PÓS-GRADUAÇÃO
EM GESTÃO EM SAÚDE

APRESENTAÇÃO

A gestão da saúde sempre foi um dos grandes desafios em todo mundo. No Brasil, que por força constitucional possui um sistema público universal, há um sistema de saúde privada, denominada suplementar. Os dois sistemas são sempre um desafio para quem os gerencia, e se interagem o tempo todo em alguns momentos, uma vez que mesmo as pessoas com cobertura de seguro de saúde têm direito, e usam quase sempre este direito.

Com a mais recente pandemia (Coronavírus), ainda em atividade no mundo e mais precisamente no Brasil, fica claro que a gestão destes sistemas, público e privado, é um dos grandes desafios da área de gestão na atualidade e assim o será nas próximas décadas, uma vez que a sociedade esta compreendendo que sem saúde todas as demais atividades estarão comprometidas irremediavelmente.

A Pós-graduação em Gestão em Saúde apresenta as mudanças através da medicina baseada em evidências como o elo entre a boa pesquisa científica e a prática clínica. Utiliza provas científicas existentes e disponíveis no momento, com boa validade interna e externa, para a aplicação de seus resultados na prática clínica. A Pós-graduação em Gestão em Saúde apresenta também uma proposta de reformulação das respostas às Novas Demandas em saúde apresentadas pelos pacientes às equipes da área da saúde, de discussão sobre como o saber médico-científico se articula na contemporaneidade com suas relações de gestão.

COORDENAÇÃO

Rodrigo Gontijo Cunha

Doutor em Neurociências, Universidade Federal de Minas Gerais 2015,

Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (2007).

Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Uberaba (2004).

Especialização em Medicina Chinesa – Acupuntura (2004).

Pós-Graduação em Fisioterapia Respiratória (2020) – UNIBF.

Coordenador dos cursos da Saúde  do Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM.  2021 – atualmente.

Coordenador do curso de Pós graduação em Gestão em Saúde – UNIFEMM 2021- atualmente

Coordenador do curso de Fisioterapia Instituto Metodista Izabela Hendrix.  2019 – atualmente.

Coordenador do curso de Engenharia Biomédica do Instituto Metodista Izabela Hendrix. 2020 – atualmente.

Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Metodista Izabela Hendrix. 2016 – atualmente.

Coordenador da Pós-Graduação em Fisioterapia em Geriatria Instituto Metodista Izabela Hendrix.  2019 – atualmente.

Coordenador 2021 – atualmente e professor da Pós-Graduação em Ortopedia, traumatologia e Esportiva – Inspirar.  2019 – atualmente.

Professor dos cursos de Fisioterapia, Engenharia Biomédica, Biomedicina, Enfermagem, Psicologia, Ciências Biológicas, Fonoaudiologia e Educação Física no Instituto Metodista Izabela Hendrix.  2009 – atualmente

Pesquisador visitante do Grupo de Pesquisa em Engenharia Biomédica (LEB) – UFMG. 2006 – atualmente.

Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Extensão (LABDROP) Laboratório de Desenvolvimento e Reabilitação em Órtese e Prótese.  2018 – atualmente.

Fisioterapeuta da Associação Mineira de Desporto ao amputado.

2008 até 2019.

Fisioterapeuta Intensivista do CTI Pediátrico e Enfermaria do Hospital e Maternidade de Contagem. 2020 a 2021

Professor da Pós-Graduação em Saúde Estética Avançada no Instituto FIX – 2019 – atualmente.

Professor da Graduação do e Pós-Graduação em Ortopedia, traumatologia e Esportiva – UNI BH 2015 a 2019.

Professor da Pós-graduação em Segurança de Trabalho e cursos técnicos – Faculdade Pitágoras 2013 a 2019.

Professor do curso de Fisioterapia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri 2007 a 2008.

Fisioterapeuta da Santa Casa de Bom Despacho – MG 2004 a 2006.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO I

I. AMBIENTAÇÃO NA APRENDIZAGEM VIRTUAL
II. AVALIAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE – GESTÃO DOS INSUMOS/CADEIA DE SUPRIMENTOS