NUTRIÇÃO

GRADUAÇÃO PRESENCIAL

SOBRE O CURSO

O Nutricionista é um profissional da área da saúde que estuda os alimentos e seu efeito no organismo dos indivíduos. Ele tem um amplo campo de atuação, que vai desde a prescrição de dietas até o acompanhamento de atletas profissionais, passando por diferentes áreas, como:

 

  • Nutrição Clínica

 

Nesse campo de trabalho, o atendimento clínico é realizado individualmente. O nutricionista faz um diagnóstico nutricional para elaborar uma dieta que atenda às necessidades do paciente. Para isso, investiga o estado de saúde do paciente, seus hábitos alimentares e seu estilo de vida.

 

  • Nutrição Coletiva

A nutrição coletiva cuida da saúde de um grupo de pessoas. Neste caso, o nutricionista pode atuar em restaurantes, refeitórios, cozinhas industriais ou na área de vigilância sanitária.

  • Nutrição Esportiva

 

Na área da nutrição esportiva, o nutricionista volta-se para pessoas que realizam algum esporte ou atividade física e tem como objetivo melhorar seu desempenho. No caso de atletas, esse profissional buscará apoiar, com seu trabalho, a melhor recuperação pós-exercício.

 

  • Indústria de Alimentos

 

Em uma indústria de alimentos, cabe ao nutricionista controlar a qualidade dos alimentos produzidos e acompanhar todo o processo de produção.

 

·     Marketing Nutricional

 

Na área do marketing nutricional, cabe ao nutricionista fazer uma análise do produto, identificando o público-alvo e informando o consumidor sobre a importância nutricional daquele produto.

 

  • Pesquisa Científica

 

Na área de pesquisa, o nutricionista pode desenvolver novos alimentos ou pesquisar sobre os efeitos que determinado alimento exerce no organismo do ser humano. Ele pode realizar seu trabalho em laboratórios, indústrias alimentícias, institutos de pesquisa e universidades.

 

 

O que compete a um nutricionista?

 

Basicamente, o nutricionista  estuda os alimentos e as reações que eles provocam no organismo. Ele avalia, diagnostica e faz o acompanhamento do estado nutricional do indivíduo, além de também elaborar dietas conforme as necessidades do organismo da pessoa.

 

Por que cursar Nutrição?

 

O nutricionista tem um campo de atuação bem diversificado. Ele poderá trabalhar em clínicas, consultório próprio, hospitais, academias, equipes esportivas, creches, escolas, hotéis, órgãos públicos, indústria alimentícia etc. Outra opção é a carreira acadêmica e/ou se dedicar a pesquisas científicas. Tudo isso traz à profissão alto grau de empregabilidade.

 

POR QUE CURSAR NUTRIÇÃO?

O nutricionista tem um campo de atuação bem diversificado. Ele poderá trabalhar em clínicas, consultório próprio, hospitais, academias, equipes esportivas, creches, escolas, hotéis, órgãos públicos, indústria alimentícia etc. Outra opção é a carreira acadêmica e/ou se dedicar a pesquisas científicas. Tudo isso traz à profissão alto grau de empregabilidade.

 

POR QUE CURSAR NUTRIÇÃO NO UNIFEMM?

O curso de Nutrição do UNIFEMM forma profissionais generalistas, humanistas e críticos, para atuarem na segurança alimentar, atenção dietética e demais áreas da Nutrição, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Pauta-se em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural do país.

 

O Projeto Político Pedagógico do curso possui características educacionais inovadoras como a inserção dos alunos em campos de prática desde o primeiro período, a interdisciplinaridade com os demais cursos de saúde da instituição, além da integração das disciplinas profissionalizantes e básicas. Essas iniciativas estimulam e capacitam o aluno para atuar em uma equipe interdisciplinar, ampliando sua visão e possibilitando a formação de profissionais mais críticos e realistas para o mercado de trabalho.

DIFERENCIAIS DO CURSO

  • Dentre outros, são diferenciais do curso de Nutrição ofertado pelo UNIFEMM:

    • Inúmeras parcerias locais e regionais para estágio: Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Irmandade Nossa Senhora das Graças, Unimed, Embrapa Milho e Sorgo, dentre outras empresas e instituições;
    • Inserção dos alunos nos campos de prática profissional deste o 1° período;
    • Laboratórios e infraestrutura completa para aulas práticas;
    • Mostra Científica semestral, com apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos nos campos de prática;
    • Corpo docente altamente qualificado, formado por professores Mestres e Doutores atuantes no mercado;
    • Biblioteca física atualizada, com acervo significativo dedicado à Nutrição.

VESTIBULAR UNIFEMM

Infraestrutura