PÓS-GRADUAÇÃO
TPS - LEAN THINKING

Sempre em busca de parceiros fortes e sólidos para agregar valor à educação oferecida aos alunos, para estruturação deste projeto o UNIFEMM buscou a parceria da KAMADA WAY CONSULTING, que tem o Engenheiro Sérgio Kamada como sócio-diretor. O profissional e a consultoria trazem mais de três décadas de atuação de mercado para o presente curso. Além da experiência no Japão e no Brasil como Chefe de Produção e Engenharia da Toyota, o profissional já implantou o propósito desta pós-graduação em várias dezenas de empresas dos mais variados setores (manufatura, agro, serviços).

O objetivo do curso é especializar os alunos em LEAN THINKING / Lean Manufacturing através do aprendizado da filosofia e das ferramentas de um modelo reconhecido como uma das melhores gestões empresariais contemporâneas já criadas.

A expressão LEAN THINKING foi criada pelo renomado MIT (Massachusetts Institute of Technology) na década de 90, após ampla pesquisa mundial na indústria automobilística de 17 países, onde ficaram evidentes as vantagens SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO – STP em produtividade, qualidade, desenvolvimento de produtos etc., quando comparadas com as demais empresas pesquisadas.

CONECTADOS COM O MUNDO

Os cursos na modalidade EaD permitem que você, no dinamismo de uma rotina intensa, possa aprofundar seu conhecimento no curso de pós-graduação em TPS- LEAN THINKING, ajustando o seu tempo aos estudos. O curso será oferecido em formato híbrido.

A Pós-Graduação apresentará os conceitos fundamentais, os pilares, a prática e os resultados da filosofia gerencial, bem como o detalhamento do papel da liderança dentro do modelo.

Diferenciais: Avaliação automatizada após cada tópico x avaliação ao final do módulo e 100% de avaliação com múltipla escolha ou V/F com possibilidade de 2º tentativa.

O curso está formatado em 4 módulos. Ao concluir cada um deles, o aluno recebe o Certificado do Curso de EXTENSÃO. Após a conclusão dos 4 módulos, o aluno recebe o certificado de Pós-graduação.

TPS - LEAN THINKING

Com as disciplinas ofertadas no módulo I deste curso, você aprenderá os princípios do modelo de gestão (sensibilização), as sete ferramentas da qualidade total (TQC) – que visa garantir a qualidade na fonte como prioridade do Sistema Toyota de Produção, Kaizen e solução de problemas (Ciclo PDCA) – passo a passo acerca da raiz de um problema à sua resolução, Programa 5S – desdobramento da estratégia em todos os seus níveis frente à atitude de um líder lean, e, sobre o Processo SMED (SETUP Rápido) – como uma troca eficiente de máquinas ou de kits de peças aumenta significativamente a produção das empresas e cria linhas mais eficientes.

BASE DA FILOSOFIA LEAN
(CONCEITOS FUNDAMENTAIS)

Neste módulo você aprenderá sobre:

Princípios do Modelo de Gestão (Sensibilização)

7 Ferramentas da Qualidade Total (TQC)

KAIZEN e solução de problemas (Ciclo PDCA)
Programa 5S
Processo SMED (Setup rápido)

GESTÃO DA PRODUTIVIDADE
(JUST IN TIME)

Estabilidade básica dos 4M – 18h
Total Productivity Maintenance (TPM/Manutenção Autônoma) – 18h