O curso de Pós-Graduação “Psicanálise: Teoria, Clínica e Extensão” traz o aparato teórico e ético para a transmissão conceitual e epistêmica da teoria e da práxis da psicanálise, orientando sobre o saber-fazer psicanalítico construído em mais de um século de existência, instigando aqueles que causados pelo desejo de operar o inconsciente se impliquem com sua escuta na clínica, nas instituições e no social.
A Psicanálise é uma práxis inventada por Sigmund Freud a partir de sua concepção do aparelho psíquico em instâncias consolidadas em sua teoria como Eu, Isso e Supereu e de sua descoberta do recalque como parte do inconsciente em seu campo pulsional. Tendo sempre como princípio e fundamento a sua experiência clínica, ele enfatizou as formações do inconsciente e constituiu a psicanálise como um dos campos do conhecimento mais importantes da história a partir do século XX, demonstrando a sua necessária inclusão nos debates da ciência e na cultura.
Participe de aulas online síncronas, atividades virtuais simples e interativas que propiciam transmissão com experiências inéditas e exclusivas.
Você poderá participar de seminários, aulas expositivas e conferências totalmente on-line com estudo de casos, vídeos comentados e conversações de forma síncronas
Avaliações por conversações e artigos enviadas pelo aluno via plataforma.
Acesso às bibliografias indicadas para as aulas, bibliografias recomendadas pelos professores e acesso à Biblioteca Pearson com mais de 20 mil livros.
Propiciar investigação e pesquisa teórica das produções clinicas e dos seus efeitos nos tratamentos.
Viabilizar o conhecimento da psicanálise a profissionais de campos conexos, aprofundando as relações e interlocução com outras disciplinas.
Apreendemos do discurso que herdamos do percurso de Freud e da trajetória de releitura crítica e avanços feitos em sua obra por Jacques Lacan, que a transmissão da psicanálise advém da contínua interpelação do inconsciente ao nível de sua alteridade radical e a sua imperiosa determinação do sujeito. No entanto, é preciso realizarmos o discernimento da psicanálise em relação às terapêuticas existentes na sociedade em geral, posicionando-a distintamente em relação às demandas que tem sido convocada a intervir para tratar dos diferentes fatos, acontecimentos e manifestações psíquicas individuais e coletivas da contemporaneidade.
Jacques Lacan, desde sua tese de doutorado em 1932, retornou às formulações de Freud sobre o aparelho psíquico, a constituição do sujeito, as inerentes formações do inconsciente e se reportando à práxis clínica com seus efeitos, o prosseguiu revalidando e ampliando suas teorizações psicanalíticas com novas disciplinas de sua época. Ratificou, assim, uma teoria consistente sobre o sujeito do inconsciente e seus sintomas, provocando maior reconhecimento e mais interlocução com a psicanálise advindas de outros campos do conhecimento como a ciência, filosofia, a arte e, sobretudo, com os próprios psicanalistas de sua época a respeito de como eles operavam com ela. Desta forma, Lacan, ao mesmo tempo, designou o retorno às fiéis construções históricas e epistêmicas da psicanálise, como elas se encontravam distorcidas em seu presente e, com suas formulações, a reorientou para o futuro.
Necessário se faz, então, com a coerência da experiência da Psicanálise e de sua metapsicologia, sustentar e difundir as consistentes orientações e referências freudianas ostentadas e sobrepujadas por Jacques Lacan, opondo-se a novos desvios, esclarecendo equívocos interpretativos e engodos ideológicos sobre a sua teórica e sua práxis, asseverando a psicanálise com o desejo de preservar a autenticidade de suas exigências éticas.
Desenvolve a especificidade da metodologia de investigação e pesquisa em Psicanálise, delimitando seu objeto teórico e clínico no Projeto de pesquisa, ciente das normas técnicas universitárias.
Sobre as correlações histórico-evolutivas na teoria da Psicanálise, de Freud até Lacan, as revisões e os acréscimos em suas concepções para interpretação do sujeito do inconsciente na clínica e no mundo contemporâneo, debatendo a lógica discursiva que lhe estrutura e sustenta.
Identificar a partir da escuta analítica as novas formas de mal-estar subjetivo e coletivo, transmitindo referências, orientações e preceitos às intervenções a nível do inconsciente nestes processos, dentro do tratamento que a psicanálise lhes concerne.
Do conhecimento fundamental da teoria da Psicanálise desde sua origem até a atualidade e as bases éticas que lhe fundamentam a práxis.
Corpo docente composto por mestres e doutores reconhecidos como importantes clínicos e pesquisadores.
