UNIFEMM – Centro Universitário

PÓS-GRADUAÇÃO

PSICANÁLISE

TEORIA, CLÍNICA E EXTENSÃO

Duração: 12 meses

O curso de Pós-Graduação “Psicanálise: Teoria, Clínica e Extensão” traz o aparato teórico e ético para a transmissão conceitual e epistêmica da teoria e da práxis da psicanálise, orientando sobre o saber-fazer psicanalítico construído em mais de um século de existência, instigando aqueles que causados pelo desejo de operar o inconsciente se impliquem com sua escuta na clínica, nas instituições e no social.

UNIFEMM - Centro Universitário | Graduação Presencial e EAD

A Psicanálise é uma práxis inventada por Sigmund Freud a partir de sua concepção do aparelho psíquico em instâncias consolidadas em sua teoria como Eu, Isso e Supereu e de sua descoberta do recalque como parte do inconsciente em seu campo pulsional. Tendo sempre como princípio e fundamento a sua experiência clínica, ele enfatizou as formações do inconsciente e constituiu a psicanálise como um dos campos do conhecimento mais importantes da história a partir do século XX, demonstrando a sua necessária inclusão nos debates da ciência e na cultura.

Metodologia

Interativa

Participe de aulas online síncronas, atividades virtuais simples e interativas que propiciam transmissão com experiências inéditas e exclusivas.

Aulas 100% síncronas

Você poderá participar de seminários, aulas expositivas e conferências totalmente on-line com estudo de casos, vídeos comentados e conversações de forma síncronas

Avaliações

Avaliações por conversações e artigos enviadas pelo aluno via plataforma.

Acesso à biblioteca

Acesso às bibliografias indicadas para as aulas, bibliografias recomendadas pelos professores e acesso à Biblioteca Pearson com mais de 20 mil livros.

Metodologia de Ensino

Transmitir com rigor a teoria da psicanálise e as bases éticas que lhe fundamentam a práxis.
Identificar a partir da escuta analítica as novas formas de mal-estar subjetivo e coletivo

Propiciar investigação e pesquisa teórica das produções clinicas e dos seus efeitos  nos tratamentos.

Viabilizar o conhecimento da psicanálise a profissionais de campos conexos, aprofundando as relações e interlocução com outras disciplinas.

UNIFEMM - Centro Universitário | Graduação Presencial e EAD

Apreendemos do discurso que herdamos do percurso de Freud e da trajetória de releitura crítica e avanços feitos em sua obra por Jacques Lacan, que a transmissão da psicanálise advém da contínua interpelação do inconsciente ao nível de sua alteridade radical e a sua imperiosa determinação do sujeito. No entanto, é preciso realizarmos o discernimento da psicanálise em relação às terapêuticas existentes na sociedade em geral, posicionando-a distintamente em relação às demandas que tem sido convocada a intervir para tratar dos diferentes fatos, acontecimentos e manifestações psíquicas individuais e coletivas da contemporaneidade.

Jacques Lacan, desde sua tese de doutorado em 1932, retornou às formulações de Freud sobre o aparelho psíquico, a constituição do sujeito, as inerentes formações do inconsciente e se reportando à práxis clínica com seus efeitos, o prosseguiu revalidando e ampliando suas teorizações psicanalíticas com novas disciplinas de sua época. Ratificou, assim, uma teoria consistente sobre o sujeito do inconsciente e seus sintomas, provocando maior reconhecimento e mais interlocução com a psicanálise advindas de outros campos do conhecimento como a ciência, filosofia, a arte e, sobretudo, com os próprios psicanalistas de sua época a respeito de como eles operavam com ela. Desta forma, Lacan, ao mesmo tempo, designou o retorno às fiéis construções históricas e epistêmicas da psicanálise, como elas se encontravam distorcidas em seu presente e, com suas formulações, a reorientou para o futuro.

Necessário se faz, então, com a coerência da experiência da Psicanálise e de sua metapsicologia, sustentar e difundir as consistentes orientações e referências freudianas ostentadas e sobrepujadas por Jacques Lacan, opondo-se a novos desvios, esclarecendo equívocos interpretativos e engodos ideológicos sobre a sua teórica e sua práxis, asseverando a psicanálise com o desejo de preservar a autenticidade de suas exigências éticas.

