importantes empresas nacionais, como a Itambé, Granja Barreirinho e Vibra. Conta, ainda, com modernas clínicas veterinárias para animais de pequeno porte. Essas empresas e indústrias vão facilitar o acesso dos alunos à vivência prática e também representam um potencial mercado de trabalho para o médico veterinário.

O UNIFEMM tem uma enorme estrutura de laboratórios e salas, além de convênios com muitas instituições e tudo isso garante um curso com alto nível de qualidade, unindo a teoria à prática.

Sempre visando o melhor, o UNIFEMM irá iniciar, já no segundo semestre de 2020, a construção de um moderno hospital veterinário onde os alunos poderão praticar muito toda a teoria aprendida.

DIFERENCIAIS DO CURSO

O curso de Medicina Veterinária do UNIFEMM vai ser um dos primeiros a seguir as novas diretrizes do MEC, as quais preconizam a formação de um profissional completo, apto a trabalhar ao concluir a sua graduação. Um profissional completo é aquele que consegue aliar o conhecimento teórico, prático e habilidades de gestão para desempenhar, de forma diferenciada, atividades em qualquer setor da veterinária em que escolha trabalhar.

A proposta de estudos inclui disciplinas das áreas de Ciências Biológicas, Sociais Aplicadas e Gestão, como Anatomia, Fisiologia, Microbiologia, Genética e Nutrição, Ética, Desenvolvimento Pessoal, Gestão financeira e outras. Também serão priorizadas disciplinas essencialmente práticas, como o estudo de patologias, técnicas clínicas e cirúrgicas. As atividades práticas começarão a ser realizadas em laboratórios e continuarão ganhando espaço na estrutura curricular à medida que o curso for evoluindo.

Os recursos de aprendizagem integram teoria à prática, com atuação de docentes qualificados, incluindo professores aprovados em programas de Doutorado e com ampla prática de mercado, além de empreendedores de alto impacto.

VESTIBULAR UNIFEMM

Infraestrutura

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support