(31) 97528-8825

PÓS-GRADUAÇÃO EM
CRIMINOLOGIA E SEGURANÇA PÚBLICA

APRESENTAÇÃO

O curso de Pós-gradução em Criminologia e Segurança Pública tem o objetivo de apresentar conceitos e teorias no campo da vitimologia; Apresentar os conceitos utilizados e terminologia própria na área de Criminologia; Discutir as diferentes teorias da Criminologia; Fornecer os instrumentos necessários para que os alunos possam atuar como criminologistas.

Contribuir, de forma efetiva, na formação de pessoal qualificado para atuar nas atividades de pesquisa, extensão e ensino superior, bem como para atuar nos setores público e privado, na área de concentração e nas linhas de pesquisa oferecidas;

 Curso é 100% online, inclusive as avaliações. Não há exigência de desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

O processo de ensino e aprendizagem é focado no aluno e disponibiliza material didático em diversos formatos para que, independente das preferências do aluno, ele possa aproveitar ao máximo seu curso. O professor faz a gestão individualizada, acompanhando, avaliando e motivando o aluno durante sua caminhada.

Membros de outros organismos policiais e de Inteligência. Advogados, em especial aqueles que atuem em causas de natureza penal. Magistrados criminais, membros do Ministério Público, Defensores Públicos. Profissionais com diploma de nível superior que atuem ou estejam interessados em atuar profissionalmente com o Direito Criminal e o Processo Penal, e/ou com o tema da Segurança Pública.

COORDENAÇÃO

Daniela Moreira Souza

Coordenadora do Curso de Graduação em Direito e da Pós Graduação em Criminologia e Segurança Pública no Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM)

Doutora e Mestre em Direito Público com ênfase em Direito Penal, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC MINAS, especialista em Direito Penal e Processual Penal. Coordenadora do Curso de graduação em Direito do UNIFEMM e coordenadora do Curso de Pós Graduação em Criminologia e Segurança Pública. Advogada criminal no escritório Moreira Miranda- OAB/MG 148.192

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I

Sistemas, Instituições e Gestão Integrada em Segurança Pública
Gestão Estratégica em Segurança Pública.
Noções Essenciais de Direito Penal e Processo Penal
Segurança Pública e Garantismo Penal
A atuação da Segurança Pública no âmbito dos crimes cibernétios
Introdução à criminologia

Módulo II

Negociação e Mediação de Conflitos em Segurança Pública
Saúde mental do profissional de Segurança Pública
Gestão de Unidades Prisionais
Criminologia e Política Criminal
Comunicação e Interação da Polícia com a Sociedade

Módulo III

Neurociência criminal e comunicação não verbal
Padrões e Sistemas de Policiamento
Planejamento, execução e monitoramento na Segurança Pública
A Problemática da Violência no Brasil: Aspectos Sociais e Culturais
Políticas Públicas em Segurança Pública no Brasil

Módulo IV

Tópicos Especiais em Criminologia
Técnicas e Procedimentos em Segurança Pública
Prevenção Social do Crime como Política Pública
Geopolítica, Cidades Segurança Pública
Didática no ensino superior

PROFESSORES CONVIDADOS

Advogado, membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, (2008-2020) membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito – CONPEDI. Doutor em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos pela Instituição Toledo de Ensino – ITE (2021). Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino – UMSA (2014) Mestre em Hermenêutica e Direitos Fundamentais pela Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC (2012). Especialista em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas (2008). Bacharel em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC (2007). Atua nos temas atinentes à Teoria Geral do Direito Civil, notadamente, regime jurídico das incapacidades, e direitos da personalidade, e ao Direito de Família e Sucessões, em especial, poder familiar, guarda, tutela, curatela, inventário, partilha em interface com a Filosofia do Direito.

Daniela Moreira de Souza

Coordenadora do Curso de Graduação em Direito e da Pós Graduação em Criminologia e Segurança Pública no Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM)

Doutora e Mestre em Direito Público com ênfase em Direito Penal, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC MINAS, especialista em Direito Penal e Processual Penal. Coordenadora do Curso de graduação em Direito do UNIFEMM e coordenadora do Curso de Pós Graduação em Criminologia e Segurança Pública. Advogada criminal no escritório Moreira Miranda- OAB/MG 148.192.