UNIFEMM - Centro Universitário | Graduação Presencial e EAD

O que será transmitido no curso de
Pós-Graduação

  • História da psicanálise
  • A causalidade psíquica: necessidade, desejo e demanda
  • Metodologia da pesquisa em psicanálise
  • Linguística e as formações do inconsciente
  • O estatuto do sujeito e o nome do pai
  • Real, Simbólico e Imaginário
  • Ética e Epistemologia da psicanálise
  • A metapsicologia freudiana
  • Psicopatologia
  • Construção e interpretação
  • A interpretação de sonhos
  • Direção do tratamento na neurose
  • Direção do tratamento na psicose
  • Psicose ordinária
  • Perversão
  • A clínica do Real
  • Autismos: diagnóstico e tratamento
  • O fracasso escolar
  • A questão da maioridade penal
  • Hiperativos e desatentos
  • O conflito com a lei e a violência
  • Estados depressivos
  • O feminino, a misoginia e feminicídio
  • Supervisão e Construção do caso
  • Sexualidade e gêneros
  • Distúrbios da alimentação
  • Toxicomania
  • Psicanálise e Saúde mental
  • Psicanálise e Direito
  • Psicanálise e inclusão

Diferenciais deste curso:

A Pesquisa

Desenvolve a especificidade da metodologia de investigação e pesquisa em Psicanálise, delimitando seu objeto teórico e clínico no Projeto de pesquisa, ciente das normas técnicas universitárias.

A Reflexão

Sobre as correlações histórico-evolutivas na teoria da Psicanálise, de Freud até Lacan, as revisões e os acréscimos em suas concepções para interpretação do sujeito do inconsciente na clínica e no mundo contemporâneo, debatendo a lógica discursiva que lhe estrutura e sustenta.

A Interlocução

Identificar a partir da escuta analítica as novas formas de mal-estar subjetivo e coletivo, transmitindo referências, orientações e preceitos às intervenções a nível do inconsciente nestes processos, dentro do tratamento que a psicanálise lhes concerne.

A Transmissão

Do conhecimento fundamental da teoria da Psicanálise desde sua origem até a atualidade e as bases éticas que lhe fundamentam a práxis.

Corpo Docente

Corpo docente composto por mestres e doutores reconhecidos como importantes clínicos e pesquisadores.

Alternar conteúdo
Alternar conteúdo
Alternar conteúdo
Alternar conteúdo
Alternar conteúdo
Alternar conteúdo
Alternar conteúdo
Alternar conteúdo
Alternar conteúdo
Alternar conteúdo
Alternar conteúdo
Alternar conteúdo
Alternar conteúdo
Alternar conteúdo
Alternar conteúdo
Alternar conteúdo
Alternar conteúdo
Alternar conteúdo
Alternar conteúdo
Alternar conteúdo
Alternar conteúdo
Alternar conteúdo

Coordenação

neiva schuartz

Neiva Schuvartz

Mestre em Direito pela Universidade de Coimbra (diploma reconhecido pela Universidade de São Paulo-USP.); especialista em Direito do Trabalho pela Faculdade Milton Campos; especialista em Negócios Internacionais pela Faculdade PUC Minas; graduada em Direito pelo Centro Universitário de Belo Horizonte e graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atualmente é Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho e Direito Civil. Coordenadora do UNIFEMM Business School. Atua como membro consultivo da Revista de iniciação científica Newton Paiva; É sócia – Pereira e Schuvartz Guimarães sociedade de Advogados.

Gracielle

Gracielle Teodora da Costa Pinto Coelho

Doutora pela Universidade Federal de Lavras.
Bióloga pela PUC MG. Pós-Graduada em Psicanálise pelo UNIFEMM. Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação UNIFEMM. Professora Pesquisadora do Mestrado Profissional, coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). Editora Chefe da Revista Maestria. Editora Associada das Revistas: Caderno Saberes e Referência. Membro do Conselho Municipal de Direito das Mulheres de Sete Lagoas CMDM e coordenadora do NAIA – Núcleo de Acolhimento Integridade Autonomia UNIFEMM.

