Trabalho de Conclusão de Curso

UNIFEMM

TCC

O Trabalho de Conclusão de curso – TCC é uma etapa fundamental na  formação do aluno e também uma oportunidade de concretização das  competências relacionadas ao Método Científico, que pode culminar, por  exemplo, com a publicação do Trabalho. Trata-se da sistematização do conhecimento sobre um determinado objeto de estudo, de interesse da  área de formação do curso, e deve ser feito com orientação direta de um  docente com formação na área. 

O Núcleo de TCC é responsável pelo acompanhamento de todo o desenvolvimento do  processo de elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso  (Trabalhos Acadêmicos e Monografias), em todas as unidades de ensino,  além de receber os trabalhos, agendar bancas, receber e arquivar atas,  preparar relatório de notas, mediar a orientação dos Trabalhos, dentre outras questões relativas aos Trabalhos de Conclusão de  Curso.

O Núcleo de TCC funciona no andar térreo do prédio Jequitibá, no período de 09h as 21h.

As turmas de dependência em TCC (turmas especiais) também seguem  o Regulamento e as novas políticas de TCC.

Aviso importante para alunos em Dependência de TCC: No início do semestre letivo os alunos matriculados em dependência de TCC (ou Monografia ou Trabalho Acadêmico)  devem procurar a Secretaria de TCC para cadastramento.

CONTATOS:

tcc@unifemm.edu.br

Telefone: (31) 21062122

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

O processo de elaboração de TCC é desenvolvido nos ciclos de TCC. Os ciclos regulares têm duração de dois semestres consecutivos, começando com a definição do orientador e do tema de TCC – na disciplina de Projeto de TCC (ou equivalente) – e encerrando com o depósito e a defesa do TCC. Para as turmas especiais (alunos em dependência de TCC2) o ciclo de dependência tem duração de 1 semestre, pois o Projeto de TCC já estará previamente aprovado.  Dessa forma, o ciclo de dependência é exclusivo para  alunos que tiveram o projeto aprovado (disciplina de TCC1) mas que não depositaram o TCC ou não foram aprovados pela banca. 

A Elaboração do Projeto de TCC é uma disciplina e como tal conta com um professor, responsável pelas orientações metodológicas e de normatização, bem como pela gestão da disciplina. Cada aluno conta ainda com o apoio de um Professor Orientador. Esse professor deve ter formação e/ou experiência na área do tema de interesse do aluno e que será proposto para a elaboração do Trabalho. Cabe ao Orientador dar as diretrizes para pesquisa do referencial teórico e para escolha da metodologia adequada para cada tipo de trabalho, bem como dar o suporte técnico necessário para formulação do Projeto. O Professor Orientador participa também da Avaliação do Projeto. Tanto o projeto quanto o TCC devem seguir o Manual de Normalização do UNIFEMM, disponível em Documentos. 

Após consultar o posível orientador e pré-estabelecer uma sugestão de tema,  o aluno deve cadastrar seu trabalho na Plataforma de TCC, informando o tema e o orientador previamente acertado.

Atenção! É necessário confirmar o cadastro!  Após o cadastramento do TCC a plataforma envia um e-mail de confirmação para o email do aluno cadastrado no banco de dados do UNIFEMM. É necessário confirmar o cadastramento para que o orientador possa formalizar o aceite à orientação.  Mais informações estão disponíveis no Tutorial de Acesso à Plataforma.

A aprovação do Projeto na disciplina de Projeto de TCC é condição necessária para a Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, conforme determina o Regulamento de Atividades de TCC e o TCC deve ser elaboprado a partir do projeto previamente aprovado. 

A elaboração do TCC tem caráter individual e será orientado pelo mesmo professor indicado para orientação na etapa da Elaboração do Projeto. Os TCCs e os Projetos de TCC devem ser elaborados em conformidade com o Manual Metodológico do UNIFEMM e, ainda, nas modalidades específicas estabelecidas pelo Projeto Pedagógico do Curso.  

Lembre-se de que é responsabilidade do aluno a elaboração do TCC e que, portanto, ele deve sempre buscar suporte e orientação com seu Orientador. O TCC não pode ser elaborado sem acompanhamento do orientador.

O TCC precisa ser encaminhado ao orientador com a devida antecedência para que ele faça a leitura da versão final e solicite as últimas correções. Fique atento ao prazo para entrega dessa última versão ao seu orientador. Caberá a ele decidir se o depósito será ou não autorizado.

O depósito do TCC (ou seja, entrega do Trabalho para avaliação da banca) deverá ser feito de forma virtual, por meio da Plataforma de TCC, e de forma física, com a entrega de 3 (três) vias impressas à Secretaria de Atividades de TCC.  Para o depósito do trabalho na Plataforma é indispensável a autorização prévia do orientador, também via Plataforma. 

O professor orientador postará, juntamente com o Relatório Final, a Sugestão de Banca, com indicação de possíveis avaliadores para o TCC. As sugestões recebidas serão avaliadas pela Coordenação de Curso e pela Coordenação do Núcleo de TCC, cabendo a essa última o parecer final.

IMPORTANTE: Não é possível o depósito do TCC depois do prazo de depósito expirado.

Após o depósito o Núcleo de TCC divulgará o cronograma contendo datas, horários e formação das bancas de defesa do TCC.

Infraestrutura