Foi professora na graduação da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Nova Lima, das disciplinas de Direito Penal III, Direito Penal IV, Direito Penal V e Prática Criminal. Foi coordenadora do programa de monitoria da Graduação em Direito da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Nova Lima durante o período de julho de 2018 a novembro de 2019. Foi coordenadora do programa de eventos da Puc Minas – Praça da Liberdade de março a julho de 2018. Foi coordenadora do curso de extensão da APAC no Curso de Direito de julho a novembro de 2018. Foi professora do curso de Pós-graduação da Puc Minas/Betim e do curso de Direito da Faculdade de Sabará. Foi professora de Direito Penal na graduação da PUC MINAS – Praça da Liberdade e diretora do IICCP (Instituto de Investigação Cientifica em Constituição e Processo).

Mestre em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016). Possui graduação em Direito e especialização em ciências penais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006 / 2008). Atualmente é Delegado da Polícia Civil de Minas Gerais. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal.

Daniel Buchumuller

   Diretor de inteligência da SEJUSP. Delegado de Polícia de Minas Gerais. Professor de cursos preparatórios para concurso. Mentor do canal Clube do Penal.

Advogado criminalista. Sócio fundador do escritório Fábio Presoti Advocacia Criminal. Doutor em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG. Mestre em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG. Especialista em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG. Membro do Corpo de Pareceristas de diversas revistas científicas. Professor na Graduação da Faculdade Minas Gerais – FAMIG. Professor na Pós-Graduação Lato Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Penal.

Felipe Augusto Silva Custódio

Graduado em Direito pelo Centro Universitário Monsenhor Messias de Sete Lagoas/UNIFEMM. Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pelo Centro Universitário UNA de Sete Lagoas/MG. Pós-graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos – FDMC. É Coordenador Adjunto do curso de Direito do Centro Universitário Monsenhor Messias de Sete Lagoas/UNIFEMM. Advogado, habilitado na Ordem dos Advogados do Brasil sob o nº 174.417

Mestra em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Direito Público. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora nos cursos de pós-graduação lato sensu do Instituto de Educação Continuada da PUC Minas e da Escola Superior de Advocacia da OAB-MG. Pesquisadora e vice-diretora Financeiro do Instituto Popperiano de Estudos Jurídicos (INPEJ). Pesquisadora no Centro de Pesquisa e Extensão em Execução Penal (CEPEX). Associada ao Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal (IBRASPP). Integrou a Diretoria Executiva da APAC de Santa Luzia (2018/2019) e integra o departamento jurídico da mesma instituição. Advogada criminalista.

Francis Albert Cotta Formiga

Doutor em História (área de concentração: política, cultura e trabalho) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), com estágio de doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (CAPES). Realizou residência pós-doutoral em História Social da Cultura na UFMG (2007-2008); pós-doutorados em: Direito Penal e Garantias Constitucionais na Universidade Nacional de La Matanza/Argentina (2011-2013); Psicologia Social na Universidade John F. Kennedy (2014-2015); Ciências Sociais na PUC Minas (2017-2018). Mestre em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (UFMG). Especialista em: Antropologia (UCAM), Filosofia (UFOP), Metodologia de Ensino (FPL) e História do Brasil Contemporâneo (UNI BH). Foi pesquisador convidado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris (CNRS/CEPAMM). Professor no Mestrado em Segurança Pública e Cidadania da Universidade do Estado de Minas Gerais. Subchefe do do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da Academia da PMMG. Líder do Núcleo de Pesquisas em Ciências Policiais e Segurança Pública (APM/Unimontes). Possui experiência de 28 anos como operador e gestor de Segurança Pública em Minas Gerais.

Gabriel de Souza Salema

Mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Pós-graduado em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Mestrando em Direito pelo PPGD da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas, CAPES Nota 6). Pesquisador bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Parecerista na Revista Eletrônica VirtuaJus (ISSN: 1678-3425) da PUC Minas. Foi Membro da Comissão de Direito Penal Econômico da OAB-MG. Membro do Instituto de Ciências Penais (ICP). Autor de capítulos de livros e artigos técnicos em publicações especializadas. 

Possui graduação em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2002), graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Atualmente, é Consultor Legislativo Efetivo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e também professor do Curso de Direito da Faculdade Pitágoras, em Belo Horizonte MG. Tem experiência profissional e publicações nas áreas de Direito e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Urbanístico, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito da Segurança Pública. É autor e coautor de diversas obras, entre elas o livro “Gestão metropolitana e autonomia municipal: dilemas das transações federativas”.

Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da PUC/MG, na linha de pesquisa “Intervenção Penal e Garantismo”. Doutor e Mestre em Direito pela PUC/MG, pós-graduado em Ciências Penais pelo CAD/UGF e graduado pela Faculdade de Direito Milton Campos. Leciona Direito Penal Empresarial e Direito Processual Penal na pós-graduação lato sensu (especialização) do IEC/PUC Minas. Professor de Direito Penal e Processo Penal da PUC/MG (graduação e pós-graduação) e do Centro Universitário Unihorizontes (graduação). Lecionou na Escola Judicial (EJEF), como professor colaborador, os temas ‘Crimes contra a Ordem Tributária’, ‘Crimes de Trânsito’ e ‘Crimes no Estatuto do Idoso’. Advogado criminalista especializado em Direito Penal Empresarial, sócio do ‘Ariosvaldo Campos Pires Advogados’ (www.ariosvaldo.com.br). Conselheiro do Instituto de Ciências Penais (ICP). Foi assistente judiciário criminal de Desembargador no Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Ismael Gomes de Oliveira

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é Psiquiatra na Integralmente Saúde Emocional, empresa privada voltada a atenção em Saúde Mental. Mestre em ciências da saúde. Especialista em Psiquiatria e Psicoteriatria pela ABP.

Matheus Miranda de Oliveira

Mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017), instituição a qual graduou-se em direito (2010). Possui pós-graduação em Ciências Penais pela Faculdade de Direito Milton Campos (2013). Atualmente, é Consultor Legislativo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (servidor público efetivo) nas comissões de Segurança Pública e Direitos Humanos, advogado e professor universitário.

Doutor em Neurociências, Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba, com bolsa CAPES (2007). Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Uberaba (2004). Especialização em Medicina Chinesa – Acupuntura (2004). Pós-Graduação em Fisioterapia Respiratória (2020) – UNIBF. Coordenador do curso de Fisioterapia Instituto Metodista Izabela Hendrix. Coordenador do curso de Engenharia Biomédica do Instituto Metodista Izabela Hendrix. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Metodista Izabela Hendrix. Coordenador da Pós-Graduação em Fisioterapia em Geriatria Instituto Metodista Izabela Hendrix. Coordenador dos cursos da Saúde do Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM. Coordenador e professor da Pós-Graduação em Ortopedia, traumatologia e esportiva? Inspirar. Professor dos cursos de Fisioterapia, Engenharia Biomédica, Biomedicina, Enfermagem, Psicologia, Ciências Biológicas, Fonoaudiologia e Educação Física no Instituto Metodista Izabela Hendrix. Atua na área de Engenharia Biomédica nos projetos com amputação, esporte adaptado, biomecânica, prótese 3D, saúde pública e prática mental no amputado. Pesquisador visitante do Grupo de Pesquisa em Engenharia Biomédica (LEB) – UFMG. Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Extensão (LABDROP) Laboratório de Desenvolvimento e Reabilitação em Órtese e Prótese.

Viviane Tompe Souza Mayrink

Doutora em Administração pela PUC-MG (2018). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000); Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004); e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2010). Professora em cursos de graduação e pós-graduação. Possui experiência na gestão acadêmica e administrativa como coordenadora de curso de graduação e diretora de unidade de ensino. Possui grande experiência em gestão de organizações não governamentais e de projetos sociais. Tem experiência em Gestão de Riscos e implantação de Sistemas de Gestão de Riscos.

Alixandre Barroso Vieira

Mestre em Direito Público, mestre em Direito pela PUC/MG, pós-graduado em Ciências Penais pela mesma instituição e graduado em direito pela Funcesi.  Professor de Direito Penal e Processo Penal do CENSI – Itabira (graduação); e da Funcesi nas disciplinas de direito penal (professor visitante da graduação). Especialista em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes. É ainda pós-graduado lato senso em Direito Ambiental, e Direito Processual Civil, pela Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER. Foi Procurador Jurídico da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo – MG e na Prefeitura de Itabira-MG. Advogado Criminalista.

Danielle Péres da Rocha

Mestre em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Licenciada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (CEUNIH). Atualmente é professora universitária no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (CEUNIH) e Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM). Atua na gestão dos Cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia desde 2012. Coordena projetos de extensão universitária desde 2009 e tem experiência na Docência Superior há mais de 11 anos se dedicando a estudar as diferentes estratégias e possibilidades de ensino no Ensino Superior.

Marco Antônio Rocha

Professor Marco Antônio Rocha Ferreira

Minicurrículo: Delegado de Polícia Civil. Mestre em Direito Penal pela PUC-Minas. Pós-Graduado em Direitos Humanos na Academia de Polícia Civil de  Minas Gerais.

INSCRIÇÕES

31 99151-0606

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support