Mestre em Direito pela Universidade de Coimbra (diploma reconhecido pela Universidade de São Paulo-USP.); especialista em Direito do Trabalho pela Faculdade Milton Campos; especialista em Negócios Internacionais pela Faculdade PUC Minas; graduada em Direito pelo Centro Universitário de Belo Horizonte e graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atualmente é Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho e Direito Civil. Coordenadora do UNIFEMM Business School. Atua como membro consultivo da Revista de iniciação científica Newton Paiva; É sócia – Pereira e Schuvartz Guimarães sociedade de Advogados.
Doutora pela Universidade Federal de Lavras.
Bióloga pela PUC MG. Pós-Graduada em Psicanálise pelo UNIFEMM. Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação UNIFEMM. Professora Pesquisadora do Mestrado Profissional, coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). Editora Chefe da Revista Maestria. Editora Associada das Revistas: Caderno Saberes e Referência. Membro do Conselho Municipal de Direito das Mulheres de Sete Lagoas CMDM e coordenadora do NAIA – Núcleo de Acolhimento Integridade Autonomia UNIFEMM.
“A pós-graduação em psicanálise permitiu a abertura a um novo, a mergulhar na fonte do saber que tanto buscamos e, ao mesmo tempo, recuamos sem saber onde esse ponto de partida pode desaguar. Sem dúvida alguma o curso me possibilitou um aprendizado rico, uma escuta ética, refinada, pautada na práxis clínica psicanalítica lacaniana, onde a psicanálise deixou de ser um lugar de obscuridade e ocupou um lugar de referência ao que podemos e a potência que possuímos ao saber… Tempo de ver, compreender e concluir não se limita apenas a clínica, mas também aos estudantes que se debruçam sobre essas temáticas que nos insere na linguagem do dito inconsciente. Agradeço aos professores e demais organizadores do curso que contribuiu para minha formação acadêmica e para minha prática clínica ao lidar com o mais puro e, simultaneamente, obscuro do ser humano.”
Aluna:
Thainá Diniz — Psicóloga PMSL; Psicanalista.
“Este curso de pós-graduação em psicanálise conseguiu, graças à experiência docente e clínica de seus professores, transmitir em profundidade e clareza a teoria, a ética e a práxis da psicanálise desde Freud até os avanços realizados por Lacan, nos subsidiando o conhecimento necessário, a orientação epistêmica e a confiança na escuta ao nos trazer referências consistentes para agirmos na clínica.”
Aluno:
Guilherme Moraleida — Psicólogo, especialista em Saúde mental e em Filosofia; Psicanalista.
“Há atualmente diversas propostas que afirmam sustentar um discurso da psicanálise, mas não condizem. Nessa pós-graduação foi perceptível o rigor e a ética que dizem do discurso psicanalítico, partindo dos fundamentos e avançando para questões da contemporaneidade.”
Aluna: Vanessa Macedo Rodrigues — Psicóloga, Pós-Graduada em Psicologia Hospitalar e da Saúde, Psicanalista.
18 parcelas de R$ 550,00
Início das aulas: 11 de março de 2023
Início das aulas: 11 de março de 2023
As avaliações são realizadas por disciplinas, não haverá TCC.
Duração:
Aulas:
Não. O curso foi construído com uma linguagem simples e de fácil entendimento.
As aulas são 100% on-line síncronas. Portanto, é preciso se fazer presente onde estiver no dia e hora marcada para as aulas via internet. Caso o aluno perca alguma aula ao vivo, elas serão gravadas e disponibilizadas posteriormente. Ao se inscrever no curso, o aluno receberá login e senha para acessar a plataforma online de ensino, e lá serão entregues todos os conteúdos.
Todos os alunos receberão login e senha para acessar uma plataforma de ensino online chamada Nutror. Nesse ambiente vão acessar todos os conteúdos do curso.
As aulas ao vivo serão realizadas nos dias e horários marcados. Gravações das aulas ficarão disponíveis aos alunos que perderem as trasmissões, para que possam vê-las posteriormente.
Sim, sem problemas.
O sistema utilizado chama-se Eduzz. É um sistema robusto, seguro e confiável, que é sempre usado para a venda de cursos.
Não. O sistema de pagamento não permite o parcelamento por boleto, apenas por cartão de crédito, em até 12 vezes. O pagamento por boleto é somente à vista. No parcelamento incidem juros que são cobrados pela empresa que processa o pagamento.
Não. Não existe nenhum custo extra nem oculto envolvido no treinamento.
Envie um e-mail para o endereço pos@unifemm.edu.br ou ligue para os telefones (31) 2106-2102 ou WhatsApp (31) 99151-0606 que um de nossos especialistas estará à disposição para atender você.