Depoimentos

“A pós-graduação em psicanálise permitiu a abertura a um novo, a mergulhar na fonte do saber que tanto buscamos e, ao mesmo tempo, recuamos sem saber onde esse ponto de partida pode desaguar. Sem dúvida alguma o curso me possibilitou um aprendizado rico, uma escuta ética, refinada, pautada na práxis clínica psicanalítica lacaniana, onde a psicanálise deixou de ser um lugar de obscuridade e ocupou um lugar de referência ao que podemos e a potência que possuímos ao saber… Tempo de ver, compreender e concluir não se limita apenas a clínica, mas também aos estudantes que se debruçam sobre essas temáticas que nos insere na linguagem do dito inconsciente. Agradeço aos professores e demais organizadores do curso que contribuiu para minha formação acadêmica e para minha prática clínica ao lidar com o mais puro e, simultaneamente, obscuro do ser humano.”

Aluna:

Thainá Diniz — Psicóloga PMSL; Psicanalista.

 

“Este curso de pós-graduação em psicanálise conseguiu, graças à experiência docente e clínica de seus professores, transmitir em profundidade e clareza a teoria, a ética e a práxis da psicanálise desde Freud até os avanços realizados por Lacan, nos subsidiando o conhecimento necessário, a orientação epistêmica e a confiança na escuta ao nos trazer referências consistentes para agirmos na clínica.”

Aluno: 

Guilherme Moraleida Psicólogo, especialista em Saúde mental e em Filosofia; Psicanalista.

 

“Há atualmente diversas propostas que afirmam sustentar um discurso da psicanálise, mas não condizem. Nessa pós-graduação foi perceptível o rigor e a ética que dizem do discurso psicanalítico, partindo dos fundamentos e avançando para questões da contemporaneidade.”

Aluna: Vanessa Macedo Rodrigues — Psicóloga, Pós-Graduada em Psicologia Hospitalar e da Saúde, Psicanalista.

casa psi preta

18 parcelas de R$ 550,00

Início das aulas: 11 de março de 2023

Início das aulas: 11 de março de 2023

UBS

Programa do curso

As avaliações são realizadas por disciplinas, não haverá TCC.

Duração:

  • 12 meses

Aulas: 

  • 2 aulas de disciplinas diferentes com duração de 2h cada, nas quartas-feiras (1º horário: 18h às 20h e 2º horário: 20h às 22h)
  • 2 aulas de disciplinas diferentes com duração de 2h cada, aos sábados (1º horário: 14h às 16h e 2º horário: 16h às 18h)

Perguntas Frequentes

Não. O curso foi construído com uma linguagem simples e de fácil entendimento.

As aulas são 100% on-line síncronas. Portanto, é preciso se fazer presente onde estiver no dia e hora marcada para as aulas via internet. Caso o aluno perca alguma aula ao vivo, elas serão gravadas e disponibilizadas posteriormente. Ao se inscrever no curso, o aluno receberá login e senha para acessar a plataforma online de ensino, e lá serão entregues todos os conteúdos.

Todos os alunos receberão login e senha para acessar uma plataforma de ensino online chamada Nutror. Nesse ambiente vão acessar todos os conteúdos do curso.

As aulas ao vivo serão realizadas nos dias e horários marcados. Gravações das aulas ficarão disponíveis aos alunos que perderem as trasmissões, para que possam vê-las posteriormente.

O sistema utilizado chama-se Eduzz. É um sistema robusto, seguro e confiável, que é sempre usado para a venda de cursos.

Não. O sistema de pagamento não permite o parcelamento por boleto, apenas por cartão de crédito, em até 12 vezes. O pagamento por boleto é somente à vista. No parcelamento incidem juros que são cobrados pela empresa que processa o pagamento.

Não. Não existe nenhum custo extra nem oculto envolvido no treinamento.

Envie um e-mail para o endereço pos@unifemm.edu.br ou ligue para os telefones (31) 2106-2102 ou WhatsApp (31) 99151-0606 que um de nossos especialistas estará à disposição para atender você.

IMPORTANTE:

1. O certificado de conclusão será entregue após a realização do curso e a entrega pelo aluno das atividades com consequente aprovação em todas as disciplinas.
 
2. Os dias e horários das aulas ao vivo poderão ser alterados por motivos diversos e serão comunicados no prazo antecedente de 48 horas. 
 
3. É necessário o uso da internet para realizar o curso, assistir às aulas on-line e realizar as atividades avaliativas. 
 
4. O UNIFEMM reserva-se o direito de alterar as datas de início e de término do curso, se por algum motivo isto for inevitável.
UNIFEMM - Centro Universitário | Graduação Presencial e EAD