UNIFEMM – Centro Universitário

MESTRADO

BIOTECNOLOGIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO

UM OLHAR PARA O FUTURO

INVESTIMENTO

24 parcelas de R$ 2.047,00

INSCRIÇÕES ABERTAS

Sobre o Curso

O Curso de Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão da Inovação tem como objetivo formar recursos humanos com capacidade teórico, analítica e operacional para compreender e atuar nas diferentes fases do processo de desenvolvimento de biotecnologia e gestão da inovação tecnológica. As linhas de pesquisa diversas proporcionam a formação de profissionais de alto nível em suas respectivas áreas, capacitados a atuar como pesquisadores, professores e gestores em universidades, empresas, institutos de pesquisa e agências governamentais.

Horário das Aulas

6ª-feiras (turno noturno) e sábados (turnos matutino e vespertino). Além disso, o curso poderá demandar também atividades desenvolvidas, excepcionalmente, às 5ªs feiras nos turnos vespertino e noturno e 6ªs feiras no turno vespertino, quando houver aula prática.

Linhas de Pesquisa

Agronegócio e Bioindústria
Essa linha de pesquisa busca soluções inovadoras para a agroindústria e o agronegócio. Além disso, busca integrar dados da biologia avançada fortalecendo a biologia de sistemas com foco na promoção da produtividade e da sustentabilidade nos setores biotecnológicos do agronegócio. Os estudos em agroindústria buscam soluções para a agricultura familiar e comercial através do manejo integrado de pragas com ênfase ao controle biológico e pela busca de fungos e bactérias solubilizadores que atuam na biossolubilização de potássio e fósforo presentes em rochas naturais e na oxi-redução de compostos de enxofre. Além disso, buscam solucionar e compreender os mecanismos relacionados ao uso de nutrientes por meio da exploração da variabilidade genética e de práticas de manejo de solo aliadas com a interação com microrganismos, como as associações simbióticas com fungos micorrízicos arbusculares (FMA).

Biotecnologia e Gestão Ambiental
Os estudos da área estão voltados ao manejo sustentável do solo, água, fauna e flora para a conservação do meio ambiente utilizando novas ferramentas para diminuir o impacto causado por agentes prejudiciais ao contexto. Os estudos buscam obter soluções biotecnológicas para mitigação de impactos ambientais e monitoramento da qualidade ambiental. A linha de pesquisa também alia conceitos de administração e gestão dentro da área ambiental para gerenciamento dos recursos naturais dentro de propriedades agrícolas, reservas ambientais e áreas urbanas e industriais.

Biotecnologia e Saúde
Os estudos em Biotecnologia e Saúde visam a aplicação de novas tecnologias utilizadas na terapia, tratamento e diagnóstico de doenças. Há projetos desenvolvidos com foco na avaliação do ambiente e do impacto da inovação, relacionada ao desenvolvimento de produtos, procedimentos, processos ou serviços; epidemiologia de doenças parasitárias; bioprospecção de produtos naturais; estudo e desenvolvimento de modelos inovadores na educação e promoção da Saúde; análise da biotecnologia na situação de saúde dos indivíduos.

Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação
Os estudos em CT&I visam preparar os estudantes para lidar com as novas tecnologias de modo a gerenciar processos de inovação com boa base científica. Nesse grupo já existem pesquisas voltadas para a avaliação de impactos da inovação, tendo em vista a integração dos três principais agentes de inovação (Empresas, Universidades e Agências Governamentais). A linha de pesquisa tem como principal objetivo favorecer o empreendedorismo na área de biotecnologia.

COORDENAÇÃO

Gracielle Teodora da Costa Pinto Coelho

Programa do Curso

Biologia Celular (30 h – 2 créditos)

Biologia Molecular (30 h – 2 créditos)

Gestão da Inovação (30 h – 2 créditos)

Seminários de Dissertação e Trabalho de Conclusão (30 h – 2 créditos)

Teoria do Conhecimento e Metodologia Científica (30 h – 2 créditos)

Estágio Supervisionado Obrigatório – MP (30 h – 2 créditos)

Agroecologia (30 h – 2 créditos)

Bioestatística (30 h – 2 créditos)

Biologia de Insetos (30 h – 2 créditos)

Biossegurança (30 h – 2 créditos)

Biotecnologia e Saúde (30 h – 2 créditos)

Controle Biológico de Pragas (30 h – 2 créditos)

Empreendedorismo, Propriedade Intelectual e Patentes (30 h – 2 créditos)

Epidemiologia de doenças infecciosas e parasitárias (15 h – 1 crédito)

Ferramentas em Gestão da Inovação (30 h – 2 créditos)

Imunologia aplicada à Biotecnologia (30 h – 2 créditos)

Interação Parasito-Hospedeiro (30 h – 2 créditos)

Manejo Integrado de Pragas (30 h – 2 créditos)

Microbiologia Ambiental ou Biotecnologia Ambiental (30 h – 2 créditos)

Práticas Científicas (30 h – 2 créditos)

Recuperação de Áreas Degradadas (30 h – 2 créditos)

Seminário de Tópicos Especiais (30 h – 2 créditos)

Tecnologias aplicadas à agricultura de baixo carbono (30 h – 2 créditos)

Teoria e Análise das Organizações (30 h – 2 créditos)

Tópicos Especiais em Biotecnologia e Gestão da Inovação (30 h – 2 créditos)

Tópicos Especiais em Entomologia (30 h – 2 créditos)

INSCRIÇÕES ABERTAS

24 parcelas de R$ 2.047,00

Professores Convidados

Abrir Chat